A Península de Yucatán, no México, é não só um dos destinos turísticos mais procurados do país, como também o maior reduto de cenotes, concentrando 7 mil em seu rico território. Entre eles está o Cenote Suytún, que na língua maia significa “centro de pedra”. O nome faz alusão ao o que mais distingue este de outras cavidades do tipo: uma plataforma bem no meio paira sobre as águas azuis.

O local é reconhecido como um dos cenotes cerimoniais mais importantes para os maios, que utilizavam o lugar sagrado como palco para sacrifícios e rituais. A formação natural e peculiar surge por meio da degradação de rochas calcárias, fazendo emergir águas subterrâneas para a superfície. Costumam ser puras, frias e cristalinas, que fluem até outros cenotes por meio de canais imersos, acessados somente por mergulhadores profissionais.

É na cidade de Valladolid, no caminho para Chichén Itzá, que se encontram cenotes menos turísticos, como o el’Kape. A região oferece belas paisagens e boa infraestrutura. No próprio Suytún há algumas comodidades, como cabanas rústicas para hospedagem, uma piscina, um restaurante de comida regional e um pequeno museu de peças arqueológicas pré-colombianas.

Encontre sua passagem para Cancún para conhecer esse lindo Cenote e as praias incríveis do México

Sua profundidade chega até 5 metros, facilitando a observação de peixes de água doce que ali vivem, especialmente quando entra um bocado de luz solar. O visual fica ainda mais bonito com a presença de colunas de estalactites. Em seu interior, acessado por meio de escadas de pedra, acontecem também espetáculos de 20 minutos de música e dança maias, realizado por alunos das escolas locais.

Quanto custa: a entrada na estância turística é 70 pesos mexicanos, com colete salva vidas incluso. Se consumir ao menos 70 pesos no restaurante local, não é preciso pagar o mesmo valor para acessar o cenote. Não é possível praticar mergulho, apenas banhar-se.

Fotos via

Grutas de Tolantango, no México, têm piscinas naturais com vista privilegiada

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.