Viver uma experiência diferente, mas sem muita invencionice. Que tal? Pegue o próximo voo com destino ao Canadá e desfrute uma cênica viagem de trem com vista panorâmica, entre as cidades de Toronto e Vancouver. Nada mal para quem quer respirar novos ares, hein?
A jornada de quatro dias a bordo do The Canadian inclui 34 paradas no roteiro, com direito a Wi-Fi e jantar de luxo regado a muito champanhe. Ao olhar pela janela, o que se vê são paisagens pictóricas, com vales, pradarias e lagos perdidos no meio da natureza.
No total, são 4.500 km rodados nos trilhos, parando em cidades como Winnipeg, Jasper e Edmonton, lugares em que há tempo suficiente para dar uma voltinha além da estação. Em Jasper, o cenário é de cair o queixo, com belas montanhas ao redor de um lago.
O trem, de fato, não possui teto de vidro por inteiro e sim no vagão Skyline, disponível para duas categorias distintas: prestige e sleeper plus. O que muda basicamente é o sistema de pensão (inclusa ou não no valor) e o tipo de acomodação. A mais barata, chamada economy class, fica em outro vagão, tem cobrança a parte pela comida/bebida, banheiro é compartilhado e cama semelhante à uma poltrona de avião.
Em termos de entretenimento, os viajantes podem estar munidos de seus gadgets, mas também participarem de degustações de vinho, assistir a apresentações musicais e aproveitar o lounge bar ao cair da noite.
Quanto custa: o vagão especial Skyline, com vista panorâmica, tem passagens a partir de 974 dólares canadenses por pessoa, com variação de acordo com a categoria e o sistema all inclusive de refeições. As vendas são feitas pelo site da Via Rail.
Para ter um desconto de até 75% no valor, a dica é comprar o bilhete apenas na véspera na viagem. Mas, é claro que fica por sua conta e risco, pois não dá para garantir uma acomodação.
Luxo a bordo
Existe um trem panorâmico de uma outra companhia, chamada Rock Mountaineer. Com pegada mais gourmet e preços mais salgados, a companhia também oferece viagens maravilhosas, com um bocado de sofisticação.
São dois tipos de serviços para mimar os passageiros: Silver Leaf, que inclui café da manhã, almoço, guia a bordo e acesso a área ao ar livre; já o Gold Leaf oferece todas as refeições elaboradas por um chef executivo, acesso a plataforma ao ar livre e visão 360º ao longo de toda a viagem.
Os roteiros vão de Vancouver ao Lago Banff, que é um dos cartões postais do Canadá, ou até Jasper, fazendo de uma a cinco paradas ao longo do percurso. Os preços variam entre C$ 1.899 e C$ 5.049 por pessoa, em pacotes de 4 a 10 dias. Para reservas, consulte o site oficial.
Descubra quanto custa viajar para as principais cidades no Canadá!
Fotos: divulgação
Primeiro trem de luxo da América do Sul passa por belas paisagens dos Andes Peruanos