Conhecida como a Pérola da Serra, por estar na Serra do Itaqueri, Torrinha chama a atenção dos turistas pelas diversas oportunidades de passeio. A cidade está localizada bem no centro do Estado de São Paulo distante 260 km da capital.

Seu nome vem de uma única formação rochosa de arenito, que possui 30 metros de altura e chama a atenção de longe. Seu formato de torre acabou dando origem à alcunha da cidade, e essa rocha se tornou o destino ideal para os amantes de esportes de aventura. Quem quiser apreciá-la pode visitar a Fazenda da Ponta da Serra, que tem um mirante perfeito para ver a formação natural histórica da cidade.

E não se engane por ser um município pequeno, com cerca de 10 mil habitantes: a diversão é garantida em vários passeios diferentes. O turismo em Torrinha é ideal para quem curte aventura e natureza. A cidade tem ao menos 52 cachoeiras, com várias delas abertas à visitação. Dá para nadar e praticar rapel nos imensos paredões.

O que fazer em Torrinha?

Cachoeira do Bissoli

Foto: divulgação

Para quem curte uma cachu, a cachoeira do Bissoli é a pedida certa. São 76 metros de queda-d’água que criam um espetáculo diante dos olhos dos visitantes. As trilhas na região também conectam o viajante com o ar da natureza, em um local de Mata Atlântica com espécies únicas e árvores centenárias.

A Cachoeira do Bissoli também é ideal para quem adora descer os paredões de rocha em rapel. Por ficar em uma propriedade particular, o local é aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Cachoeira Bom Sucesso

Foto: Edu Guerra divulgação

Para curtir um banho gostoso em água corrente, a pedida é a Cachoeira Bom Sucesso em Torrinha, que tem 8 metros de queda e forma um lago natural com 25 metros de diâmetro. Ela fica dentro de uma propriedade privada, que também chama a atenção pela preservação da mata nativa.

A visitação pode ser feita todos os dias, das 10h às 18h, com entrada a R$ 10 (crianças até 5 anos não pagam). O local também conta com espaço de churrasqueiras para que não dispensa fazer uma carninha assada em meio ao verde.

Cachoeiras do Mosteiro

A mais bela e impressionante cachoeira de Torrinha é a do Paraíso, que tem 85 metros de altura e fica próxima ao Agromonges Mosteiro do Paraíso. Pertinho dela, é possível tomar um banho gostoso na piscina natural formada pela Cachoeira do Mosteiro, com uma altura mais modesta de 10 metros – ainda assim, relaxar nas suas águas é uma delícia. Um pouco mais adiante está a Cachoeira do Zé Pedrini, que também impressiona pela altura: 55 metros.

Agromonges Mosteiro do Paraíso

Foto: divulgação

Depois de curtir as cachoeiras próximas ao mosteiro, vale dar uma passadinha na cafeteria ou no restaurante do local. As comidas são deliciosas e possuem preços bem acessíveis. Você pode se deliciar com chocolate caseiro, trufa e mel feitos no próprio mosteiro.

Para relaxar, vale dar uma volta pela propriedade para recuperar as energias e ter mais contato com a natureza. O café funciona sábados, domingos e feriados, já o almoço precisa ser agendado previamente. Não perca essa mistura de fé, turismo, gastronomia e tranquilidade.

Fazenda Hotel Vale Verde

Foto: divulgação Booking

Além de conhecer o dia a dia de uma fazenda, os hóspedes do Vale Verde podem conhecer algumas das mais belas atrações de Torrinha. Isso porque, nada menos do que cinco cachoeiras estão na localidade, incluindo a Cachoeira do Macaco, com 180 metros de altura, a mais alta de São Paulo.

Chegar até lá, é necessário fazer uma boa caminhada, mas depois será possível se divertir e relaxar bastante na piscina natural, inclusive usando uma pedra em formato de escorregador. Para quem curte trilha off-road, essa também é uma excelente pedida, já que as da fazenda são considerada as melhores do Brasil para essa prática.

Encontre aqui mais opções de hospedagem em Torrinha e proximidades

Mirante da Fazenda da Ponta da Serra

Foto: divulgação

Segundo informações do guia Ruan Pontes, a fazenda com o mirante foi fechada.

Nas proximidades da formação rochosa que dá nome à cidade, a Fazenda da Ponta é ideal para apreciar a paisagem. Para os mais aventureiros, é possível saltar de parapente desse local.

O pôr do sol visto do mirante é um dos mais belos de Torrinha. Já para os mais corajosos, é possível fazer uma trilha até a formação de arenito – consulte guia no local para não se perder, pois o caminho não é dos mais fáceis.

Estação Ferroviária

Para quem curte um pouco de história, passear pela antiga Estação Ferroviária é a melhor indicação. O local expõe arte e cultura local, além de abrigar uma ONG que organiza diversos eventos culturais. Depois de passar por uma restauração, em 2015, a estação se tornou um dos cartões postais de Torrinha.

Torrinha fica a 20km de Brotas, outro destino famoso por suas cachoeiras e aventuras, que tal conhecer os dois destinos na mesma viagem? Encontre aqui hospedagem em Brotas.

Para curtir os atrativos de Torrinha, entre em contato com os guias locais: Ruan Pontes

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.