A população japonesa no Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão, permeando alguns cantos do país. Celebrando sua cultura, São Paulo abriga a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão, concentrada nos bairros Liberdade e Sé. Em março de 2017, ganhará a Japan House, um centro cultural japonês que contará com outras duas unidades ao redor do mundo.

Planejado pelo premiado arquiteto Kengo Kuma, o espaço de quatro andares na altura do número 52 da Av. Paulista vai reunir gastronomia, cultura, tecnologia e experiências imersivas, além de atividades variadas como palestras, seminários, eventos culturais, performances e espaço de convívio aberto ao público.

japan house SP

O projeto, que é uma iniciativa do governo japonês, contará com elementos arquitetônicos típicos como portas deslizantes e um jardim de inverno. Outro ponto importante é o uso dos materiais naturais e na releitura de técnicas e elementos tradicionais das construções japonesas. Para cobrir a fachada, o profissional desenhou uma cortina de réguas de hinoki – madeira japonesa muito resistente.

Ainda em São Paulo é possível visitar o Museu da Imigração Japonesa, o Jardim Japonês do Parque Ibirapuera e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Os demais centros multiuso expandidos pelo governo serão em Londres e Los Angeles.

japan-house2Fotos : divulgação 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.