Quem gosta de natureza, precisa experimentar um trekking em Bariloche – pelo menos uma vez na vida. O motivo? A cidade é cheia de refúgios para os amantes de aventura.

Mas calma: você não precisa ser um maratonista ou estar com um condicionamento físico de um atleta. Basta colocar seguir algumas recomendações e partir para as caminhadas. Tem para todos os níveis e gostos!

E o melhor: lá você vai encontrar uma série de abrigos/refúgios para descansar depois das subidas. Pode passar uma noite se quiser, e até mesmo comer por lá. Esses espaços funcionam como um hostel e ajudam quem quer ter um apoio entre uma trilha e outra.

Pesquise aqui sua hospedagem em Bariloche!

Como se preparar para um trekking em Bariloche

Apesar de não precisar ser um grande atleta, é preciso que você tome alguns cuidados antes de sair no seu trekking em Bariloche. São eles:

  • Use a roupa certa: tênis próprios para caminhadas e roupas leves, mas que te protejam bem. Evite carregar muito peso, porque isso vai fazer a diferença na hora das subidas.
  • Os abrigos de Bariloche oferecem a possibilidade para você dormir em colchões ou sacos de dormir. Caso prefira, também pode dormir próximo ao abrigo – não necessariamente dentro dele. Aqui é uma dica para os mais aventureiros, claro.
  • Leve uma muda de roupa para trocar, especialmente para não dormir no frio.
  • Se optar por não dormir no abrigo, considere descer da trilha cedo. A luz do sol é importante no trajeto de volta também.
  • Se desejar jantar em um dos abrigos, lembre-se de reservar com antecedência.

Lugares de Trekking em Bariloche

Refugio Lopez, Cerro Lopez

Nesse refúgio, até os menos atléticos conseguirão visitar. O único “problema” é a sua descida bastante inclinada. Mas para quem vai fazer um trekking em Bariloche, tudo certo né?

Esse refúgio tem capacidade para abrigar até 100 pessoas, sendo o maior refúgio da região – e também o de mais fácil acesso.

É ideal para quem está começando nos roteiros de trekking ou para quem quer fazer trilhas mais longas, usando ele como um ponto de apoio inicial. Ao todo, são 4 km percorridos e a subida dura cerca de 2h30.

Refugio Frey, Laguna Toncek – Cerro Catedral

Este é um dos refúgios mais populares de Bariloche. É também um dos mais bonitos da região: por fora, todo de pedra e por dentro revestido de madeira. Um lugar aconchegante para descansar das trilhas.

A tradicional rota para Frey começa no estacionamento do Cerro Catedral. Todo o caminho até o refúgio é sinalizado.

A partir do vale de Van Titter Creek, você começa a subida. Depois de mais ou menos duas horas de caminhada, você deve atravessar um riacho até chegar a Piedritas, uma parada clássica para descanso.

Refugio Agostino Rocca, Paso de Las Nubes

Esse refúgio é para os mais resistentes. Para chegar até lá, são cerca de 14 km percorridos em um percurso que dura até 6 horas. Tem fôlego pra isso?

É um dos mais bonitos de Bariloche, e também o mais recente de todos. O que mais encanta por lá é a paisagem ao seu redor, de onde é possível ver desde os picos argentinos e chilenos do Cerro Tronador, até uma vista panorâmica do lago onde deságuam os rios Alerce e Frías.

Mas essa beleza toda tem data para ser apreciada: as trilhas até lá só funcionam de novembro até abril.

Começando na área de Pampa Linda, você vai percorrer cerca de 3 km até chegar a uma passarela que atravessa o rio Castaño Overa. Chegando lá, você vai perceber as sinalizações até o refúgio.

Aproveite para garantir a melhor passagem nessa época e viaje para Bariloche

Refugio Berghof, Cerro Otto

Talvez esse seja um dos refúgios mais versáteis da região, pois você pode chegar de carro, a pé ou de teleférico.

Perto do refúgio, você pode visitar as pistas de esqui nórdico, o centro de esqui alpino “Piedras Blancas”, a pedra Habsburgo e o café giratório em Otto Hill.

Uma curiosidade sobre esse refúgio é que, no anterior a ele (que leva o mesmo nome) houve um incêndio que destruiu tudo. Anos depois, um novo Berghof se ergueu, ainda mais completo com uma grande sala de jantar, cozinha grande e despensa.

Refugio Otto Meiling, Cerro Tronador

Localizado no Cerro Tronador, uma das colinas mais famosas da América Latina, esse refúgio está a 2.000 metros de altitude.

O acesso ao refúgio é feito pela trilha de Pampa Linda, percorrendo 3 km e 50 metros de desnível, caminho quase plano desde o posto do guarda florestal. A partir daí, a subida é realizada por um caminho de montanha de 6 km e 500 metros de desnível até chegar ao topo da colina, chamada La Almohadilla. Depois, a rota continua até o refúgio, mas em um terreno mais plano, e sem vegetação.

Chegando no refúgio, você vai encontrar um espaço para 60 pessoas na parte superior. Já no térreo, tem uma cozinha, uma ampla sala de jantar, casas de banho e uma grande área para secar roupa molhada, com aquecimento a lenha.

Quem é mais experientes pode se aventurar em um terreno glacial, ideal para escalada no gelo. Mas que devem ser feitas em conjunto com guias especializados.

E aí? Está pronto para um trekking em Bariloche? Conta pra gente o que achou desses refúgios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.