Esqueça aquele cenário pitoresco de casinhas brancas com portas azuis entre pequenas vielas de pedra quando chegar em Trikala, a cidade mais europeia da Grécia e primeira “smart city” do país. Pertinho de Meteora, a joia entre montanhas é a prova de que existe muito mais a se fazer por aquelas bandas do que aproveitar sol e mar nos dias de Verão.

A cidade no coração de Tessália, a 331 km de Atenas, se assemelha às demais do Velho Continente, com praças convidativas, planejamento urbano exemplar, edifícios históricos charmosos, parques bem cuidados e a presença marcante do rio Lithaios, que traz um ar romântico para o destino. A ponte central foi elaborada em 1886 e importada da França.

Encontre em nosso site sua passagem para Atenas!

Mas não é exatamente isso que resulta no título de smart city (ou cidade inteligente), termo utilizado para designar lugares à frente de seu tempo, com desenvolvimento sustentável e uso da tecnologia para aprimorar a qualidade de vida da população. Ou seja, aquele cantinho no mapa onde todo mundo gostaria de morar! Os principais setores que abraçam a ideia incluem: Mobilidade Urbana, Energia, Assistência Médica, Cultura, Turismo e Governo Eletrônico.

Diferente dos vilarejos gregos, Trikala é plana, colaborando com a forte presença das bicicletas, um dos principais meios de transporte dos moradores. Há três ciclovias que permeiam a cidade, em expansão até 2025, além de pontos públicos de aluguel de bikes. Um dos grandes trunfos é, também, a implementação de seis veículos públicos de transporte sem motorista, com sistema automatizado.

Outros projetos importantes que o governo vai lançar até 2030 são a redução do consumo de energia, a promoção de carros elétricos e híbridos, desenvolvimento de áreas verdes para reduzir o aquecimento global, criação de uma rede de atendimento remoto de saúde para pessoas idosas ou com limitações, um app turístico, 35 pontos de wi-fi gratuito e uma plataforma online para resolver, de maneira prática, pepinos da administração pública.

Depois de saber mais sobre as iniciativas, está na hora de você descobrir, afinal, o que fazer em Trikala. O passeio pode começar na tradicional vizinhança de Varoussi, conhecida pelas construções dos séculos 17, 18 e 19, monumentos históricos bizantinos e otomanos. Entre os principais chamarizes está a Fortaleza Justiniana, acima de uma colina, onde paira a 33 metros de altura o emblema da cidade: um relógio do século 17, que já foi destruído e restaurado diversas vezes. O acervo conta com uma coleção arqueológica.

É interessante observar as casas do bairro, erguidas antigamente de um jeito desproporcional. Hoje, elas não passam despercebidas, ainda mais por serem pintadas de  cores vivas, como verde, rosa e azul índigo.

No Museu Tsitsanis está toda a trajetória de um importante personagem local, o compositor grego e guitarrista do tradicional instrumento bouzouki, Vassilis Tsitsanis. Ele escreveu mais de 500 músicas e fundou um gênero musical no início dos anos 1960, batizado de “rebetika“. As letras sempre prezam pelas relações humanas e situações cotidianas da região.

Entre os atrativos culturais também se destacam o Museu do Folclore, a Galeria Municipal, a Biblioteca Municipal e o Centro de Música Folk, que dá continuidade ao legado de Tsitsanis, incluindo outros nomes como Kaldaras e Virvos. Mais de 1.000 pinturas e 100 esculturas se reúnem no Museu Katsikogianni.

Há quem tenha curiosidade de conhecer o centro cultural e histórico Kliafa Co, onde está uma fábrica de refrigerantes e sucos fundada em 1926 junto ao Museu da Cidade, com espaço expositivo e itens antigos da produção.

Na principal via para pedestres, Asklipiou, se reúne boa parte do comércio e algumas das cafeterias mais conhecidas. No final dela está a Estação de Trem, construída em 1886. Em Palia Manavika está o burburinho noturno, alimentado por bares, restaurantes e tavernas.

Durante o Natal a cidade ganha um lindo parque temático, chamado de “The Mill of the Elves“, que atrai pessoas da Grécia inteira para a região. Pista de gelo, passeio de trem, parque de diversões, casa do Papai Noel, casa dos Elfos, fábrica de chocolate, museu do cogumelo e mercado de natal estão entre as atividades organizadas durante o período mais mágico do ano. É um dos destinos natalinos menos conhecidos da Europa e tão incrível quanto qualquer outro.

Nos arredores

Depois de dar um giro pela cidade, nada melhor do que sair dela, porque definitivamente há muitas maravilhas naturais em seus arredores. Você pode desbravar as tradicionais vilas que rodeiam a cadeia montanhosa de Pindos, se encantar com a neve de Pyli ou subir até o mosteiro suspenso de Meteora, que é um dos lugares mais fabulosos da Terra e está a 20 km de distância de Trikala.

Compre online seu passeio até Meteora!

O complexo composto de seis mosteiros é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, devido sua história, beleza e peculiaridade. Perto dali estão as vilas de KastrákiKalampaka, que costumam acolher os turistas ávidos por aventuras.

A cerca de 900 metros de altitude está Elati, um vilarejo que parece ter saído dos contos de fadas, com sua paisagem alpina deslumbrante e florestas densas. Na rua principal, os produtores locais montam um pequeno mercado para venderem suas iguarias, ao lado de uma porção de cafeterias aconchegantes.

Durante a neve, quem movimenta o local é o Arachova Ski Resort e o Centro de Esqui Pertouli, numa aldeia próxima repleta de atrativos naturais. Localizada a 1.200 metros de altura, essa estação opera desde 1985 e ajudou a impulsionar o turismo regional.

Um dos principais monumentos do âmbito de Tessália fica entre as vilas de Stournareika e Ropotos. Feita de pedra, a ponte Palaiokarya se mantém firme desde o século 16, quando ligava Tessália a Epirus. A imagem inspiradora, com duas cascatas artificiais de 12 metros de altura ao fundo, é perfeita para um pique-nique. Ao seguir o caminho do rio se chega ao cânion de Palaiokarya.

Partiu Trikala?! Confira as opções de hospedagem aqui.

Fotos: divulgação

Piscina natural no meio das rochas, Lagoa Giola é atração diferente na Grécia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.