Localizada no município de Itabira, a Serra dos Alves é uma formação geológica privilegiada, no interior de Minas Gerais. E quando falamos em privilégio, estamos apontando diversas áreas: a história, a cultura e as belezas naturais da região.
São pouco mais de cem moradores nesse vilarejo romântico e sossegado, típico dos interiores do Brasil. A capela fica em frente à uma pracinha e, no entorno, a natureza parece ter escolhido cada detalhe com cuidado, para garantir a tranquilidade no local.
Para quem quer se desconectar da rotina frenética da cidade grande, a Serra dos Alves é o local certo. Logo ao cruzar a placa de entrada da cidade, provavelmente você perderá o sinal de internet.
E a independência da tecnologia não para por aí. Se você está pensando em visitar o vilarejo, prepare-se. Lá não tem farmácia, posto de saúde, agência bancária, posto de gasolina e nem oficina mecânica. Ou seja: é o lugar perfeito para se reconectar com você mesmo, deixando de lado qualquer distração.
Curiosidades sobre a Serra dos Alves
No século XX, a Serra dos Alves foi abrigo para portadores de hanseníase (lepra). Nessa época, ainda acreditava-se que a doença era um castigo de Deus: uma punição a algum malfeito cometido pela pessoa. Em outras palavras: os leprosos seriam grandes pecadores, e isso dificultava o convívio em sociedade, posto que ninguém se sentia confortável junto deles.
Assim, o leproso e sua família precisavam buscar regiões desabitadas, muitas vezes montanhosas, de difícil acesso, para viver. A Serra dos Alves, então, se tornou o lugar perfeito para essas pessoas.
Mas se antes o local era repleto de preconceitos, hoje é cheio de cultura, costumes peculiares e muitas belezas naturais para se desfrutar. E, claro, sem nenhum rastro da hanseníase por perto.
O que fazer na Serra dos Alves
O vilarejo não é feito para quem busca por luxos de uma cidade bem estruturada, mas sim para quem quer se conectar com a natureza e conhecer uma cultura que valoriza o bem-estar. O foco, portanto, são as trilhas que levam até belas cachoeiras e cânions de tirar o fôlego.
E para ajudar nessa empreitada sem ter dores de cabeça, utilize o serviço dos guias locais. Aqui, reservamos um espaço para que você possa entrar em contato com eles:
Gardiano: (31) 98626-0492
Geraldo Raul: (31) 98948-8486
Jafé: (31) 98809-9899
Martinho: (31) 97146-5761
Boca da Serra
Os cânions são extensos paredões esculpidos através de processos erosivos, principalmente em função das águas e dos ventos, no decorrer de milhões de anos. No cânion Boca da Serra, o maior da região, é possível deparar-se com piscinas naturais, cachoeiras e paredões que ultrapassam os 100 m de altura. Tudo isso nos 9km de caminhada em uma trilha deslumbrante.
Nesse percurso, um dos destaques é a cachoeira da Lucy, com 15 m de altura e de difícil acesso, mas que compensa pela beleza de sua queda d’água.
Cachoeira do Bongue
Para quem está disposto a um pouco menos de aventura e mais contemplação, a cachoeira do Bongue é uma boa alternativa. Localizada no Rio do Tanque, tem fácil acesso a pé, permite a chegada de carros, e é uma das cachoeiras mais bonitas da Serra dos Alves.
São cerca de 7 km de distância entre o início e o final da trilha, que resultam em cerca de 1 hora de caminhada e apenas 30 minutos de carro.
Cachoeira da Coca-Cola
Cachoeira do Chuvisco ou Cachoeira Dois Córregos. Ninguém sabe ao certo qual o seu nome “de batismo”, mas hoje ela é mais conhecida como cachoeira da Coca-Cola, devido às suas águas escuras.
Essa característica toda especial é, provavelmente, resultado da composição química do solo rico em iodo e ferro e da pigmentação das raízes das árvores ao seu redor. Mas isso não significa que as águas são sujas! Pelo contrário: são bastante limpas e relaxantes.
Curiosidade: É uma das poucas cachoeiras que apresenta a formação geológica em Conglomerado ou Rudito (que parece ter sido feita em massa de concreto com pedras em seu interior).
Cachoeira do Marques
Com aproximadamente 3 metros de altura, a Cachoeira do Marques é uma das atrações mais famosas da cidade, e está disposta em meio à paredões rochosos e piscinas naturais. A trilha para chegar até ela é de fácil acesso, com aproximadamente 3km de extensão (cerca de 40 minutos de caminhada). Mas atenção: por ser uma trilha com pouca sombra, não se esqueça de se equipar com um bom boné/chapéu e protetor solar, ok?
Para quem não abre mão de uma boa aventura, ali na mesma região tem os cânions que levam o mesmo nome da cachoeira, o lugar perfeito para praticar escalada, rapel e rafting
Cachoeira dos Cristais
No caminho do Cânion Boca da Serra você encontra a Cachoeira dos Cristais, com seus 4 metros de queda d’água e um poço de águas refrescantes. Embora a trilha tenha uma subida íngreme, o seu percurso é de fácil acesso, com cerca de 5km de extensão. O lugar ideal para relaxar e esquecer da vida.
Mirante da Serra dos Alves
O mirante da cidade é a atração ideal para avistar as belezas naturais que Serra dos Alves proporciona. Além das montanhas e vales, o pôr-do-sol se transforma no espetáculo perfeito. Fica a cerca de 3,5 km do centro: são 20 minutos de carro até a trilha, e 30 minutos de caminhada até o topo – vale cada segundo do passeio!
Morro Redondo / Capela do Senhor do Bonfim
Com 1200 metros de altitude, o mirante do Morro Redondo oferece uma vista de 360 graus de toda a região. Além de avistar o pôr-do-sol, os visitantes que buscam esta atração também aproveitam o local para contemplação do povoado da Serra dos Alves, o Pico do Amor em Itabira, os distritos de Senhora do Carmo e de Ipoema, a Serra da Piedade e o Caraça, além de dar uma esticadinha até a Capela do Senhor do Bonfim, uma singela construção emblemática que compõe o cenário de maneira bucólica.
O local oferece estacionamento, mas é necessário levar lanches e bebidas, pois não há infraestrutura para alimentação.
Parque Estadual Mata do Limoeiro
O Parque Estadual Mata do Limoeiro não fica precisamente em Serra dos Alves, e sim no distrito vizinho de Ipoema, a 14km. Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 16h, e com entrada de R$ 15,00 por pessoa, o local reserva inúmeras atrações naturais, que vão de cachoeiras a grutas e mirantes, acessados por trilhas bem sinalizadas.
Parque Nacional da Serra do Cipó
O paisagista Burle Marx passou a chamar esta atração de “Jardim do Brasil” não foi a toa: o Parque Nacional da Serra do Cipó garante uma paisagem icônica de arrancar suspiros de seus visitantes. Aberto todos os dias, das 8h às 18h (e com entrada até as 16h), esta é uma aventura para montanheiros que buscam uma experiência única: a travessia Alto do Palácio – Serra dos Alves leva 3 dias para ser completada, e todas as informações sobre a atividade pode ser acessada no site oficial. A entrada é gratuita.
Como chegar na Serra dos Alves
Existem duas maneiras de chegar até a Serra dos Alves: de carro ou de ônibus.
Encontre aqui passagem aérea para Belo Horizonte
De carro
Para esse trajeto, você deve percorrer aproximadamente 70 km na rodovia BR-381 no sentido Vitória (ES). Depois, deve entrar no trevo de Bom Jesus do Amparo e seguir 15 km até Ipoema. Lá, vai seguir por 16 km em estrada de terra até a Serra dos Alves.
Se estiver chovendo, o acesso pode ser comprometido. Por isso, se puder, prefira o aluguel de um 4×4, que você pode conseguir por aqui.
De ônibus
Existe um ônibus saindo de Belo Horizonte até Itabira (Viação Saritur) a cada 1h. De Itabira até Serra dos Alves (Viação Santos), o ônibus sai apenas na sexta-feira, então é importante se programar para chegar a tempo.
Aproveite a viagem até Minas Gerais e conheça Belo Horizonte em 24 horas.
Onde se hospedar
As acomodações na Serra dos Alves são predominantemente em casas de família que cederam uma parte (ou o todo) do seu espaço para receber turistas na vila. Conheça algumas das opções:
Casinha Trevo de Quatro Folhas
Contato: Luiza e Léo – (31) 98798-5728
Casa da Serra dos Alves
Contato: Alessandro (31) 99278-8450
Casa Do Paulão
Contato: Paulo Roberto (31) 98761-1866
Premium Executive Hotel Itabira
Com café da manhã incluído na diária, este hotel oferece dormitórios Premium Executive contam com ar-condicionado, TV a cabo e frigobar e banheiro privativo. O Wi-Fi e o estacionamento também são gratuitos.
IT Itabira Hotel
o IT Itabira tem como diferencial piscina ao ar livre, restaurante, sauna, academia e café da manhã fabuloso. Nos dormitórios, ar-condicionado, mesa de trabalho, cofre, TV de tela plana e banheiro privativo com chuveiro fazem parte da estrutura.
Estâncias da Serra dos Alves
Esta é uma casa de temporada que oferece toda a infraestrutura para comportar até 9 pessoas. E para o maior conforto, a propriedade dispõe de churrasqueira, hidromassagem, sauna e vista para o rio e para as montanhas. Há ainda 4 quartos, cozinha equipada, varanda com mesa para refeições ao ar livre e área para piquenique.
Estâncias da Serra dos Alves 2
Esta casa de 3 quartos comporta até 10 pessoas confortavelmente, e dispõe de hidromassagem, churrasqueira, TV de tela plana e cozinha equipada. Há ainda Wi-Fi gratuito, uma vista preciosa das montanhas e uma espaçosa área para refeições.
Onde comer
Na Serra dos Alves, existem lugares super especiais para fazer uma refeição completa ou lanches. Apesar de pequenos, são bastante caseiros e aconchegantes. Vai parecer que você está na casa dos avós. Separamos alguns para você:
Buteco da Vila
Cerveja artesanal, frango caipira, batata frita caseira
Funcionamento: fins de semana e feriados
Horário: 11h às 18h (podendo haver alterações)
Contato: Alessandro (31) 99662-8372
Casa de Cultura
Chopp artesanal, pizza, pastel de angu, batata recheada, lanches.
Funcionamento: fins de semana e feriados (para outros horários, é necessário agendamento)
Horário: 8h às 22h
Contato: Helena (31) 98761-8008
Daniel Whatsapp (35) 98820-8056
Mercearia Serra dos Alves
Bar e mercearia, para um petisco ou lanche da tarde.
Funcionamento: todos os dias
Horário: 8:30h às 19:30h
Contato: Ariane (31) 97146-5761
O que levar na mala para Serra dos Alves?
Na Serra dos Alves o foco principal é o ecoturismo, e o sinônimo disso é uma bagagem simples, leve e com todos os acessórios necessários para a sua devida proteção. E isso inclui:
- Roupas leves para caminhadas;
- Assim como um bom tênis confortável;
- Para a prática de esportes radicais e/ou aquáticos, certamente não pode faltar em sua bagagem os equipamentos adequados para cada modalidade;
- Repelente e protetor solar são indispensáveis;
- E um bom chapéu ou boné.