Entre os vales e as montanhas da Serra Catarinense fica o pequeno município de Siderópolis, um destino que vem chamando bastante a atenção de viajantes que buscam de muito contato com a natureza.

Isso porque Siderópolis é um destino de ecoturismo, com trilhas, cachoeiras, rapel e muitas atrações para você se desligar da correria do dia a dia.

O município fica a 50 km de distância da Serra do Rio do Rastro e praticamente faz divisa com Nova Veneza e Bom Jardim da Serra, dois município fofinhos também com atrativos para você curtir aos finais de semana.

Essa região de Santa Catarina também é famosa pela sua gastronomia, com pratos típicos italianos que mama nenhuma colocaria defeito. Faça seu passeio de carro! Alugue aqui online o seu.

Quer conhecer Siderópolis? Veja aqui onde se hospedar

O que fazer em Siderópolis

A Barragem do Rio São Bento é o ponto clássico para visitação em Siderópolis. Este local tem um lago artificial de 450 hectares, sendo considerado o maior reservatório de água do estado de Santa Catarina.

Cercada por montanhas da Serra Geral que transformam a paisagem em um cenário perfeito para muitas fotos, tem um detalhe que chama bastante a atenção na Barragem do Rio São Bento: a Capela de São Pedro que está submersa na água, deixando aparente apenas a sua torre.

sideropolis igreja
Capela de São Pedro, em Siderópolis. Foto: reprodução / Mapio

A capelinha foi mantida até ser inundada pelas águas como uma forma de preservar a história local.

Um túnel da antiga estrada de ferro com 388 metros de extensão que passa do ladinho de Siderópolis também é um bom ponto turístico para ser visitado.

Passe o dia no Aguaí Santuário Ecológico

Outro ponto bastante bacana para conhecer em Siderópolis é o Aguaí Santuário Ecológico, uma propriedade privada que tem como objetivo unir o lazer à natureza — além de garantir um almoço e cafezinho delicioso.

Situada bem na divisa dos municípios de Nova Veneza e Siderópolis, o local fica ao lado da Barragem do Rio São Bento e a cerca de 4km da Reserva Biológica Estadual do Aguaí.

O Aguaí Santuário Ecológico tem trilhas, tirolesa, pedalinho, caiaque e rapel, ou seja: tudo para deixar seu dia bem animado! Inclusive, lá tem um mirante com vista privilegiada da Barragem 🙂

O cenário e tudo ao redor é digno de um conto de fadas!

Aguaí Santuário Ecológico. Foto: Divulgação

Saiba tudo sobre o Aguaí Santuário Ecológico, como preços, valores de atrações, quanto custa o almoço e muito mais!

Aos sábados, domingos e feriados, o local é aberto para o público em geral das 10h às 18h30. É necessário fazer reservas antecipadamente.

Nos dias de funcionamento, é servido o Almoço Típico Italiano das 12h às 14h e o tradicional Café com Mistura das 14h às 18h30.

Trilhas em Siderópolis

É trekkings dos bons que você gosta? Em Siderópolis é possível fazer a Trilha dos Tropeiros, que tem nada menos do que 11 km!

Trilha dos Tropeiros em Siderópolis. Foto: Wikimedia Commons

É caminhada pesada e cansativa que você vai fazer, mas ao chegar no topo do cânion o esforço valerá a pena.

Por ser puxada, costuma levar 6 horas para subir e mais 6 horas para descer. Quem sobe na raça geralmente acampa lá no alto, podendo dormir observando as estrelas. É recomendado que você contrate guias locais para te acompanharem no passeio.

Além da Trilha dos Tropeiros, os viajantes também podem fazer a Trilha das Pedras do Castelo, que passa por formações rochosas que se parecem com muralhas e castelos. Essa trilha fica dentro de uma reserva da CASAN (companhia de água de SC) e tem 12 km de extensão.

Outra trilha bem interessante para fazer na região de Siderópolis é a Trilha da Janela Furada. Após uma subida pesada com 1,2 km, que começa no Camping Alto Jordão Ecoturismo, você vai se deparar com um cenário lindo.

Cachoeiras em Siderópolis

Cachoeira Bianchini. Foto: reprodução / Prefeitura de Siderópolis

Quer tomar um banho de cachu? Em Siderópolis, você pode dar uma passadinha na Cachoeira Bianchini, a mais procurada da região.

Localizada às margens da rodovia SID 159 na localidade de Rio Jordão Médio, o local tem uma queda d’água de 12 metros e cercada de muito verde.

Já que você estará em Siderópolis, outra dica de passeio é dar uma pulinho até o Cânion e Cachoeira do Cirenaica, que fica na região de Treviso.

cachoeira cirenaica
Cachoeira do Cirenaica. Foto: Mapio

O acesso ao lugar é fácil, percorrido apenas uma pequena parte em estrada de chão. Para chegar até a cachu, foram construídas escadas de madeira bem firmes, que contam com 100 degraus!

Desça até lá e fique curtindo as águas cristalinas e geladas — sim, é possível se banhar nas piscinas que se formam por lá!

Curtiu esta dica de destino?

Siderópolis é mais uma opção para você viajar com segurança no período da pandemia. Com bastante cuidado e respeito pelos outros, é possível espairecer, ter contato com a natureza e se divertir com sabedoria.

1 comentário

  1. A capela não está submersa deixando apenas a torre aparente. Na verdade só restou a torre, da capela de Sao Pedro, que foi demolida antes da inumdação do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.