A Itália é conhecida por suas belíssimas construções históricas, que contrasta com paisagens de tirar o fôlego, tornando-se o destino dos sonhos para muitos viajantes e mochileiros. E para a viagem se tornar ainda mais completa, principalmente se a Toscana marcar presença neste roteiro, a Torre de Pisa se torna uma parada obrigatória para quem ama história e arquitetura.

Localizada na cidade homônima, a Torre de Pisa ficou popularmente conhecida por sua arquitetura inclinada – um erro humano durante a construção que acabou se tornando um dos pontos turísticos mais visitados do estado de Toscana. Seu projeto foi iniciado no ano de 1173 para abrigar o sino da catedral ao lado, mas assim que o segundo andar da torre foi concluído, cinco anos depois, a inclinação já se tornou perceptível.

[+] Treviso: cidade cheia de canais, pontes e palácio na Itália conhecida como Pequena Veneza.

Foto: Pexels

Porque a Torre de Pisa é inclinada?

Embora a Torre de Pisa chame a atenção exatamente por sua inclinação, este charme especial não foi garantido propositalmente. O solo da região onde a Torre foi construída é composto, entre outros sedimentos, por argila e areia, causando instabilidade em construções pesadas, e mesmo com inúmeros esforços para reparar este erro, os responsáveis pela construção não tiveram sucesso em todas essas tentativas – imagina como era resolver um erro como este séculos e séculos atrás, sem nenhuma tecnologia e maquinários que temos atualmente?

Durante os 200 anos em que o edifício demorou para ser finalizado, a inclinação foi aumentando gradativamente, até que na década de 1990 a atração foi fechada para reformas, e contrapesos foram adicionados para estabilizar a Torre de uma vez por todas, sendo reaberta em 2001 com total segurança para receber turistas de todo o mundo que passam por lá para garantir as fotos mais icônicas tiradas pelos turistas que passam por ali.

Foto: Pexels

Como visitar a Torre de Pisa?

Quando se trata de uma viagem pela Europa, tenha a certeza que não haverá muito mistério em relação ao deslocamento entre os principais pontos turísticos. A forma mais fácil de se chegar à Toscana é de trem, com partidas diárias de outros destinos muito visitados, como Milão, Roma e Florença, e a estação mais próxima do monumento é a Pisa S. Rossore, que fica a apenas 5 minutos a pé da Piazza dei Miracoli, onde a Torre está localizada. Viu como é fácil? As passagens de trem para Pisa variam de acordo com a cidade de partida e a temporada escolhida para a viagem. Em Florença, por exemplo, os preços vão de 8 a 20 euros. Já em Roma, passagens entre 20 e 50 euros para a segunda classe podem ser facilmente encontradas na Trenitalia.

[+] Confira as melhores passagens aéreas para Pisa

Mas se a ideia é chegar até lá de carro, saiba que Pisa está a 100 km de Florença, 165 km de Siena, 25 km de Lucca e 85 km de La Spezia. Embora sejam cidades que ofereçam autoestradas maravilhosas de guiar (além de uma paisagem única), é importante tomar cuidado com o caminho, pois é determinadamente proibida a circulação de carros de não-moradores pelo centro da cidade, e tomar uma multa em Euros certamente não está nos planos de nenhum viajante. A rota mais indicada para turistas é ir de carro até Lucca e seguir as placas até a Torre. Chegando a Piazza dei Miracoli é só procurar um bolsão para estacionar e curtir o passeio a pé.

[+] Roteiro pela Itália de norte a sul para se apaixonar de vez pelo país

Ingressos para Pisa

O melhor conselho para todos os viajantes, independentemente do seu destino é: compre tudo o que puder antecipadamente. Com os ingressos para a Torre de Pisa e outras atrações da cidade não seria diferente, principalmente se a viagem estiver marcada para o período do verão, quando as filas costumam assustar de tão grandes – os preços variam de acordo com a época do ano e idade de cada visitante. Há também ingressos especiais, que englobam outras atrações turísticas da região e fura-filas (ideais para a alta temporada).

  • Bilhete básico: (o visitante sobe na Torre de pisa e acessa a Catedral e o Batistério): 18 euros;
  • Bilhete de redução (para estudantes de 18 a 25 anos): 10 euros;
  • Menores de 18 anos ou pessoas com deficiência, a entrada é gratuita.

