Trem Rio-Minas: trem turístico interestadual está prestes a fazer viagem

Categorias Descubra o Brasil, NovidadesPostado em

Você gosta de viagens de trem ou desde pequena sonhou em fazer um passeio desse tipo? Então, prepare-se para conhecer uma novidade no Brasil, isso porque o trem Rio-Minas está prestes a fazer a sua primeira viagem!

A locomotiva vai sair da cidade de Cataguases, em Minas Gerais, passando pelos municípios de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Chiador, Além Paraíba e Sapucaia, chegando em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, serão 168 km de passeio pelos trilhos da região.

A inauguração da linha está prevista para o 2º semestre de 2019. Os organizadores não falam em datas específicas para não gerar ansiedade e até mesmo porque o trem precisa de autorização e laudos técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realmente dar início aos passeios.

Cidades para um bate-volta no Rio de Janeiro para uma viagem rápida e legal

Que tal uma viagem de trem entre Espírito Santo e Minas Gerais?

Em um primeiro momento, as viagens devem acontecer aos sábados, domingos e feriados. O trem Rio-Minas terá capacidade para levar até 860 passageiros, distribuídos em 15 vagões, todos acomodados em poltronas confortáveis estilo as dos ônibus de viagem.

Os passageiros podem fazer o trajeto de ida e volta ou, se quiserem, ou retornarem para o destino de origem, trocando de vagão na metade do caminho. Os valores das passagens ainda não foram divulgados. O projeto também pode mudar antes ou depois da primeira viagem oficial, tudo depende das liberações ANTT.

Trem Rio-Minas vai movimentar a região da Zona da Mata

O apito do trem é o anúncio de que o sonho dos moradores e comerciantes da região está prestes a se iniciar. A repercussão nas cidades por onde o trem Rio-Minas vai passar é positiva entre a população, já que isso pode movimentar o comércio local com o aumento das vendas de artesanatos, queijos e mel da região.

O entrave acontece mais entre as concessionárias, que hoje utilizam os trilhos para transporte de cargas, que precisam ser convencidas de que os trilhos podem ser compartilhados sem problemas com os roteiros de passeios turísticos. Os prefeitos de todas as cidades por onde o trem Rio-Minas vai passar dão o maior apoio ao projeto que é de iniciativas privadas e da ONG Amigos do Trem.

O Rio-Minas será o primeiro trem turístico de passageiros interestadual e vai render belas imagens das cidades da Zona da Mata. Os passageiros poderão conhecer as belas naturais e também o patrimônio histórico de todos esses municípios.

Se desde já você quer começar a planejar a sua viagem, aproveite para encontrar aqui boas opções de hospedagem nas cidades por onde o Trem Rio-Minas vai passar!

Nós aqui do Quanto Custa Viajar estamos na expectativa de que esse passeio seja logo inaugurado! E você: conte aqui nos comentários o que você achou dessa nova opção de passeio que vai ligar município de Minas Gerais ao Rio de Janeiro.

18 comentários

  1. Existe um trem da Vale que faz viagem com passageiros entre Vitoria/ Es e Minas. Então por que este será o primeiro trem turistico interestadual?

    1. O trem da Vale não é turístico, é um trem de passageiros, o último que restou no Brasil junto com o de Paraupebas no Pará, também da Vale.

  2. A inauguração dessa linha já foi adiadas várias vezes, já foram tantas datas previstas que já estou duvidando se vai sair ou não, e é sempre o mesmo argumento.

  3. Boa tarde.como eu fico sabendo se já está funcionando. E quais são os horários em três rios. Rj .e valor da passagem. Ou tem algum número que posso ligar pra me informar. Desde já agradeço.

    1. Olá Leandro, quem vai cuidar da operação é a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Amigos do Trem (não conseguimos nenhum contato deles)

    2. estou também ansiosa pela inauguração. Descobri o telefone da secretaria de cultura e é pra lá que tenho ligado. (24) 2255.1729

  4. Também acompanho essas notícias desde o ano passado. Infelizmente só aparecem informações que será inaugurado no próximo mês, no próximo semestre, no próximo ano… Inclusive estive em Cataguases e nem mesmo a população acredita nessa inauguração. Triste para nós amantes das ferrovias e fanáticos para volta dos trens de passageiro. Brasil sem ferrovias, Brasil sem história.

  5. Também acompanho essas notícias desde o ano passado. Infelizmente só aparecem informações que será inaugurado no próximo mês, no próximo semestre, no próximo ano… Inclusive estive em Cataguases e nem mesmo a população acredita nessa inauguração. Triste para nós amantes das ferrovias e fanáticos para volta dos trens de passageiro. Brasil sem ferrovias, Brasil sem história.

  6. Boa tarde. Alguém poderia me comunicar qdo trem voltar a funcionar. Gostaria mto de fazer essa viagem. Tem algum lugar que tenha informações oficiais que possa acessar? Agradeço desde já.

  7. Ja faz tempo que acompanho esses informes e o trem nada de seguir viagem. esses orgaos como ANTT sao muito lentos para para fazer a liberacao de um sistema.quem depende deles para um emprego esta lascado, pois eles levam anos e anos para chegarem a uma resolucao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.