A Serra da Estrela é um destino único em Portugal! Considerada o ponto mais alto do país, com quase 2000 metros de altitude, a serra possui a maior cadeia de montanhas de Portugal, proporcionando aos turistas vistas panorâmicas de tirar o fôlego com um verdadeiro espetáculo da natureza.

Especialmente no inverno, a Serra da Estrela atrai visitantes de todos os cantos do mundo, já que as montanhas ficam cobertas de neve. Até estação de esqui tem por lá, dá para acreditar!

A Serra da Estrela fica entre as cidades de Seia e Covilhã, a 300 km de distância de Lisboa e a 195 km de distância da cidade do Porto. Por isso, se você se organizar bem direitinho, é possível fazer um bate e volta para curtir o dia inteiro na serra.

Porém, quem deseja aproveitar pra valer a região, pode se hospedar na cidade de Manteigas, um local bem fofinho, com boas opções de restaurantes e lojas de produtos tradicionais da região. Confira aqui opções de hotéis e pousadas em Manteigas com diárias a partir de R$ 212.

Atrações na Serra da Estrela

Apesar de ser um parque pequena, a região da Serra da Estrela possui MUITAS atrações e atividades legais para se fazer. Quando a neve toma conta da região, esquiar e admirar a paisagem são as dicas perfeitas. Quando a neve derrete, os turistas aproveitam as trilhas e lagoas. Veja algumas das principais atrações:

Torre da Serra da Estrela

serra da estrela torre no inverno
Foto: Rosino

A Torre da Serra da Estrela é um dos principais pontos turísticos da Serra da Estrela, já que é o ponto mais alto de toda a serra. Quem sobe na torre pode aproveitar um mirante que proporciona vistas espetaculares da região.

É na Torre que fica a Estância de Esqui da Serra da Estrela. No inverno, já dá para imaginar que esse é o ponto com maior concentração de turistas, não é mesmo?

serra da estrela
Foto: Wikimedia Commons
serra da estrela em portugual
Foto: Ronnie Macdonald

Durante o verão, a estação fica fechada, mas mesmo assim atrai visitantes que desejam dar uma espiadinha na paisagem lá de cima.

Lagoa Comprida

serra da estrela
Foto: Wikimedia Commons

Localizada na cidadezinha de Seia, a Lagoa Comprida é a maior lago da Serra, sendo também o maior reservatório de água da região. No inverno, a Lagoa Comprida fica emoldurada pelo gelo. Já no verão, a sensação que se tem é de estar em outro lugar, com as águas cristalinas.

Covão da Ametade

serra da estrela covão
Foto: Pixabay

O Vale Glaciário do Zêzere possui um dos locais mais bonitos da Serra da Estrela. Vá até a Nascente do Rio Zêzere para se encantar com o visual do local. O Covão da Ametade é um point procurado por quem gosta de esportes de inverno e também por pessoas que querem descansar e renovar as energias. Somente em períodos de inverno rigoroso que o local não é acessível.

Muitas trilhas

serra da estrela em portugal
Foto: Pixabay

Quem gosta de caminhadas vai amar fazer as trilhas da Serra da Estrelas. São opções com passagens por lagos, cachoeiras, além de poder admirar toda a fauna e flora da região. As mais conhecidas são:

  • Trilha Vale do Alva: com 45 minutos de caminhada.
  • Trilha Quinta da Serra: com 2h30 de caminhada.
  • Trilha Cabelo dos Corvos: com 3h de caminhada.

Saiba mais sobre elas aqui no site do Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Poço do Inferno

serra da estrela portugal poço do inferno
Foto: Wikimedia Commons

A 1080 metros de altitude fica o Poço do Inferno, considerada uma das cascatas mais bonitas de Portugal. Com quedas d’água de aproximadamente 10 metros de altura, formadas pelas águas da Ribeira de Leandres. Algumas das trilhas da região chegam até essa belezura.

Loriga

serra da estrela loriga
Foto: Pexels

Aqui, você vai entrar na Suíça Portuguesa, como é conhecido o vilarejo de Loriga. A 24 km de distância da Serra, a vila fica a 770 metros de altitude e está rodeada pelas montanhas Penha do Gato com cerca de 1800 metros e a Penha dos Abutres com mais de 1800 metros.

Vale do Rossim

serra da estrela
Foto: Wikimedia Commons

Mais uma atração no coração da Serra da Estrela com uma altitude média de 1437 metros. O Vale do Rossim é perfeito para ser visitado durante o verão, já que possui praias fluviais perfeitas para um tchibum. Por lá, na pequena faixa de areia, os turistas encontram um bar e restaurante para fazer suas refeições.