[+] Confira todas as opções de ingressos para a Torre de Pisa

Outra dica importante a ser anotada é a escolha do outfit para este tipo de passeio. Como a subida à Torre é realizada por uma escadaria de quase 300 degraus, é indicado o uso de calçados adequados e roupas confortáveis, e é restritamente proibida a entrada de bolsas e mochilas. O acesso é limitado para um número máximo de 40 pessoas acompanhados por um guia.

Onde se hospedar em Pisa?

Vista do hotel Villa Kinzica. Foto: Booking

Muitos viajantes preferem fazer um bate-volta à Pisa, partindo de cidades mais populares, como Roma ou Florença, mas se a ideia é fugir do comum, se hospedar na cidade garantirá uma experiência única e até mesmo mais imersiva. Confira as sugestões a seguir que cabem em diferentes orçamentos:

  • Hotel Bologna: situado no coração do centro histórico de Pisa, esta acomodação fica a apenas 12 minutos de caminhada da Torre e 5 minutos da estação de trem. A infraestrutura conta com café da manhã incluído na diária, ar condicionado e wi-fi nos quartos, e o seu diferencial está no bar, que oferece uma degustação gratuita de produtos tradicionais da Toscana todas as noites;
  • Hotel Villa Kinzica: além de ser muito bem avaliado por seus hóspedes, essa acomodação é uma das mais próximas da Torre de Pisa, localizada em uma charmosa vila datada do século XVIII. Aqui as crianças podem se hospedar gratuitamente, contanto que dividam a mesma cama com os pais, e ainda oferecem a emissão de autorizações para acessar e estacionar na área de tráfego restrito no centro da cidade;
  • Casa Betania: localizado a 4 km do centro histórico da cidade, este hotel oferece wi-fi, café da manhã e estacionamento gratuitos, assim como um ótimo custo benefício – ideal para o viajante que deseja bater perna o dia todo e só vai para o hotel para dormir;
  • Hotel Roma: à apenas 100 metros da Plaza dei Miracoli, esta hospedagem é perfeita para quem não abre mão de conforto e uma bela experiência. Os quartos com sacada oferecem a melhor vista de Pisa, além de contar com wi-fi gratuito, banheira e secador de cabelos. Já a área de refeições possui decoração tipicamente italiana.

Onde comer em Pisa?

Pisa é uma cidade relativamente pequena, com muitas hospedagens e restaurantes em regiões de fácil acesso. Ao passear pelo centro histórico, o viajante encontrará diferentes opções ao seu dispor, e a lista a seguir conta com os cinco mais bem avaliados por turistas, de diferentes faixas de preço:

[+] Top bebidas e comidas típicas da Itália que você precisa provar durante sua viagem

  • I Porci Comodi: localizado entre a Piazza Dante e a Piazza Torricelli, este restaurante oferece um menu variado entre comida local e mediterrânea por um precinho bem camarada. O atendimento é simples – você pede no balcão e pode comer nas mesinhas disponíveis. Há serviço de delivery à disposição;
  • La Focacceria dei Sani: para quem busca opções vegetarianas ou veganas, esta é a melhor opção, pois o cardápio do dei Sani é bastante democrático, além de atender em todos os horários (café da manhã, brunch, almoço e jantar). Embora seja um estabelecimento pequenininho, o atendimento é de primeira;
  • Gandhi: para fugir um pouco da comida regional, vale a pena buscar pelo restaurante indiano Gandhi, na Via Massimo D’Azeglio. Avaliado como uma opção de ótimo custo benefício, o estabelecimento conta com atendimento gentil e menu diferenciado para dietas especiais. Caso sua viagem seja na alta temporada, o melhor é garantir uma reserva antecipada;
  • I Lumi Di San Rossore: a opção sofisticada desta lista é o Lumi Di San Rossore, localizado na Via del Capannone. O local conta com um menu típico da Toscana e uma carta de drinks muito bem avaliada, tudo servido em um ambiente altamente intimista.
  • We Love Pasta: pertinho da Torre de Pisa, precisamente no Largo Parlascio, está uma casa charmosa com nome sugestivo – o We Love Pasta tem um cardápio tradicional italiano por um preço bem em conta. Aproveite para conhecer a famosa carbonara do estabelecimento em uma das mesinhas externas – a experiência será deliciosa.

Além da Torre de Pisa, a cidade oferece outras atrações incríveis na Piazza dei Miracoli, e também o Museu Nacional de San Matteo, na Piazza homônima. Outras cidades históricas ficam bem pertinho de Pisa, vale o bate volta: Florença, Siena e Lucca são algumas dessas opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.