Deslocar-se da Argentina até o Peru vai ficar mais fácil e sustentável com esta novidade! O Tren de la Quebrada, que vai fazer esse trecho em um futuro próximo, será o primeiro trem solar turístico da América Latina — já que o pioneiro nesse segmento existe em Byron Bay, na Austrália.

A construção do Tren de la Quebrada começou em fevereiro de 2018 na província de San Salvador de Jujuy, na Argentina. De início, a linha vai utilizar um trem pequeno, do tipo “Alerce”, fabricado no próprio país.

Contendo apenas um vagão, a capacidade será para 240 passageiros. Mas os painéis fotovoltaicos, um dispositivo fabricado com material semicondutor, dispostos no teto do trem que realmente são a grande novidade, trazendo modernidade e sustentabilidade para o projeto.

tren de la quebrada
As placas serão semelhantes a essa. Foto: Impulsione Negocios

Trem Rio-Minas: trem turístico interestadual está prestes a fazer viagem

Etapas do Tren de la Quebrada

A primeira etapa do projeto pretende ser inaugurada em agosto de 2019, ligando as cidades argentinas de Volcán, a 45 quilômetros de San Salvador de Jujuy, a Maimará — em um trajeto paralelo à Ruta Nacional 9.

O tempo dessa viagem de trem será de 3 horas e velocidade máxima que a locomotiva vai atingir será de 30 km/h — perfeito para os passageiros admirarem as paisagens. O valor dos bilhetes ainda não foi anunciado.

Diariamente, o trem fará três viagens de ida e de volta, sendo que cada estação terá atrações temáticas relacionadas à gastronomia e à cultura jujeña, reforçando o compromisso com o turismo, a energia sustentável e a geração de empregos na região.

Modelo australiano semelhante ao Tren de la Quebrada. Foto: Byron Bay Train

Viagens de trem no Brasil reúnem paisagens, música ao vivo e até degustação de vinho

A segunda rota já está em fase de desenvolvimento e se estenderá a Humahuaca e depois chegará a La Quiaca, localizada a quase 300 quilômetros de San Salvador de Jujuy, quase na fronteira com a Bolívia.

Os planos para o futuro do Tren de la Quebrada são ousados, pretendendo conectar esses trechos ao Uyuni e o Lago Titicaca, criando um comboio turístico entre Cusco e Machu Picchu, no Peru.

Já pensou que sensacional seria uma viagem dessas? As possibilidades de paradas para desbravar cada um desses cantinhos especiais da América do Sul seriam inesquecíveis. Use nosso buscador de passagens aéreas baratas para ficar atenta às promoções e planejar sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.