Manteigas

serra da estrela
Foto: Michael Clarke Stuff

A cidadezinha charmosa também deve ser visitada durante seu tour pela Serra da Estrela. Inclusive, o trajeto de Manteigas até a Torre da Serra da Estrela é um dos mais fofos que se pode fazer. Percorrendo 16 km de distância, os turistas seguem sempre de olho no Vale Glaciar, repletos de montanhas e lagos. É um cenário apaixonante!

Para quem gosta de queijo, a dica é dar um pulinho em Sabugueiro, uma pequena vila que fica bem pertinho de Seia, a 4 km da Serra da Estrela. Por isso, vale a pena emendar o passeio nos dois destinos. O vilarejo fica a a mais de mil metros acima do nível do mar. Em Sabugueiro, existem um montão de lojas de queijos, inclusive fábricas, para você saborear esse alimento tradicional.

Se você tiver mais tempo, vale a pena conhecer a cidade medieval de Linhares da Beira, a aldeia de Cabeça, a cidade de Guarda, a vila de Folgosinho, Covilhã e também o Museu do Pão, localizado na cidade de Seia, o Museu do Pão foi inaugurado em 2002 e exibe objetos clássicos utilizados na confecção do famoso pão português.

Melhor época para ir à Serra da Estrela

Durante todo ano, os turistas podem curtir bastante o Parque Nacional. Quem gosta de andar e admirar paisagens pode planejar a ida para lá entre os meses de maio a outubro, em que o clima está brando.

Como o parque tem praias e lagoas, para aproveitar bem essas atrações, você deve planejar sua viagem para os meses entre julho a setembro, bem no auge do verão.

Nos três primeiros meses do ano neva bastante na região, deixando o cenário absurdamente bonito. Se você quer ver neve, de janeiro a março é o período ideal para conhecer o local. Mesmo com bastante frio, vale a pena!

Mesmo no verão ou primavera, vale a pena levar um casaco corta vento. Não é porque estamos nas estações mais quentes do ano que o frio não bate nessa que é a região mais alta de Portugal.

serra da estrela
Foto: Wikimedia Commons
serra da estrela
Foto: Wikimedia Commons
serra da estrela
Foto: Wikimedia Commons

Como ir para a Serra da Estrela

Muitos turistas optam por alugar um carro em Portugal para fazer esse passeio. Dessa maneira, é possível ir e voltar no horário que desejar. O único aviso nesse caso é que as estradas para chegar até a Serra da Estrela são estreitas — no inverno, com neve na pista, pode ser também perigoso. Por isso, o condutor do veículo tem que ter bastante experiência para não passar apuros.

Quem prefere ir com mais comodidade e segurança, só se preocupando em chegar à Serra da Estrela para curtir o Parque Nacional, pode contratar uma agência de turismo que faz o translado.

Você pode contratar aqui uma excursão de dia inteiro para a Serra da Estrela saindo de Lisboa. Já quem está pela no Porto, em Maia, em Matosinhos ou na Vila Nova de Gaia, pode contratar aqui uma excursão de dia inteiro.

Quem não que se preocupar com nada, nem com a compra dos ingressos para as atrações, pode optar por uma excursão VIP, com guia, que parte de Lisboa até a Serra da Estrela com tudo incluso. Clique aqui e saiba mais sobre esse passeio.

Seja pilotando o carro ou com ônibus de excursão, curta bastante o visual, o trajeto é cheio de encantos e belezas.

Curtiu esse destino novo em Portugal que é bem famoso entre os portugueses, mas só agora começou a cair no gosto dos brasileiros? Se você se interessou em visita-lo, comece desde já a planejar essa trip. Use nosso buscador de passagens aéreas baratas e encontre os voos nas melhores datas e com preços atrativos para sua viagem.

4 comentários

  1. A Serra da Estrela é um dos tesouros de Portugal, com lugares maravilhosos que deveriam ser conhecidos por todos. 😍
    Parabéns pelo destaque à serra uma das maravilhas de Portugal. 👌

  2. A Serra da Estrela é muito mais que uma montanha entre Seia e Covilhã. Ao dizer isto não dá a devida importância a tantos locais que ficam também no SOPÉ da Serra da Estrela. Do lado de Seia tem Gouveia que fica a 700m de altura, tem Loriga, tem Celorico da Beira . Mas também do lado da Covilhã tem Castelo Branco, Belmonte, Manteigas… Tanto a descobrir!

  3. 🌟A Serra da Estrela, é a mais bela de Portugal. Lugar paradisíaco, onde o tempo pára no infinito da Serra a tocar o CÉU. A quem não se cansa como eu de saborear cada recanto. Parece que descubro sempre algo de novo. Experimentem fazer férias no coração da serra?

  4. Tanta escrita que parece o Paraíso na Terra. É apenas mais um local montanhoso. É bonito sim… Mas há mais bonito. Basta ir a Espanha…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.