Considerado como um dos teatros de ópera mais importantes do mundo, o Teatro Colón em Buenos Aires foi inaugurado em 1908 e hoje é um símbolo de cultura que atrai turistas de todos os cantos do planeta.
A qualidade acústica e arquitetônica do Teatro Colón em Buenos Aires é tão grande que ele se iguala ao nível de grandes casas artísticas como a Scala de Milão, a Ópera de Paris, a de Viena, o Covent Garden de Londres e o Metropolitan de Nova York.
Partiu, Buenos Aires? Encontre aqui passagens aéreas baratas para capital argentina!
O Teatro Colón ficou fechado de 2006 a 2010, quando passou por uma intensa restauração, utilizando os mesmos materiais da época da construção para não afetar em nada a lendária qualidade acústica do local.
A encantadora Sala Principal, o espaço em formato de ferradura e onde acontecem os concertos, tem capacidade para receber 4 mil espectadores.
Onde se hospedar em Buenos Aires? Confira nossas dicas aqui!
A cúpula original foi pintada em 1930 pelo artista francês Marcel Jambon. Mas após se deteriorar, em 1966 o artista argentino Raúl Soldi entregou uma nova obra, renovando o espaço e ainda fortalecendo a cultura do país. No centro dessa cúpula fica um lustre com 7 metros de diâmetro que pesa mais de uma tonelada!
18 hostels em Buenos Aires para você se hospedar com estilo e economia
Além do tamanho, tudo impressiona nesse espaço: os assentos vermelhos revestidos com tecido aveludado, as imensas cortinas que geram ansiedade do público até que sejam erguidas, o fosso para a orquestra que pode receber até 120 músicos, os camarotes com seus detalhes dourados, simplesmente tudo!
O Salão Dourado também é outro espaço que vale ser visto ao vivo. Cada detalhe da arquitetura impressiona pela beleza e requinte. Reserve um tempinho para apreciar o teto, os lustres, as colunas e cada cantinho desse local que era onde a burguesia argentina socializava antigamente.
Excursão turística por Buenos Aires: descubra os pontos turísticos imperdíveis na cidade
10 restaurantes econômicos em Buenos Aires para conhecer durante sua viagem
Tour guiado pelo Teatro Colón em Buenos Aires
Assim como muitos monumentos históricos, o Teatro Colón também reserva segredinhos que os turistas que optam pelas visitas guiadas têm a oportunidade de conhecer. Afinal de contas, um local com mais de 100 anos de serviço, realmente, tem muita história para contar!
Mesmo quem não é um viciado por espetáculos em geral gosta bastante desse tour guiado para descobrir detalhes sobre a arquitetura, escadarias, esculturas, tetos ou vitrais, percorrendo o Hall, o Main Foyer, a Galeria Bustos e o Golden Hall.
O passeio dura aproximadamente uma hora e você pode evitar filas ao reservar seu tour guiado no Teatro Colón aqui. Também é possível reservar sua visita guiada na hora, mas o movimento é maior. As excursões acontecem diariamente das 9h às 17h.
Fundado em 1858, Café Tortoni é parada obrigatória em Buenos Aires
Como chegar ao Teatro Colón em Buenos Aires
O Teatro Colón fica na Rua Tucumán, 1171, entre as ruas Cerrito, Viamonte e Liberdade, bem no coração de Buenos Aires. Para chegar até, os visitantes podem ir de ônibus. A quantidade de linhas que passa perto é realmente grande, sendo: 7, 9, 10, 17, 23, 45, 59, 67, 70, 75, 99, 100, 106, 109, 111, 115 e 140.
De metrô, basta pegar a linha B, descendo em Carlos Pellegrini; linha C, descendo em Lavalle; ou linha D, descendo em Tribunales.
Aproveite a ida ao Teatro Colón para visitar outros pontos turísticos de Buenos Aires na região, como a Avenida 9 de Julio, onde fica o Obelisco na Plaza de la República; a Plaza General San Martín; e até dar um giro em Monserrat, um dos bairros mais antigos e interessantes da capital argentina.
O Teatro Colón é um centro de referência para a ópera, a dança e a música acadêmica no mundo inteiro. Visitá-lo será uma experiência inesquecível, ainda mais se você conseguir assistir a um espetáculo no mesmo dia 🙂