Ah, esse Brasilzão incrível e sua imensa diversidade principalmente quando o assunto é culinária. Nosso país é um dos mais sensacionais no mundo quando o assunto é gastronomia, isso é fato! E viajar e experimentar novos sabores e comidinhas regionais é literalmente uma delícia.

Para os dias quentes, refrescar-se com um sorvetinho é sempre uma boa pedida e se você está pensando em viajar pelo país, queremos te apresentar alguns sabores de sorvetes do Norte e Nordeste brasileiro preparados com frutas típicas das regiões ou que levam um toque todo especial difícil de encontrar em outras áreas do país.

Anote cada um desses sabores e ao viajar para um destino nessas regiões do país, especialmente nas grandes cidades que sempre possuem sorveterias com picolés, geladinhos e sorvetes de bola diferenciados, procure por essas opções para degustar itens inesquecíveis!

Partiu? Encontre sua passagem aérea aqui

1. Sorvete de Castanha

sorvetes do norte e nordeste
Foto: divulgação / Pardal Sorvetes

Que as regiões Norte e Nordeste possuem castanhas pra lá de saborosas todo mundo já sabe, mas quem inventou o sorvete feito com essas oleaginosas merece um abraço! Com sabor equilibrado na medida, cada mordida no sorvete vai tirar suspiros de muita gente.

Experimentar um sorvete de castanha, independente de qual marca for, vai garantir que você sinta o gosto marcante das comidas típicas nordestinas com o frescor que um bom picolé tem a oferecer nos dias quentes.

Uma marca que possui sorvetes distribuídos no Ceará, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, três dos grandes centros da gastronomia regional no Nordeste, é a Pardal Sorvetes, vale a pena provar 😉

2. Sorvete de Cupuaçu

A fruta típica da região Norte do Brasil rende combinações capazes de deixar qualquer pessoa apaixonada por gastronomia ainda mais encantada! Se tiver a oportunidade de provar um sorvete de cupuaçu, faça isso sem pensar duas vezes.

O gosto do cupuaçu é comparado ao do cacau, outro fruto que não é tão comum assim no dia a dia dos brasileiros, mas o sabor tem toque adocicada e aromatizado, diferente de tudo que você já tenha experimentado.

3. Sorvete de Umbu

Outro sabor de sorvete do Norte e Nordeste brasileiro para conhecer durante uma viagem é o de umbu. O fruto típico dos chapadões semiáridos do Nordeste tem aroma doce e sabor azedinho sem exagero.

Provavelmente, seu sorvete ou picolé terá coloração amarela ou verde-amarelada, característica do fruto.

4. Sorvete de Cajá ou Taperebá

sorvetes do norte e nordeste
Foto: divulgação / Pardal Sorvetes

A taperebá é bem conhecida em outras áreas do Brasil como cajá! E, principalmente no Nordeste do nosso país, a fruta é amplamente utilizada na fabricação de sorvetes, geleias, sucos, doces, bolos e muito mais.

Se estiver pelo Nordese, aproveite para aliviar o calor com um picolé de cajá, o sabor remete levemente ao de manga, bem docinho e refrescante.

5. Sorvete de Umbu-cajá

A fruta umbu-cajá, existente na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, nasce do umbuzeiro por meio do cruzamento entre o umbu e o cajá. Se cada um desses sabores sozinhos já é gosto, misturados assim fica um equilíbrio perfeito!

Na Bahia, a espécie de fruta não é um híbrido entre umbu e cajá, e isso foi comprovado cientificamente. Então, se fizer um roteiro turístico pelo Nordeste, saiba que os sorvetes de umbu-cajá terão gostinhos levemente diferentes em cada estado (mais um motivo para você experimentar muitos picolés).

6. Sorvete de Graviola

sorvetes do norte e nordeste
Foto: divulgação / Pardal Sorvetes

Se você adora sorvetes com toque cítricos precisa experimentar um picolé de graviola! Essa é a combinação perfeita para embalar um pós-praia e para se refrescar nos dias quentes e típicos do Norte e Nordeste brasileiro.

A coloração do sorvete será bem clara, não confunda com sorvete de creme, ok? Vale muito a pena experimentar, você vai se apaixonar!

7. Sorvete de Caju

Quem viaja ao Nordeste sabe que o suco de caju é um verdadeiro extintor para apagar o fogo que as pimentas podem causar na nossa boca. E o sorvete feito com essa fruta também é bem popular na região!

A maioria das sorveterias terá opções em palito ou na casquinha para você saborear.

8. Sorvete de Mangaba

Apesar de ser um fruto nativo do cerrado e da caatinga, a mangaba é muito utilizada em sabores de sorvete do Norte e Nordeste brasileiro. Se encontrar, compre também geleias de mangaba para trazer para casa, elas são deliciosas!

As opções de sorvetes mais fáceis de encontrar para comprar serão de bola. A cor tem tonalidade amarela e o sabor é bem docinho.

9. Sorvete de Jaca

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

A jaca é outra fruta bem popular no Norte e Nordeste do nosso país e bastante utilizada na produção de sorvetes e outros doces.

O sabor da jaca é neutro, tanto que muitas pessoas usam a fruta desfiada com temperos para rechear coxinha e em outras opções de pratos salgados. Mas, em forma de sorvete, o toque adocicado estará evidente!

10. Sorvete de Tapioca

sorvetes do norte e nordeste
Foto: divulgação / Pardal Sorvetes

Famosa em todo o país, a tapioca já caiu no gosto dos brasileiros que usam a goma e farinha para preparar muitos quitutes. Por ser uma iguaria que é a cara do Norte e Nordeste do Brasil, é claro que vamos encontrar sorvetes, picolés e geladinhos feito com essa delícia.

As combinações são bem diversas, muitas vezes misturadas com coco, com banana, com goiaba e até com geleia de goiabada. Este é mais um dos sabores de sorvetes do Nortes e Nordeste que você provavelmente vai gostar.

11. Sorvete de Buriti

Sorvete de buriti é a cara de João Pessoa! Com certeza, durante sua viagem à capital paraibana, você encontrará sorveterias que ofereçam esse sabor. Não pense duas vezes e experimente!

O gostinho é adocicado, bem parecido com a fruta in natura. Em João Pessoa, a dica é ir à Sorveteria Delícias do Cerrado, na qual você encontra sorvete de buriti e tantas outras opções como graviola, cajá, jabuticaba, tapioca, tamarindo, gengibre, araticum e muito mais. Aproveite!

Além de provar sabores de sorvetes do Norte e Nordeste do Brasil durante uma viagem, aproveite para trazer doces e geleias feitas com essas frutas típicas para casa. É uma maneira de incentivar o setor de turismo, o trabalho artesanal de muitos produtores e trazer um pedacinho dessas regiões para casa para continuar se lembrando de estados tão maravilhosos em nosso país.

3 comentários

  1. Quem vier por Natal não pode deixar de provar o sorvete de pinha (conhecido como fruta-do-conde ou ata em outras regiões)

  2. Muito Bom, Brasil é incrível mesmo!
    No Nordeste existem muitos sorvetes ótimos, assim como em todas as regiões brasileiras.

    Nordeste gostei muito dos sorvetes:
    – Cajá (Tem um gostinho da fruta com toque de acidez top) Sorvete Frosty (Fortaleza)
    – De Castanha tb é ótimo, Sorvetes Frosty
    – Agora o de Coco Verde e Tapioca em Salvador na sorveteria da Ribeira é top.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.