Localizada no município de Itabira, a Serra dos Alves é uma formação geológica privilegiada, no interior de Minas Gerais. E quando falamos em privilégio, estamos apontando diversas áreas: a história, a cultura e as belezas naturais da região.

São pouco mais de cem moradores nesse vilarejo romântico e sossegado, típico dos interiores do Brasil. A capela fica em frente à uma pracinha e, no entorno, a natureza parece ter escolhido cada detalhe com cuidado, para garantir a tranquilidade no local.

Para quem quer se desconectar da rotina frenética da cidade grande, a Serra dos Alves é o local certo. Logo ao cruzar a placa de entrada da cidade, provavelmente você perderá o sinal de internet. 

E a independência da tecnologia não para por aí. Se você está pensando em visitar o vilarejo, prepare-se. Lá não tem farmácia, posto de saúde, agência bancária, posto de gasolina e nem oficina mecânica. Ou seja: é o lugar perfeito para se reconectar com você mesmo, deixando de lado qualquer distração.

Curiosidades sobre a Serra dos Alves

No século XX, a Serra dos Alves foi abrigo para portadores de hanseníase (lepra). Nessa época, ainda acreditava-se que a doença era um castigo de Deus: uma punição a algum malfeito cometido pela pessoa. Em outras palavras: os leprosos seriam grandes pecadores, e isso dificultava o convívio em sociedade, posto que ninguém se sentia confortável junto deles.

Assim, o leproso e sua família precisavam buscar regiões desabitadas, muitas vezes montanhosas, de difícil acesso, para viver. A Serra dos Alves, então, se tornou o lugar perfeito para essas pessoas.
Mas se antes o local era repleto de preconceitos, hoje é cheio de cultura, costumes peculiares e muitas belezas naturais para se desfrutar. E, claro, sem nenhum rastro da hanseníase por perto.

O que fazer na Serra dos Alves

O vilarejo não é feito para quem busca por luxos de uma cidade bem estruturada, mas sim para quem quer se conectar com a natureza e conhecer uma cultura que valoriza o bem-estar. O foco, portanto, são as trilhas que levam até belas cachoeiras e cânions de tirar o fôlego.

E para ajudar nessa empreitada sem ter dores de cabeça, utilize o serviço dos guias locais. Aqui, reservamos um espaço para que você possa entrar em contato com eles:

Gardiano: (31) 98626-0492
Geraldo Raul: (31) 98948-8486
Jafé: (31) 98809-9899
Martinho: (31) 97146-5761

Boca da Serra

Os cânions são extensos paredões esculpidos através de processos erosivos, principalmente em função das águas e dos ventos, no decorrer de milhões de anos. No cânion Boca da Serra, o maior da região, é possível deparar-se com piscinas naturais, cachoeiras e paredões que ultrapassam os 100 m de altura. Tudo isso nos 9km de caminhada em uma trilha deslumbrante. 

Nesse percurso, um dos destaques é a cachoeira da Lucy, com 15 m de altura e de difícil acesso, mas que compensa pela beleza de sua queda d’água.

Cachoeira do Bongue

Para quem está disposto a um pouco menos de aventura e mais contemplação, a cachoeira do Bongue é uma boa alternativa. Localizada no Rio do Tanque, tem fácil acesso a pé, permite a chegada de carros, e é uma das cachoeiras mais bonitas da Serra dos Alves.

São cerca de 7 km de distância entre o início e o final da trilha, que resultam em cerca de 1 hora de caminhada e apenas 30 minutos de carro.

Cachoeira da Coca-Cola

Cachoeira do Chuvisco ou Cachoeira Dois Córregos. Ninguém sabe ao certo qual o seu nome “de batismo”, mas hoje ela é mais conhecida como cachoeira da Coca-Cola, devido às suas águas escuras. 

Essa característica toda especial é, provavelmente, resultado da composição química do solo rico em iodo e ferro e da pigmentação das raízes das árvores ao seu redor. Mas isso não significa que as águas são sujas! Pelo contrário: são bastante limpas e relaxantes.

Curiosidade: É uma das poucas cachoeiras que apresenta a formação geológica em Conglomerado ou Rudito (que parece ter sido feita em massa de concreto com pedras em seu interior).

Como chegar na Serra dos Alves

Existem duas maneiras de chegar até a Serra dos Alves: de carro ou de ônibus.

Encontre aqui passagem aérea para Belo Horizonte

De carro

Para esse trajeto, você deve percorrer aproximadamente 70 km na rodovia BR-381 no sentido Vitória (ES). Depois, deve entrar no trevo de Bom Jesus do Amparo e seguir 15 km até Ipoema. Lá, vai seguir por 16 km em estrada de terra até a Serra dos Alves.

Se estiver chovendo, o acesso pode ser comprometido. Por isso, se puder, prefira o aluguel de um 4×4, que você pode conseguir por aqui.

De ônibus

Existe um ônibus saindo de Belo Horizonte até Itabira (Viação Saritur) a cada 1h. De Itabira até Serra dos Alves (Viação Santos), o ônibus sai apenas na sexta-feira, então é importante se programar para chegar a tempo.

Aproveite a viagem até Minas Gerais e conheça Belo Horizonte em 24 horas.

Onde se hospedar

As acomodações na Serra dos Alves são predominantemente em casas de família que cederam uma parte (ou o todo) do seu espaço para receber turistas na vila. Conheça algumas das opções:

Casinha Trevo de Quatro Folhas

Contato: Luiza e Léo – (31) 98798-5728

Casa da Serra dos Alves

Contato: Alessandro (31) 99278-8450

Casa Do Paulão

Contato: Paulo Roberto (31) 98761-1866

Onde comer 

Na Serra dos Alves, existem lugares super especiais para fazer uma refeição completa ou lanches. Apesar de pequenos, são bastante caseiros e aconchegantes. Vai parecer que você está na casa dos avós. Separamos alguns para você:

Buteco da Vila

Cerveja artesanal, frango caipira, batata frita caseira

Funcionamento: fins de semana e feriados
Horário: 11h às 18h (podendo haver alterações)
Contato: Alessandro (31) 99662-8372

Casa de Cultura

Chopp artesanal, pizza, pastel de angu, batata recheada, lanches.

Funcionamento: fins de semana e feriados (para outros horários, é necessário agendamento)
Horário: 8h às 22h
Contato: Helena (31) 98761-8008
Daniel Whatsapp (35) 98820-8056

Mercearia Serra dos Alves

Bar e mercearia, para um petisco ou lanche da tarde.

Funcionamento: todos os dias
Horário: 8:30h às 19:30h
Contato: Ariane (31) 97146-5761

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.