O Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona, é uma das sete maravilhas naturais do mundo. Mas, pouca gente sabe que nos seus 4.926 km² está Supai, a vila mais isolada do Estados Unidos, acessada somente de helicóptero, mula ou escalada. Igualmente belo, o território é sede de uma aldeia indígena a pelo menos 800 anos.

Os aventureiros se encantam quando ficam sabendo desse lugar remoto e quase secreto, ao centro do cânion Havasu, também chamado de Cataractu. São 12 km de caminhada de Hualapai Hilltop até a hospitaleira tribo Havasupai, que é quem comanda o turismo e ocupa a região há tanto tempo.

Além de conhece-la, os visitantes podem se aproximar ainda mais de sua cultura no museu, que reúne informações sobre a arte, história e tradição; se acomodar nos campings, cabanas e hotéis; se reabastecer no café ou comprando suprimentos no mercadinho; além de participar dos festivais anuais: Havasupai Peach Festival (agosto) e Grandmother Canyon Gathering, sem data definida, porém sempre durante o outono.

A localização privilegiada está ao lado de um desfiladeiro, onde deságua a 27 metros de altura uma cachoeira de águas bem azuis e cristalinas. Rodeada pelas falésias avermelhadas, a paisagem forma um cenário surreal e único, semelhante a um Éden e por isso é um dos lugares mais fotografados que se poderia imaginar. A jornada pode continuar rumo às quedas d’água Lower Navajo Falls, Upper Navajo Falls, Mooney Falls e ao mirante com visual para um riacho que desaguava no Rio Colorado.

Dicas: os campings devem ser reservados com antecedência através do site oficial da tribo ou de agências especializadas. A melhor maneira de chegar lá é pela famosa Rota 66. Se for de carro, poderá deixá-lo em um estacionamento de Hualapai Hilltop e seguir de mula (reservada com três meses de antecedência por US$ 157 ida e volta) ou a pé pela trilha que leva até Supai. Para quem tem pouco tempo ou quer mais conforto, pode fazer o passeio de helicóptero.

Foto: Julia Beverly

[+] Curte rolê de aventura? Então vá até o Deserto Branco norte americano!

[+] Conheça a borda Sul do Grand Canyon em uma excursão incrível!

[+] Confira outros lugares surreais no Estados Unidos para incluir na sua lista!

[+] Programe-se para não perder o Festival de Tulipas de Seattle 

Fotos: Wildland Trekking Company e Visit USA

Post por Brunella Nunes

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.