Viajar e experimentar a culinária local é uma das coisas mais interessantes, e gostosas, para se fazer em uma viagem. É uma maneira bem divertida de se jogar na cultura e entender os costumes de uma região. Para facilitar a vida dos viajantes, existe um site chamado Taste Atlas, que mostra os pratos típicos de centenas de destinos espalhados pelo mundo. Até o momento, já existem 6 mil pratos cadastrados!

Com o Taste Atlas, você consegue montar um roteiro gastronômico para provar comidas e bebidas típicas em todos os cantos do planeta. Ao acessar o site, de cara você visualiza o mapa mundi e pode começar a explorar os continentes, dando zoom com seu mouse. Se preferir, use a barra de pesquisa e digite o nome da cidade para onde pretende viajar e verifique quais são os pratos típicos da região.

taste atlas
Foto: Reprodução / Taste Atlas

O legal é que o Taste Atlas é uma ferramenta colaborativa. Basta criar um usuário e senha para acessar cidades de todos os cantos do mundo e adicionar as comidas tradicionais das regiões. A plataforma já tem 35 mil usuários registrados que ajudam a aumentar o banco de informações. Mas, para simplesmente olhar, você não precisar estar logada!

Taste Altas: descubra os pratos típicos de vários lugares do mundo

Tem muita informação bacana para aprender no Taste Atlas!

Foto: Pixnio

Por exemplo, na Argentina, você vai descobrir que é bem comum saborear uma provoleta ou queijo provoleta grelhado antes de uma refeição ou como acompanhamento de carnes grelhadas. No Uruguai, um clássico é o Chivito, sanduíche que é considerado o prato nacional do país.

Veja também: 10 restaurantes econômicos em Buenos Aires para conhecer durante sua viagem

Na Europa, a gastronomia francesa, uma das mais elogiadas do mundo, possui pratos clássicos como macarons, aligot, cassoulet, bouillabaisse e muito mais. Na Itália, já sabemos que a pizza é a rainha do país, mas ainda existem muitos outros pratos capazes de surpreender o paladar dos turistas mais exigentes. Você sabia que o Hákarl, feito a partir de carne de tubarão curada, é a iguaria nacional da Islândia ou que o ramen é muito consumido em Tóquio?

E tem bastante comida típica cadastradas nas cidades brasileiras. Em São Paulo, a coxinha é um clássico das comidas de rua, enquanto em Belo Horizonte, o legítimo pão de queijo é a iguaria que todo turista deve experimentar.

Veja também: Lugares secretos em São Paulo escondem o melhor da cidade

No Rio Grande do Sul, já coloque no roteiro que você deve ir a um restaurante para saborear um arroz carreteiro. Se estiver com viagem programada para Fortaleza, encontre um lugar bacana para se esbaldar comendo baião-de-dois. Provar o Tacacá é obrigatório para quem viaja para Belém, da mesma forma que a galinha é um clássico de Goiânia.

Para saber mais sobre as comidas típicas, basta clicar em cima do nome de cada uma delas que uma nova janela abre com informações e explicações para se aprofundar no assunto. Acesse o Taste Atlas aqui!

Olha: você nem vai perceber o tempo passar a partir do momento que começar a navegar pelo site! É uma tarefa bem divertida para quem está planejando uma viagem ou que simplesmente gosta de comida. Afinal de contas, brincando dessa maneira, você consegue descobrir mais sobre a cultura de cada cidade e região do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *