A grana está curta pra um retiro pomposo de beleza ou saúde em algum canto do mundo? Não tem problema. Você pode fazer um spa em casa e seguir algumas dicas de bem-estar para renovar as energias e sobreviver a quarentena, período nebuloso que estamos enfrentando devido ao surto de coronavírus

Muita coisa acontecendo, informações pipocando para todos os lados, conteúdo em volumes impossíveis de acompanhar e um ruído interno. Aquele ruído que te impede de dormir em paz. A saúde física está ameaçada pelo Covid-19, mas ao mesmo tempo a gente precisa redobrar os cuidados com a saúde mental, a dona das nossas emoções.

Manter uma certa rotina de autocuidado vai além do spa em casa, é fato. É preciso ter bastante autoconhecimento e autocontrole para enfrentar o dia a cada despertar. Com algumas práticas e disciplina, talvez você consiga ficar mais tranquila durante esse período, desfrutando de sua própria companhia e se mantendo no momento presente, vivendo um dia de cada vez. 

Foto: Pixabay

Mente sã, corpo são

Para estar em paz consigo é preciso entender motivações dos seus medos. A depressão e a ansiedade são os principais transtornos emocionais dos brasileiros. Conviver com isso realmente não é fácil, então não sinta culpa pelos sentimentos que te balançam, especialmente no momento delicado que o mundo vem passando agora.

Procure ter um olhar mais gentil e acolhedor consigo. Leia artigos que te acalmam e te guiam para um processo menos doloroso. Não se furte de falar sobre o assunto com alguém de confiança e busque ajuda psicológica, porque no fundo, todo mundo precisa, apenas não admite. E respire fundo, quantas vezes for necessário, para voltar aos eixos.

Cuide de alimentação

Impossível estar bem consigo mesma sem antes se abastecer de alimentos ricos em qualidade e nutrientes. A alimentação está diretamente ligada ao nosso emocional, bem estar e saúde em geral, sendo também um campo de cura. Por exemplo, alguns itens de fácil acesso aumentam os níveis de serotonina, substância responsável pelo humor e que pode reduzir os sintomas da depressão. 

Ingerir de três a cinco porções de frutas ricas em triptofano, como melancia, mamão, banana e tangerina aumentam os níveis de serotonina, deixando a gente mais disposta para encarar as tarefas do dia. Já a vitamina C, importante na geração de energia e prevenção da fadiga, se concentra na laranja e na maçã. 

Se você tem problemas com ansiedade e insônia, antes de ir para a cama invista numa porção de abacate puro (pode ser em fatias, batido…mas sem aditivos como o açúcar). Uma dieta rica em aveia, cereais, oleaginosas, vegetais verde-escuros, mel e peixes pode estimular a produção do que o seu organismo tem de melhor a oferecer. 

Faça alguma atividade física

Mesmo em casa, o corpo precisa continuar trabalhando. Esse tópico tem ligação direta com o primeiro: alinhado com uma boa alimentação, os exercícios físicos podem ser muito mais proveitosos. Não é questão de ser fitness, gordo ou magro e tampouco uma cobrança estética. Mas sim de criar uma rotina para se sentir leve e tranquila ao longo dos dias. 

A atividade física também desenvolve o bom humor por meio da liberação de serotonina, somada à endorfina e à dopamina, três hormônios neurotransmissores ligados à sensação de felicidade e prazer. Quer mais uma boa notícia? Você não precisa de uma academia super equipada para movimentar o corpo.

O mais importante para combater o sedutor sedentarismo é: encontrar um exercício que você goste. Não adianta tentar fazer 500 abdominais se você detesta isso. Busque uma solução que seja viável em casa e que esteja dentro das suas limitações.

Talvez seja melhor praticar yoga, que tem uma vasta gama de modalidades; ou o pilates, que trabalha bem a postura e relaxa; ou o Tai chi chuan, arte marcial chinesa. Dançar também é maravilhoso para despertar a autoestima, o bem-estar e se mexer. Solta o som aí, DJ!

Spa caseiro também é chique

Não precisa ter uma banheira com vista panorâmica e um massagista particular em casa, tá? Tratamentos de spa podem ser adaptados de acordo com o que você tem aí na gaveta. Lembre-se de que tudo o que você precisa nesse momento é relaxar. Pense que esse momento é para estar consigo, desencanar do mundo.

Primeiro prepare o ambiente do spa em casa: coloque uma música tranquila, acenda umas velas aromáticas e prepare um chá, um suco ou um smoothie bem nutritivo. Separe um livro se quiser ler e vista-se do jeito mais confortável possível.

Você também pode deixar máscaras agindo na pele ou no cabelo enquanto está descansando. Busque aquelas receitinhas naturais preciosas do tempo da vovó ou invista nos cremes que você já utiliza no dia a dia.

Agora vamos para as ideias:  

  • Escalda-pés: faça uma infusão de ervas (pode ser de alecrim, lavanda, camomila, aquelas mesmas de um chá convencional; misture uma ou mais, fica a seu critério) na panela e aqueça. Não é necessário ferver, mas sim que as ervas soltem suas propriedades na água. Assim que estiver morno, adicione tudo numa bacia e pingue gotinhas de algum óleo essencial, como de amêndoas ou eucalipto. Mergulhe os pés e deixe os produtos agirem a seu favor por pelo menos 20 minutinhos. 
  • Tratamento facial a vapor: para desobstruir os poros, especialmente de peles com acne, coloque água quente em uma bacia. Se quiser, adicione algumas gotas de óleo essencial de Melaleuca na água ou siga o método anterior e adicione ervas aromáticas. Com cuidado para não se queimar, posicione a panela em um local seguro e cômodo, onde você consiga deixar o rosto mais próximo do vapor que sobe. Cubra a cabeça e a panela com um toalha para manter o vapor concentrado em você e aguarde por 15 minutos. Em seguida, lembre-se de lavar bem o rosto com seu sabonete ou gel de limpeza favorito, ou seguir o passo abaixo.
  • Esfoliante natural: misture uma xícara de açúcar mascavo com uma xícara de aveia e uma xícara de azeite de oliva. Passe no rosto em movimentos circulares e deixe agindo de 5 a 10 minutos. Outra opção é juntar duas colheres de borra de café com uma colher de sopa de mel ou duas de azeite. Deixe agindo por alguns minutos e retire com água fria. 
  • Na hora do banho: especialistas da área de beleza também indicam que para um spa em casa perfeito é melhor que o banho seja no escuro. Desligue as luzes, acenda incensos ou velas aromáticas, e curta esse momento intimista. Procure manter a temperatura do chuveiro quente e faça bom uso dos óleos essenciais na pele. 
Óleos essenciais são a chave para montar um spa em casa – Foto: Mareefe

Aprecie os pequenos momentos

Lembra da frase “as melhores coisas da vida não são coisas?”. A vida é muito mais do que aquilo que podemos comprar! Tire uns minutinhos do seu dia para a contemplação, para curtir os pequenos momentos que te cercam e viver o momento presente, sem projeções e preocupações futuras.

Pode ser passando alguns momentos observando e trocando carinho com seu pet; olhar o pôr do sol no final do dia; sentir o cheirinho de café coado a cada manhã; conversar com as plantinhas; ver a chuva cair; parar para ouvir a sua música favorita…É fundamental se cercar daquilo que te preenche, te dá prazer e te coloca para fora das expectativas de mundo e do campo material de conquistas.

Aprenda algo novo e que não te pressione

Motivação não se compra, é verdade. Só que se ela não vem até você, faça o caminho inverso: busque. Pesquisas apontam que o brasileiro passa, em média, 6 horas por dia conectado. Você pode adicionar mais uma para aprender algo novo, que pode acabar tornando o seu dia mais legal.

O ideal é que seja algo mais criativo e recreativo do que uma obrigação, assim você não soma um peso à mais nas suas costas. A arte é um caminho mais lúdico e terapêutico. Em sites, canais do Youtube e redes sociais têm de tudo: pessoas ensinando bordado, craft, aquarela, colagem, arranjos florais, entre outros. Quem gosta de cozinhar, pode recorrer a receitas, que vão de petiscos, a pratos vegetarianos e drinks.

Foto: Lum3n

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.