Quando o tédio bater, que tal embarcar numa viagem temática sobre trilhos do Rio Grande do Sul? O Trem da Imigração é um passeio de temporada realizado uma vez por ano entre os municípios de Colinas e Roca Sales. As 10 viagens acontecerão nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta, sábado e domingo).

Multicultural, a região foi principalmente colonizada por italianos e alemães, que entram na programação do passeio como destaques. Com o objetivo de valorizar o legado, o roteiro elaborada na Ferrovia Tronco Principal Sul teve sua estreia em 2020, em continuação ao Trem dos Vales. Em seu retorno, passa a ser um produto único, batizado como Trem da Imigração. 

O trajeto de 17 quilômetros é percorrido em uma hora com uma locomotiva diesel-elétrica (modelo G-12 General Purpouse). Os passageiros a bordo de 12 vagões com decoração, música e atrativos diferenciados poderão observar das janelas os morros às margens do Rio Taquari, dois túneis e três viadutos compõem o cenário da ferrovia, inaugurada em 1960.

A programação marca para a sexta-feira, dia 4, passeio dedicado às famílias, com momentos de diversão e a participação especial do Papai Noel e dos personagens “A Menina Flor” e “O Jardineiro Encantado”.

Já no sábado e domingo, além do espaço turístico, o Trem da Imigração também terá a classe germânica (com atrações especiais e chope liberado durante o passeio para os passageiros que comprarem bilhetes para esse vagão) e classe Italiana (com atrações especiais e vinho liberado durante o passeio para aos passageiros que comprarem bilhetes para esse vagão).

Segundo os organizadores, a cidade de Roca Sales vai realizar o Campeonato Gaúcho de Motonáutica e Jetski no Parque Náutico e, em Colinas, vai ocorrer o Festival da Primavera, concomitantemente com as datas dos passeios, expandindo os atrativos regionais. 

A charmosa Colinas, no RS

Horários e bilhetes

Na sexta-feira, dia 4, o passeio ocorrerá somente na parte da tarde, saindo às 14h30min de Colinas a Roca Sales e às 16h30min de Roca Sales a Colinas. Já no sábado e domingo (dias 5 e 6), os passeios terão quatro horários de saídas: de Colinas a Roca Sales, às 9h e às 14h30min, e de Roca Sales a Colinas, às 11h e às 16h30min.

Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário.

A projeção da organização é de que três mil visitantes realizem os passeios, sendo que 30% dos bilhetes já foram comercializados. O valor do passeio por pessoa é de R$ 95,00 (classe turística) e R$ 129,00 (classes germânica e italiana) e os bilhetes estão à venda no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307–9977.

O Trem da Imigração é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

Créditos Fotos: Angélica Pott

Precisa de hospedagem? Confira os preços aqui!

Roca Sales, uma das cidades do percurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.