Já pensou em viajar pela Suíça de Norte a Sul, Leste a Oeste, desbravar todas as belezas, pontos turísticos e chegar em cada destino sem precisar gastar muito? Essa é a proposta do Swiss Travel Pass, tipo um “passaporte” que oferece uma forma muito prática de se locomover pela Suíça com um custo bem mais baixo.

O Swiss Travel Pass, oferecido pela Swiss Travel System, é um passe de viagem que oferece transporte ilimitado pelo país, incluindo diferentes modalidades de transporte. Ou seja, com o passe você pode viajar de trem, ônibus e também de barco.

Com o bilhete o viajante paga um valor único para usar de forma ilimitada esses transportes. O mais legal é que além de incluir o transporte prático, aquele que você precisa para se locomover entre as cidades, ele inclui vários passeios panorâmicos também para quem quer conferir a paisagem do país.

Swiss Travel Pass
Foto: Pixabay

Outra vantagem do Swiss Travel Pass é que além do preço único para usar e abusar dos transportes suíços, o viajante ainda garante entrada gratuita em mais de 500 museus do país e descontos em outros.

Se você quer viajar para vários cantos da Suíça, o Swiss Travel Pass pode ser uma ótima opção, já que oferece transporte para mais de 90 cidades! Esse bilhete é especialmente pensado nos turistas, por isso tem transporte para os lugares mais bonitos do país e para os principais pontos turísticos.

Outro aspecto bem interessante é que o passe vale tanto para viagens interurbanas quanto para dentro de cada cidade. Então você tem como ir e voltar de uma cidade e também como se deslocar dentro com o Swiss Travel Pass. 

Antes de tudo: pesquise aqui sua passagem barata para a Suíça

Como funciona o Swiss Travel Pass

Agora que você já sabe que o Swiss Travel Pass oferece um passe com valor único para acesso ilimitado a diferentes transportes na Suíça, é hora de entender como funciona na prática e as diferentes modalidades oferecidas por esse bilhete de viagem.

Existem duas modalidades: o clássico e o flex. E qual a diferença? O original oferece viagens ilimitadas, mas em dias consecutivos. Já o Swiss Travel Pass Flex também oferece viagens ilimitadas, mas em dias não consecutivos. Ou seja, você pode usar em dias espaçados o passe e escolher quais dias ativar.

Ambos as modalidades do Swiss Travel Pass (clássico ou flex) são oferecidos em pacotes de 3, 4, 6, 8 ou 15 dias. Assim você escolhe por quantos dias quer usar o passe de viagem com transportes à vontade. Se você comprar de três dias, terá três dias de transportes ilimitados, de quatro dias ficará válido durante quatro dias e assim por diante.

A principal diferença é que no pacote tradicional você ativa em um dia e ele começa a valer por determinados dias corridos, sem pausa, mesmo que você não pretenda usar, então se você, por exemplo, comprou de três dias e ativou dia 1º de agosto, ele valerá até o dia 3 de agosto.

Já na versão Flex você pode comprar o mesmo ticket de três dias, por exemplo, mas usar em dias não consecutivos. Então você pode usar em 1º de agosto, 5 de agosto e 7 de agosto, por exemplo, enquanto a outra modalidade já teria vencido. O Swiss Travel Pass Flex tem duração de um mês a partir do momento da ativação, independente de quantos dias tenha comprado.

Swiss Travel Pass
Foto: Pixabay

Além da flexibilidade de não precisar usar em dias seguidos, a principal diferença entre esses Swiss Travel Pass é o preço. O flex, por ser mais abrangente, é também mais caro.

Assim, com o passe, você escolhe quantos dias quer usar, se quer o normal ou o flex e ainda pode escolher qual classe quer viajar (primeira ou segunda classe) e isso também impacta nos valores.

Outro aspecto interessante do é que não há limite para viagens dentro da validade. Então se em três dias você conseguir usar 10 transportes, não tem custo a mais ou a menor por isso. A quantidade de deslocamentos dentro do período válido do passe é ilimitada.

Quanto custa o Swiss Travel Pass

Confira abaixo os valores do Swiss Travel Pass para viajar na segunda classe. Vale lembrar que os preços estão em francos suíços, moeda local e que atualmente custa cerca de R$ 7 cada franco.

Swiss Travel Pass:

  • 3 dias: CHF 244
  • 4 dias: CHF 295
  • 6 dias:  CHF 379
  • 8 dias: CHF 419
  • 15 dias: CHF 459

Swiss Travel Pass Flex:

  • 3 dias: CHF 279
  • 4 dias: CHF 339
  • 6 dias:  CHF 405
  • 8 dias: CHF 439
  • 15 dias: CHF 479

Preços consultados em julho de 2024 podendo alterar a qualquer momento.

Onde comprar 

Você pode comprar o Swiss Travel Pass online através do site oficial da Swiss Travel System ou em qualquer estação de trem na Suíça. Também vale a pena baixar o aplicativo de mesmo nome para conferir a validade, horários de trens e outros transportes.

Vale a pena comprar o Swiss Travel Pass?

Como você conferiu, o Swiss Travel Pass não é tão acessível, ainda mais com a cotação atual do franco suíço, então definir se vale a pena ou não comprá-lo depende da sua programação de viagem. 

Se você quer conhecer uma ou outra cidade na Suíça, não vai ficar muitos dias por lá e não quer ficar indo e voltando de cidades, talvez estes valore não façam sentido para você.

Mas para definir, você precisa conferir quais rotas quer fazer na viagem, quanto custa cada trajeto, quanto vai gastar com transporte interno e mais. Também vale conferir se os museus que quer conhecer são contemplados com desconto ou gratuidade do Swiss Travel Pass, o que também entra na conta. Outro aspecto são os trens panorâmicos, que costumam ser caros e alguns já estão incluídos no passe. Também deve entrar na lista de vantagens a praticidade, afinal você não precisa comprar um bilhete diferente para cada viagem, basta apresentar o voucher em cada destino que for coberto pelo passe e pronto.

O viajante deve conferir todos esses aspectos e fazer a conta se vale a pena ou não adquirir.

Melhor época para viajar para a Suíça

Com o Swiss Travel Pass você pode viajar por toda a Suíça, então vale saber qual a melhor época para viajar para o país para aproveitar ao máximo o destino e seu passe ilimitado de transporte.

Se você quer praticar esportes de neve e encara tranquilamente o frio, você deve viajar entre dezembro a fevereiro, inverno no país.

Já se você prefere clima mais ameno e não quer ver neve e nem praticar esportes de neve, vale viajar no outono (setembro a novembro) ou na primavera (março a maio).

O verão, de julho a agosto, é a alta temporada do país e a época mais movimentada para visitar a Suíça, com preços mais altos e destinos mais cheios, mas também é a época com mais horas de sol e temperaturas mais quentes, o que atrai muitos visitantes. É o período ideal para quem quer visitar lagos, montanhas e fazer atividades ao ar livre.

Partiu Suíça? Não deixe de pesquisar sua hospedagem nesse país incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.