Um local para meditar e orar com uma atmosfera única. Essa talvez seja a melhor maneira de definir o Harmandir Sahib, mais conhecido como Templo Dourado, que fica na cidade de Amritsar, no estado indiano de Punjab.

O templo é um centro espiritual do Sikhismo, uma das religiões mais importantes da Índia. Para você ter ideia do quão especial é o Templo Dourado na Índia, dentro dele existe um santuário onde o livro sagrado dos Sikhs é mantido.

Não importa qual seja a sua religião, todos que estão dispostos a orar, meditar ou apenas fotografar o espaço são recebidos de braços abertos no Templo Dourado na Índia sem distinção de casta e sexo.

Quanto custa viajar para a Índia? Descubra aqui os gastos de viagem nas principais cidades indianas!

Em vez de ir para lugares bombados na Índia, como Agra para ver o Taj Mahal, você pode embarcar em uma aventura espiritual nova tão marcante quanto aquela de visitar o monumento mais conhecido do país. Saiba mais sobre essa trip que vai render experiências de viagem marcantes.

O Templo Dourado na Índia

templo dourado na india
Foto: Pixabay

Antes mesmo de chegar à cidade, do alto do avião, os turistas já conseguem observar o Templo Dourado feito em mármore no meio da cidade e todo rodeado por um lago artificial conhecido como o AmritSar — Lago de Água Benta ou Néctar Imortal. Inclusive, as águas do santuário são consideradas curativas. Por isso, é bem comum ver devotos tomando banho.

O templo possui entradas nos quatro cantos, mais uma simbologia à importância da aceitação e da abertura para todos. Antes de entrar no santuário, saiba que é preciso seguir um pequeno ritual, cobrindo a cabeça com um pano ou um lenço.

templo dourado na india
Foto: Wikimedia Commons

Antes mesmo de chegar ao templo, os turistas encontram dezenas de ambulantes oferecendo esses pedaços de tecido. Não é necessário comprá-los, já que na entrada do Templo Dourado as pessoas podem pegar um pano de graça e devolvê-lo na saída.

Todos os visitantes precisam entrar descalço, deixando os sapatos em um depósito gratuito. Em seguida, todos devem lavar os pés para, só então, poder entrar no Templo Dourado.

Dê uma volta ao redor do templo, admirando cada cantinho e cada detalhe desse lugar especial. No interior do templo, existem diversos santuários dedicados aos Gurus Sikhis do passado, bem como placas que celebram os acontecimentos históricos dos Sikhis e da cultura Hindu.

Dentro do Templo Dourado, existe um restaurante que oferece comida gratuitamente para todos os peregrinos.

templo dourado na india
Foto: Pixabay

Essas refeições são preparadas por voluntários que dedicam parte do seu tempo cortando legumes, lavando bandejas e atendendo as pessoas sem pedir nada em troca. Basta entrar no refeitório, pegar uma bandeja e comer à vontade.

Onde se hospedar

De maneira geral, viajar para Amritsar é barato, já que os custos com hospedagem, alimentação e transporte são baixos. Para você ter uma ideia, existem hotéis com diárias a partir de 10 dólares.

Clique aqui e confira uma lista com hotéis e hostels em Amritsar.

Como chegar a Amritsar

templo dourado na india
Foto: Pixabay

Amritsar fica a 470 km de distância de Deli, que acaba sendo a porta de entrada para a maioria das pessoas que visita à Índia. Esse deslocamento pode ser feito de avião, as passagens aéreas ficam na faixa de R$ 200.

Encontre aqui passagens aéreas baratas para Índia!

Importante: você precisa de visto para entrar na Índia. Solicite o seu visto pela internet com pelo menos 120 dias de antecedência.

Chegando ao aeroporto, basta pegar um táxi ou até mesmo um tuk tuk para ir até seu hotel ou hostel. Vale a pena conferir o preço da viagem, já que os táxis podem ser bem caros.

Durante a viagem, se tiver tempo, tente ir até a fronteira com o Paquistão, que fica a apenas 45 minutos de Amritsar. Todos os dias no final da tarde acontece a cerimônia das bandeiras que vale a pena ser assistido. Se quiser, você pode fazer uma excursão que visita o Templo Dourado e a cerimônia das bandeiras no mesmo dia. Saiba mais sobre ela aqui.

Aproveite também para visitar o Templo da Mata Lal Devi e literalmente se perder pelos labirintos e grutas artificiais, além de, é claro, provar a comida típica de panjabi que possui pratos famosos no mundo inteiro.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.