Sengés é uma cidade do Paraná rica em belezas naturais, considerada um refúgio para quem deseja se desestressar e fugir um pouquinho da correria do dia a dia.

As atrações da cidade são as 60 cachoeiras presentes na região, lindas para literalmente lavar a alma. Sengés também é abençoada com cânions, vales, lagos, grutas e represas que rendem cenários espetaculares para quem adora ter esse tipo de conexão com o meio ambiente.

A distância entre Sengés e a cidade de Curitiba é de 272 km. Saindo de carro da capital paranaense, você leva aproximadamente 3h30 para chegar a esse paraíso das cachoeiras. Assim, acaba sendo um bom passeio de final de semana, por exemplo, ou emenda de feriados.

Viajar para Sengés garante aventuras e boas descobertas. Confira alguns pontos e passeios que você não pode perder!

Poço Encantado em Sengés

Essa lagoa foi batizada com o nome perfeito. Isso porque o Poço Encantado em Sengés é uma nascente com águas cristalinas em meio a uma área de preservação ambiental e, realmente, é um local encantado!

Pelo fato das águas serem clarinhas, com tonalidade azul-esverdeada, você consegue visualizar sem dificuldade a areia no fundo da lagoa.

O Poço Encantado é um local perfeito para quem precisa dar um tempo na cabeça, parar por alguns instantes e pensar na vida. Isso porque o silêncio vai tomar conta de tudo, fazendo com que você escute apenas o barulho da água e dos animais, rodeada por uma vegetação intocada.

Para ver o Poço Encantado em Sengés, você precisa de uma autorização prévia da PISA Reflorestamento. Essas liberações também são providenciadas pelos guias credenciados.

Cachoeira dos Pretos: passeio de final de semana para fazer pertinho de São Paulo

Trilha das Cachoeiras em Sengés

A Trilha das Cachoeiras possui 14 km e é considerada de dificuldade baixa. Boa parte do trajeto é feita na sombra dentro da mata, passando por diversas cachoeiras. Em algumas, como na Cachoeira do Veadinho, você pode tomar banho nas piscinas naturais que se formam com as quedas d’água.

Para fazer esse tour, você deve contratar um guia local credenciado ou ir acompanhada com alguém que conheça muito bem a região, até mesmo porque a trilha não é bem sinalizada. O preço do guia fica na faixa de R$ 100.

Durante a caminhada, você vai encontrar algumas das cachoeiras mais bonitas da região, como:

  • Cachoeira da Cabeceira: que possui 35 metros de altura.
  • Cachoeira do Postinho: cachoeira vista do alto das pedras com águas esverdeadas e cristalinas.
  • Cachoeira do Pinheirinho: que pode ser vista do alto também assim na mesma área de visitação da Cachoeira do Postinho.
  • Cachoeira dos Bugres: no alto dessa cachoeira se formam piscinas naturais boas para descansar após a caminhada.
  • Poço Fundo: a trilha termina nessa cascata que também é ótima para banho.

Reserve um dia inteiro para fazer esse trekking.

Cachoeira do Corisco

sengés
Foto: Wikimedia Commons

No final do Cânion Bonsucesso, encontramos mais um ponto turístico famoso em Sengés! A Cachoeira do Corisco tem 98 metros de altura e fica no km 12 da estrada PR 239 dentro de uma propriedade particular.

Geralmente, o acesso para ver a cachoeira é liberado para turistas que estão acompanhados com guias locais credenciados.

15 cânions no Brasil para explorar na sua próxima viagem

Vê-la do alto do mirante é como se você estivesse admirando um quadro, emoldurado pela vegetação verde ao redor, destacando a força das águas cristalinas caindo dos paredões rochosos.

Cachoeira Erva Doce

Mais uma das 60 cachoeiras de Sengés que você pode visitar é a Cachoeira Erva Doce. As quedas d’água são altas, mas a piscina natural que se forma aos pés da cachu são rasas. Por esse motivo, essa atração acaba sendo recomendada para quem viaja com crianças.

Cambará do Sul reúne cânions surpreendentes a mais de 1.000 metros de altura

Onde se hospedar em Sengés

Sengés é uma cidade pacata, pequena e com poucas opções de hospedagem. A dica é ficar em Itararé, no Estado de São Paulo, já que as cidades fazem divisa e se distanciam apenas por 16 km. Em Itararé, você encontra uma estrutura melhor e com mais opções para se hospedar.

Clique aqui e confira hotéis e pousadas em Itararé, pertinho de Sengés

Dicas gerais para quem vai fazer os passeios pelas cachoeiras de Sengés

  • Prepare uma mochilinha com água e lanches, as cachoeiras não têm pontos para vendas de alimentos.
  • Tenha sempre uma sacolinha para trazer seu lixo de volta. Preserve o meio ambiente!
  • Leve repelente para se proteger das picadas de insetos.
  • Use calças de tecidos leves durante as trilhas, isso ajuda você a não se arranhar nos galhos pelo caminho.
  • É importante saber que você vai precisar cruzar alguns rios e riachos, com pedras pelo caminho, principalmente na Trilha das Cachoeiras. Vale a pena levar uma toalha para se secar, além de ter bastante cuidado para não escorregar.
  • Leve protetor solar, não se engane pelas sombras durante as trilhas.

Como muitas estradas são de terra batida, que tal alugar um carro para fazer os passeios em Sengés?

Você também pode ir ao Cânion do Jaguaticatú, com rochas imensas e bastante verde, ver a Cachoeira do Navio que fica bem pertinho do centro da cidade e tantas outras atrações bonitas na região. Se você curte turismo de aventura, Sengés é um destino perfeito para você.

4 comentários

  1. A cidade de Sengés é pequena sim e possui poucas opções de hospedagem. Um hotel-fazenda um pouco mais distante e um pequeno hotel dentro da cidade mas, sem querer desmerecer Itararé, é preciso incentivar a economia local. Sengés possui também guias locais que podem ser contratados na cidade p/ acompanhar os grupos.
    O hotel da cidade, apesar de simples, é bem baratinho e tem uma tendimento fantástico! O dono trata td mundo como se fosse da família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.