A cidade de São Pedro SP, no interior, a quase 200 km da capital paulista, é uma excelente opção para aqueles que querem fazer uma viagem rápida aos finais de semana para relaxar e renovar as energias.

O local mistura aventura, cultura, diversão e descanso para famílias, grupos de amigos e casais que buscam fugir da agitada capital.

Apesar do nome semelhante, não vamos confundir com Águas de São Pedro, ok? Essas são cidades diferentes, cada uma com seu charme, mas dessa vez vamos te dar as dicas para conhecer São Pedro SP.

Aproveite as rampas de voo livre da cidade/Foto: Prefeitura de São Pedro

Conheça São Pedro SP

A acolhedora cidade de São Pedro SP tem atualmente cerca de 36 mil habitantes e é famosa por receber turistas aos finais de semana e feriados prolongados, como o carnaval. 

Inclusive, se você quer viajar neste período mas não gosta de agito e lotação, talvez seja melhor evitar o local, que recebe cerca de 12 mil viajantes por dia neste feriado.

O município abriga a nascente do rio Jacaré Pepira, fica a 580 metros do nível do mar e tem clima ameno e agradável, sendo um ótimo atrativo para quem quer curtir as baixas temperaturas no inverno.

O turismo de São Pedro SP foi ganhando cada vez mais diversidade e hoje seu maior atrativo é o turismo ecológico e de aventura.

Na região, os viajantes vão conseguir aproveitar cachoeiras, parques naturais, parque aquático, voos de parapente, asa-delta e balão! Além da infraestrutura com hospedagens e restaurantes.

O que fazer em São Pedro SP

Fizemos a sugestão de uma viagem aos finais de semana para São Pedro SP, mas é fácil perceber que não é possível fazer todas as atrações apenas em dois dias. Por isso, vale a sugestão de voltar, ficar mais dias e curtir tudo que o local oferece.

Parque do Cristo: para quem veio se aventurar, precisa passar neste parque que é o point do voo livre.

Rancho da Tirolesa: como o próprio nome sugere, visite o local para curtir uma tirolesa emocionante e também andar a cavalo. No local, ainda é possível desfrutar de refeições.

Thermas Water Park: com certeza um dos principais atrativos da região, este parque aquático é voltado para famílias e tanto adultos quanto crianças podem curtir. Com piscinas de ondas, águas quentes e frias, complexo de toboáguas e ainda réplicas de dinossauros para impressionar os pequenos. 

O local ainda possui restaurantes e armários pagos à parte, por isso vale levar uma graninha extra.

Balonismo: para viver essa experiência incrível, será necessário entrar em contato com as empresas registradas na região para agendar um horário e então fazer o passeio. Várias fazem o serviço e sobrevoam São Pedro SP por cerca de 1h.

Eco Park Camping: mais aventura reunida em um só lugar! Este parque no bairro Santana oferece Rapel, Tirolesa, Paredão de Escalada, Arvorismo, dentre outras atividades.

Cascata Dorigon: uma das atrações mais impressionantes de São Pedro SP, a cascata tem uma queda d’água de 15 metros. O local tem fácil acesso e uma bela piscina natural.

Museu Gustavo Teixeira: fora toda a aventura e natureza, a cidade ainda se preocupa com seu lado cultura e tem um belo museu que reconta a história do poeta da cidade, que dá nome ao local. O museu também acaba recontando a história da própria cidade, com curiosidades e itens que foram sendo restaurados ao longo do tempo.

Feirinhas: no Boulevard Dona Hermelinda é possível aproveitar uma feira de artesanatos e, de quinta à sábado, aproveite a Feira do Produtor Rural e aproveite queijos e hortifruti diferenciado.

Hospedagem

Algumas opções de hospedagem em São Pedro SP ficam mais próximas ao centro da cidade e outras ficam mais distantes, inseridas na natureza, e quem vai sem carro pode ter dificuldades para se locomover para conhecer restaurantes e passear.

Confira algumas sugestões de hotéis e pousadas para avaliar e colocar em seu roteiro de viagem.

Hotel Fazenda Fonte Colina Verde: este hotel, próximo ao centro, possui piscina, atividades, sauna e sistema de pensão completa para facilitar a estada de seus viajantes.

Foto: Booking

Hotel Fazenda Sao João: com piscina, restaurante, wi-fi e quartos completos com tv e banheiro privativo, o hotel ainda conta com quadra de tênis e academia. No local ainda é possível andar a cavalo, praticar pesca esportiva e fazer trilhas. Ainda vale ressaltar que existem várias atrações para crianças e inclusive recreação em determinadas datas.

Foto: Booking

Pousada Vale do Dinossauro:  esta pousada na natureza tem uma ótima visão das montanhas e fica na Serra de São Pedro. O local ainda tem internet, café da manhã, piscina e sauna, além de dinossauros decorativos.

Foto: Booking

Pousada Country Santana’s Ranch: este retiro encantador fica em meio a 56 mil metros de área verde, conta com piscina aquecida, quartos completos, bar, restaurante, jacuzzi, passeio a cavalo, aulas de circo para crianças e mais.

Foto: Booking

Alimentação 

Apesar de pequena, a cidade de São Pedro SP vive de turismo e nada melhor que investir em boa infraestrutura para receber e agradar os viajantes.

Por isso, não se preocupe com a alimentação no local, ninguém vai passar aperto. São muitas opções mesmo! De café a sushi, existe uma boa variedade.

Uma opção para o café da manhã é o Quintal da Serra Café Colonial que arranca suspiros de qualquer um que visitou o lugar. Com café farto recheado de opções, como bolo, pães e geleias, o lugar pode ser visitado apenas aos domingos das 08h às 12h.

É de dar água na boca, né?/Foto: Facebook

Para comer um ótimo parmegiana e outros pratos (comida mesmo) confira o À Brasserie.

Para uma experiência diferenciada de slow food, conheça o Vila del Capo, uma excelente opção italiana.

Por último, mas nem de longe menos importante, conheça a cervejaria HZB, que tem vários rótulos imperdíveis.

Como ir até São Pedro SP

Da capital paulista, os interessados em conhecer São Pedro SP terão uma viagem de 200 km pela frente, feita em pouco mais de 2h, pela rodovia dos Bandeirantes.

Quem quiser ir de ônibus, é possível com a Viação Piracicabana ou de Buser, em uma viagem um pouco mais demorada porque tem paradas no caminho.

Alugue aqui um carro!

Quando ir

Se seu programa não é agito dos feriados, é melhor visitar São Pedro SP em épocas mais tranquilas, evitando também as férias escolares.

Como existem muitas opções de atividades ao ar livre e se chover ou estiver muito frio, isso pode atrapalhar os planos (a menos que seu plano seja curtir o frio no hotel, que também é super válido). 

Considere o que quer fazer no local antes de marcar a viagem, porque quando chove pode atrapalhar um pouco a execução das atividades de aventura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.