Ah, o Vêneto! Se tem uma região bem com aquela cara da Itália que vimos na novela Terra Nostra ou dos italianos que gostam de comer frango com polenta é ali. A principal cidade da região é Veneza, destino romântico que atrai milhares de turistas todos os anos. Por ser tão popular, é natural que tudo seja mais caro lá. Por isso, queremos te apresentar Treviso, cidade a 40 km de distância de Veneza com opções mais em conta para quem deseja viajar para a Itália.

Construída às margens do Rio Sile, Treviso é um destino encantador cheio de canais e pontes com um visual não muito diferente daquele que vemos em Veneza (só que com menos turista por metro quadrado).

Arrivederci, amici! Encontre sua passagem aérea para Itália aqui

treviso
Foto: Kelvin Flores
Foto: Wikimedia Commons
treviso
Foto: Marika Bortolami

City tour em Treviso: explore a cidade e conheça seus segredos

A Ponte do Impossível, que recebeu esse nome devido à grande quantidade de problemas enfrentados durante sua construção, e a Ponte Dante, construída para comemorar o sexto centenário do nascimento de Dante Alighieri, são passagens obrigatórias para quem visita Treviso.

Da mesma forma, ir até a Loggia dei Cavalieri, o edifício mais representativo do centro histórico de Treviso e símbolo do poder político dos nobres em 1277 para apreciar a rica decoração é mais um passeio imperdível.

Com traços ainda da Idade Média, a cidade tem muitas igrejas, pracinhas fofas e palácios que rendem muitos passeios — não pense que Treviso serve apenas como hub para conhecer Veneza.

No coração da cidade fica a Piazza dei Signori, a praça mais movimentada e onde os principais palácios de Treviso se encontram, como o Palazzo dei Trecento, erguido em 1185, que possui a arquitetura mais importante da cidade, e o Palazzo del Podestà e a Torre Comunale.

Hospedagens em Treviso: tem cada hotel maravilhoso na cidade, vem ver!

treviso na itália
Foto: Wikimedia Commons
treviso na itália
Foto: Wikimedia Commons

Outra parada turística em Treviso é até o pátio do Palazzo Zignoli para ver a Fontana delle Tette, construída em 1559 após um período de forte seca que atingiu Treviso. A estátua original fica no Palazzo dei Trecento, no pátio está uma réplica que rende boas fotos.

A fonte, na verdade, era utilizada todos os anos em uma celebração especial em Treviso, quando uma nova autoridade entrava no poder. Assim, ela jorrava vinho tinto de um peito e vinho branco do outro durante três dias seguidos para os cidadãos encherem suas taças e beberem gratuitamente. Hoje, só sai água mesmo, não espere mamar de graça 😛

treviso na itália
Foto: Wikimedia Commons

Por ter canais, existem várias ilhotas em Treviso. A Isola della Pescheria é a mais pitoresca e sempre nas manhãs de terça e sábado abriga o mercado do peixe. Vicolo dei Buranelli também é uma pequena ilha cheia de charme que vale a pena conhecer.

Gastronomia em Treviso

Foto: Edsel Little

Particularmente, sou suspeita para falar sobre comida na região do Vêneto, minha favorita na Itália! E Treviso tem esse traço clássico e rico da culinária do norte é bem evidente. Os ingredientes mais usados são os cogumelos e radicchio (chicória-de-bruxelas), como o risoto com radicchio e salame e lasanha de radicchio.

Pratos de polenta com salame são facilmente entrados nos menus de antepastos, vale a pena experimentar, além de opções com frutos do mar, como enguia, mariscos e bacalhau. Outros pratos típicos são a sopa de macarrão com feijão e ganso assado no forno. Para quem gosta de doces, saiba que o tiramisu clássico é de origem trevisana! Não deixe de experimentar a sobremesa típica italiana em Treviso.

Excursão gastronômica em Treviso: saiba mais sobre esse passeio delicioso

Como chegar em Treviso

Foto: Marika Bortolami

Alugar um carro em uma viagem internacional é muito vantajoso, já que você tem mais liberdade, podendo ir para onde quiser, na hora que quiser! Isso sem contar na qualidade das pistas que são muito boas, até mesmo nos trechos que não são pedagiados. Ah, falando em pedágios: eles são bem altos na Itália, ok?

Assim como em Veneza, não é possível entrar de carro em Treviso na região das pontes e canais. No caso, estacione o veículo em um lugar apropriado, pagando estacionamento. Na rua, você terá que usar o parquímetro, ok? Também é possível ir até Treviso de trem, descendo na Estação Central de Treviso, pertinho da Piazza del Duomo.

Se você planejando viajar para a Itália, coloque Treviso no seu roteiro, você não vai se arrepender de conhecer essa cidade fofinha!

4 comentários

  1. Um lugar que pretendo conhecer. Terra de meus bisavós Marco e Angela Betto. Ainda não tive a oportunidade de estar visitando, mas está nos planos. Lugar lindo com muitas belezas naturais!

  2. Minha próxima viagem internacional, conhecer a cidade de onde veio meus antepassados , família Salton, , tataravo Giacomo e Francesca Salton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.