Quem quer uma viagem de volta ao tempo, precisa conhecer o Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul.

Esse passeio é obrigatório para quem está viajando com a família, ou apenas em casal, e quer conhecer mais sobre a história gaúcha. Tudo isso regado de muita bebida, claro.

A história por trás do Trem do Vinho

Logo no início do século XX, a rede ferroviária chegou nos municípios mais distantes do Rio Grande do Sul, ajudando a escoar a produção local. Nesse tempo, o vinho e outros produtos locais eram, então transportados para outras partes do Brasil.

A linha onde hoje se realiza o passeio, que percorre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada em 1919. Ainda assim, transportou passageiros até a metade dos anos 1970 e cargas até os anos 1990.

Após o crescimento das rodovias e a privatização da Rede Ferroviária no Brasil, a empresa Giordani Turismo passou a ser responsável por toda a manutenção da Maria Fumaça, transformando-a no famoso Trem do Vinho.

Como funciona o passeio do Trem do Vinho

O passeio do Trem do Vinho se inicia na cidade de Bento Gonçalves, passa pelo município de Garibaldi (onde faz uma breve parada) e depois segue até a cidade de Carlos Barbosa. São 23km percorridos mais ou menos 1h30.

Bilhetes, acessos e valores

Para comprar o bilhete, basta acessar o site da empresa organizadora, clicando aqui. Quer uma dica? Compre com antecedência.

O passeio custa R$395,00* por pessoa e crianças até 5 anos acompanhadas dos pais não precisam pagar. Esse valor inclui o Tour da Maria Fumaça no Trem do Vinho, degustação de vinhos, sucos de uva e espumante, shows e atrações dentro do trem durante o percurso, além de um almoço premium.

Além disso, reserve R$20,00* para pagar lá: existe uma taxa de visitação que não está inclusa no pacote.

*Valores pesquisados em janeiro de 2022

Fonte: Revista News

Como chegar

Se você está no Rio Grande do Sul a passeio, provavelmente está hospedado em Gramado ou Canela. Se esse for o seu caso, não se preocupe! A empresa tem traslados dessas cidades até o município de Bento Gonçalves – o ponto de partida da locomotiva.

Encontre aqui passagem aérea para Porto Alegre

Na hora que você for fechar o pacote, será possível decidir se a sua saída será das cidades vizinhas ou da própria Bento Gonçalves.

Caso esteja de carro alugado e preparado para abrir mão das degustações por conta da lei seca, separamos aqui um mapa para você chegar com segurança.

Quando ir

É possível fazer o passeio do Trem do Vinho em qualquer período do ano, mas evite os meses de maio a julho, assim como os de dezembro a janeiro. Por serem épocas de férias, na alta estação, fica mais difícil reservar um lugar.

Ah, e para qualquer data do ano, compre com antecedência. Essa atração é conhecida internacionalmente!

Conheça as 3 cidades por onde passa o Trem do Vinho

Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves é bastante conhecida pelas suas vinícolas e pela forte cultura italiana. É lá que os visitantes vão entrar de cabeça na história, através dos cenários do Parque temático Epopeia Italiana.

O espaço conta a história de uma imigrante italiano no Brasil, que se casou às pressas com sua namorada, sonhando com a vida melhor do outro lado do mundo. A uma apresentação dura cerca 40 minutos.

Pesquise hospedagem em Bento Gonçalves, uma cidade incrível para curtir a natureza e um bom vinho.

Estação Garibaldi

A cidade de Garibaldi é apenas ponto de parada para os visitantes do Trem do Vinho. Lá, não vai dar tempo de sair da estação, que recebe o nome do município.

Mesmo assim, se tiver a oportunidade de descer e passar um tempo por lá, saiba que a cidade é reconhecida pela produção de espumantes. É apreciador dessa bebida? Então já anote na agenda, porque é em Garibaldi que existe a Rota dos Espumantes. Para se informar melhor, acesse o site da Secretaria de Cultura do município.

Carlos Barbosa

Queijos e fábrica da Tramontina. Com certeza a boa gastronomia vive aqui. Carlos Barbosa é uma cidade que fica a 17 km de Bento Gonçalves e a 7 km de Garibaldi. Lá, é possível que você tenha um tempinho de aproveitar, a depender do sentido do trem.

E aí? Já anotou tudo para a sua próxima viagem? Conta pra gente como foi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.