Para quem quer se conectar à natureza, aproveitar trilhas, cachoeiras e fazer turismo de aventura sem precisar ir muito longe, a região da Serra do Japi, no interior de São Paulo, é uma excelente pedida!

A área onde fica localizada a Serra do Japi é uma das melhores para aproveitar a Mata Atlântica remanescente no estado, com 350 km² de muita fauna e flora, envolvendo diferentes cidades do interior.

Aventure-se nas seis trilhas da Serra do Japi, conheça cachoeiras, visite fazendas e várias atividades na região, que fica a apenas 60 km da capital paulista.

Confira nosso guia completo e saiba onde ficar, o que fazer, onde comer, o que levar, quando ir e como chegar!

Conheça a Serra do Japi

A Serra do Japi fica a 1h30 de São Paulo e seus 350 km² de extensão se dividem nas cidades de Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar, sendo que a maior parte da reserva ambiental fica em Jundiaí, com cerca de 91 km².

Por ser uma área de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a Fundação Serra do Japi é responsável por cuidar, preservar e administrar a região, especialmente por ser um local que recebe viajantes para diversas atividades.

Com diversas paisagens para encantar os visitantes, o destino é bem procurado por quem busca ecoturismo e ainda conta com boas opções de restaurantes e hotelaria para acomodar quem resolve dar um pulinho na região. Então não se preocupe que na Serra do Japi ninguém precisa passar perrengue!

O que fazer na Serra do Japi

A Serra do Japi é muito procurada para quem quer fazer atividades ecológicas e ficar em contato com a natureza, então na região o que não faltam são trilhas, cachoeiras, mirantes e ainda é uma excelente área para praticar mountain bike.

São seis trilhas para os viajantes se conectarem com a natureza e explorarem a Serra do Japi

Conheça as Trilhas da Ermida, dividida em dois caminhos, que passam por várias paisagens, muitas flores, uma floresta bem densa e fontes de água doce.

As Trilhas da Malota também podem ser feitas por dois percursos diferentes, sendo que cada um tem duração de aproximadamente 4 horas caminhando, passando por uma paisagem um pouco diferente da primeira trilha que falamos, pois passa também por brejos e mirantes.

Não deixe de visitar a Cachoeira Serra do Japi, que pode ser acessada pela Trilha da Taturana mas não tem um espaço muito adequado para banho, mas é legal e bonito ver sua alta queda d’água.

A Cachoeira da Morangaba também é bem famosa e essa sim tem um espaço bem legal para quem quer tomar banho de cachoeira, além de ser cercada por uma paisagem verde incrível!

Também vale a pena explorar a região visitando alguma das quatro propriedades privadas na região, Fazenda Montanhas do Japi, Sítio Serra das Paineiras, Fazenda Japiapé ou Fazenda Ribeirão.

A Fazenda Montanhas do Japi é uma das mais frequentadas, com uma variedade bem interessante de fauna e flora da Serra do Japi e ainda é bem famosa por conter centenas de espécies de borboletas no local, além de famílias de capivaras. Na fazenda ainda é possível aproveitar um lago, trilhas e passeios de bicicletas, com diárias a partir de R$ 90 por pessoa, já com alimentação. Preço consultado em novembro de 2022.

As visitas na Serra do Japi costumavam ser realizadas pela Prefeitura de Jundiaí, mas recentemente houve uma alteração e as visitas agora devem ser agendadas diretamente com os monitores credenciados. 

Os viajantes podem conhecer o local sozinhos, em grupos ou mesmo com agências de turismo, sendo que em todas as ocasiões um monitor credenciado deve acompanhar a visita.

Por aqui os visitantes podem conferir os contatos, oferecidos pela Prefeitura de Jundiaí.

Os visitantes podem conhecer a reserva ambiente aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h.

Hotéis em Serra do Japi

Para conhecer a Serra do Japi os viajantes podem optar por se hospedar em alguma das quatro cidades que ficam na região, confira algumas das melhores hospedagens da área que o Quanto Custa Viajar separou!

Japy Golf Resort Hotel: este resort bem pertinho da reserva fica em Cabreúva, é bem moderno, com acomodações com um design bem “clean” e novinho, conta com piscina aquecida e coberta, academia e outras amenidades para complementar sua viagem!

Foto: Booking
Foto: Booking

Hotel Cabreúva Resort: mais um hotel no estilo resort e com muita área verde para encher nossos olhos! Também localizado em Cabreúva, o hotel ainda conta com equipe de entretenimento e atividades dentro do seu espaço para cativar seus clientes.

Foto: Booking

Fazenda Montanhas do Japi: a fazenda além de passeios também oferece hospedagem para os viajantes! Com um ambiente reservado e muito conforto em meio a natureza, na fazenda, a partir das 16h30, o hóspede torna-se “dono” do espaço, já que os visitantes do Day Use chegam às 8h e têm suas atividades encerradas às 16h.

Onde comer

A culinária da Serra do Japi é marcada pela comida caipira e a maioria dos restaurantes tem uma proposta bem caseira. 

Quando estiver por lá, vale conhecer o Restaurante Portal Japy, opção self-service. O Café Colonial Bella Mattina é super famoso na região por oferecer uma experiência rural com muito aconchego e natureza, realizando até casamentos no local de tão bonito que é!

Foto: Instagram
Foto: Instagram

Tenha uma experiência de gastronomia italiana na região no Família Brunholi Restaurante.

Vale a pena dar uma conferida, se for visitar alguma fazenda privada, quais refeições estão incluídas (geralmente café da manhã e almoço) para não se empanturrar antes e não aproveitar a comida oferecida nos passeios.

Para quem quiser aproveitar e comer em Jundiaí mesmo, a cidade tem várias opções e mais de um shopping com praça de alimentação, com várias redes famosas do país todo.

Quando ir 

Evite épocas chuvosas e de muito frio, como entre junho e agosto, para conhecer a Serra do Japi, pois todas as atividades de ecoturismo são ao ar livre e se chover, podem não acontecer.

Além disso, conforme falamos acima, as visitas acontecem apenas aos finais de semana e feriados, então programe sua viagem para essas datas e faça o agendamento com os monitores credenciados.

Como chegar na Serra do Japi

A Serra do Japi, se acessada por Jundiaí, fica a apenas 60 km da capital paulista em uma viagem de carro de apenas 1h30 pela Rodovia dos Bandeirantes.

O viajante também pode ir de ônibus até Jundiaí e seguir o caminho de carro alugado ou táxi.

Se vier de fora do estado ou quiser fazer a maior parte do trecho de avião, o visitante pode pegar um voo até Campinas, o aeroporto mais próximo. 

Por aqui você confere as melhores passagens do Brasil todo até o aeroporto de Viracopos.

O que levar

Para quem viaja para a Serra do Japi em busca de ecoturismo, leve roupas específicas para se sujar, fazer trilhas e ainda nadar. Ou seja, nada de roupas muito arrumadas e sim confortáveis para encarar muitas horas de caminhadas.

A própria Prefeitura de Jundiaí recomenda, para os passeios, que os viajantes levem alimentos de natureza leve: frutas in natura ou frutas secas, barras de cereais, lanches frios e alimentos calóricos: barra de chocolate, castanhas ou amendoim, biscoitos ou bolachas.

Também solicitam que os aventureiros levem água e sacos de lixo para levar o que for consumido no local de volta para casa.

Para fazer as trilhas da Serra do Japi, a Prefeitura recomenda o uso de calça comprida, boné e roupas preferencialmente de cores neutras. Também indica calçado confortável, fechado e seguro para percorrer trilhas ou circuitos e repelente e protetor solar.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.