Considerada a cidade mais populosa da América do Sul e o principal pólo econômico do Brasil, São Paulo é um mundo aparte. Dentro do estado cabe até mesmo o maior pórtico de caverna do mundo e a maior porção de Mata Atlântica preservada do país, localizado no PETAR, como é conhecido o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.

PETAR

O destino cercado de belezas fica entre as cidades de Apiaí e Iporanga, a 318 km da capital paulista. Ao longo de 35 mil hectares se espalham mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos e paleontológicos. Há muito o que se contemplar entre os vales e montanhas.

Foto: Equipe QCV

Não por acaso o destino se tornou alvo de aventureiros, que aproveitam a estadia para praticar esportes radicais como espeleo, rapel, bóia-cross no Rio Betari, canyonig, cascading e bike, além de banhos em belíssimas cachoeiras, como a das Andorinhas e das Arapongas. As cavernas, porém, são o principal atrativo e se dividem em vários níveis de dificuldade para alcançá-las. Tudo vai depender da disposição, tempo e experiência do (a) visitante.

Imagem: Equipe QCV

O parque, com quatro núcleos turísticos, possui apenas 12 cavernas abertas ao público, nas quais sempre devem estar acompanhados de monitor: Cavernas de Santana, Água Suja, Morro Preto, Couto, Cafezal, Alambari de Baixo e Ouro Grosso, que é a base de apoio local. Cada uma delas tem suas particularidades, com salões gigantes, espeleotemas, estalagmites, dunas, cachoeiras, abismos de até 240 metros de profundidade, ‘quebra-corpos’ e escaladas.

Confira aqui como foi a experiência da equipe do Quanto Custa Viajar no PETAR! 

As mais importantes delas é a Caverna Casa de Pedra, que possui o maior portal de caverna do mundo segundo título do Guinness Book, e a Caverna de Santana, a segunda maior do Estado de SP, com mais de 8 km de extensão, considerada também a mais linda do Petar. A primeira não permite a entrada, mas a trilha de três horas de duração até sua porta passa por lugares incríveis.

Foto: Equipe QCV

A 22 km do município, em Eldorado, vale a pena incluir no passeio a Caverna do Diabo, que é a maior em solo paulista. Seus enormes salões apresentam um mundo subterrâneo aparte, cheio de formações curiosas esculpidas nas pedras, lembrando os traços de um elefante, um rinoceronte e o bolo de uma noiva. O rio das Ostras percorre 8 km da cavidade e a evaporação da águas resultou em várias colunas e estalagmites de calcário.

Foto: Equipe QCV

Quanto custa: o ingresso é cobrado apenas nos Núcleos Santana, Caboclos e Ouro Grosso e custa R$19 por pessoa, pago somente em dinheiro. Maiores de 60 anos e menores de 12 anos de idade são isentos. Estudantes com comprovante escolar possuem 50% de desconto. Você pode comprar online os ingressos.

É recomendada a contratação de um guia para fazer os passeios com segurança e entender melhor sobre as cavernas. Algumas cavernas só tem acesso permitido com guia. O valor do guia costuma ser de R$150-200 para até 4 pessoas, o ideal é consultar antes de ir.

Encontre aqui hospedagem no PETAR

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.