Se você está em busca de sossego e quer visitar um local que tem aquele clima de paz espalhado para todos os lados, colocar a cidade de São Miguel do Gostoso em sua lista de destinos pode ser uma ótima ideia.

A cidadezinha fica a 116 km de Natal e acaba sendo uma opção de passeio interessante para quem está visitando a capital do Rio Grande do Norte e quer se desconectar por uns dias e curtir praias maravilhosas.

São Miguel do Gostoso ainda não é um destino muito popular entre os turistas. Apesar de começar a ganhar visibilidade ano após ano, é muito comum encontrarmos as praias mais vazias.

O destaque para a região fica por conta dos esportes náuticos, já que São Miguel do Gostoso é considerada uma das melhores cidades do mundo para a prática de wind e kitesurf, por exemplo.

Sabe onde o vento faz a curva? É aqui! A cidade também é conhecida como “esquina do continente”, fazendo parte do Pólo Costa das Dunas. Por isso, se você curte esportes com essa pegada, a cidade é destino certo para você!

Como chegar a São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso
Foto: Wikimedia Commons

A cidade fica a 116 km de Natal, que acaba sendo o ponto de partida principal entre os turistas que visitam São Miguel do Gostoso. A melhor maneira de ir para lá é de carro, seguindo até a BR-101, depois pela RN-221 até o destino. Você pode traçar o caminho no GPS e ir sem dificuldade.

Pesquise preços de aluguel de carro, clique aqui!

Se alugar um carro em Natal fica muito difícil para você, converse na recepção do seu hotel se eles oferecem o passeio com ônibus de turismo até a cidade. Quem sabe, sendo dessa forma, você pode fazer um bate e volta para curtir a praia por lá.

O que fazer em São Miguel do Gostoso

Apesar de ser toda tranquilona, São Miguel do Gostoso é uma cidade que tem muitos atrativos em seu redor. Confira o que tem de legal para fazer por lá!

Passeio de bugue

São Miguel do Gostoso
Foto: Wikimedia Commons

Passeio de bugue até Galinhos é puxado e passa por 10 praias maravilhosas durante o trajeto, sendo que algumas delas são ótimas para banho. O passeio dura 8 horas e termina na Praia de Tourinhos.

De qualquer forma, mesmo que você esteja com um carro alugado, vá com seu veículo até a Praia de Tourinhos. Observar ao vivo as dunas petrificadas com mais de 2500 anos é algo surreal, especialmente durante o pôr-do-sol.

Existem passeios mais curtos, que param menos, e duram cerca de 3 horas com destino também à Praia de Tourinhos.

De bugue também é possível conhecer a Praia do Marco (quase 3 horas de passeio) e a Lagoa do Sal (2h30 de passeio).

Os passeios de bugue em São Miguel do Gostoso tem valores bem mais em conta do que em outras cidades praianas, por isso vale a pena investir no passeio se for do seu gosto.

Curtir as praias da região

Caso você considere puxado fazer o bugue até Galinhos, contrate um motorista para te levar até a Praia Marco, Praia de Tourinhos e Lagoa do Sal. O importante é curtir o sossego de alguma das praias da região!

Wind e kitesurfing

Se você é fã de esportes náuticos, vá até a Ponta do Santo Cristo, a praia mais badalada para praticar Wind e Kitesurf.

São Miguel do Gostoso
Foto: Wikimedia Commons

Você vai encontrar muitos profissionais e escolas que alugam os equipamentos e dão instruções durante uma hora para você. Os preços das aulas e alugueis fica em torno de R$ 200 e você pode fechar pacotes, barateando o valor gasto por dia.

Passeio de bicicleta

Outro ponto forte de São Miguel do Gostoso são os passeios de bicicleta ou quadriciclo, podendo alugar ambos no local para andar pela cidade e também para conhecer Tourinhos de forma independente.

Boia Cross

Para os aventureiros de plantão existe um passeio de boia cross que dura 6 horas e faz a travessia de um rio. Ainda é possível curtir o day use no hotel de onde sai a atividade. O preço médio é de R$ 60 por pessoa.

Mergulho nas piscinas naturais de Perobas

Tem piscinas naturais no paraíso de Gostoso! Você deve ir até a Praia de Perobas, mais precisamente na Pousada e Restaurante do Vozinho para reservar o seu passeio.

Saindo de Perobas, o trajeto é feito de lancha e dura 15 minutos até chegar às piscinas naturais. Você olha para o horizonte e não consegue diferenciar o que é céu e o que água, de tão azul e cristalina que as piscinas são. O local é perfeito para nadar, fazer snorkel e se divertir.

Você também pode esticar o passeio até Maracajaú, local com mais piscinas naturais perfeitas para mergulhar e ver os corais e a vida marinha. Basta conversar com uma agência local para fechar sua reserva.

Onde comer em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso
Foto: Gênesis RestoBar

Uma praia é bem pertinha da outra em São Miguel do Gostoso, facilitando com que você se desloque a pé e encontre um bar, restaurante ou petiscaria que lhe agrade. As opções mais interessantes em cada praia são:

Hospedagem em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso
Foto: Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort

Confira opções bem gostosas para descansar na cidade:

Vida noturna em São Miguel do Gostoso

Como você já deve ter notado na parte dos restaurantes, a maior parte dos bares e estabelecimentos ficam na Praia da Xepa em São Miguel do Gostoso. A noite esta rua fica fechada para carros, por isso programe-se para ir a pé ou deixar o carro em alguma rua próxima.

Quem quiser tomar um drink a noite, vale passear nesta rua e na Rua Cavalo Marinho.

Entre os locais mais indicados para ouvir música e tomar uma cerveja gelada estão o Madame Chita, bar J. Sparrow’s e o Groove bar.

Quando ir a São Miguel do Gostoso

Cada vez mais popular, especialmente após as famosas festas de ano novo, São Miguel do Gostoso é uma viagem dos sonhos em qualquer época do ano.

O destino paradisíaco tem um ótimo clima, bem estável, durante todos os meses e as condições climáticas são bem favoráveis.

Apesar de delicioso o ano todo, para decidir quando ir a São Miguel do Gostoso vale focar em um período que tenha menos chuvas, pois épocas mais chuvosas acabam prejudicando vários dias de passeios e praias.

Ninguém merece ir para um lugar tão lindo, investir o sofrido dinheirinho para ver dias nublados e nem pegar um bronze.

Pensando nisso, a época ideal para conhecer São Miguel do Gostoso seria entre o fim de agosto até fevereiro, pois é um período em que chove pouco e as temperaturas estão altas.

A época mais chuvosa deste paraíso é entre março e julho, com a manutenção das boas temperaturas. Vale ressaltar que embora seja a época mais chuvosa, chove pouco e os passeios na região não param.

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

A média de chuva chega a 100 mm ao mês neste período, mas outros destinos como Maragogi tem 400 mm ao mês, então realmente chove pouco.

Outro ponto legal é que as chuvas pouco impactam na cor das águas de São Miguel do Gostoso, que já não é muito transparente.

Para quem quer conhecer o destino pensando em praticar o kitesurf e o windsurf, vale restringir esse prazo ainda mais, visitando a cidade entre outubro e dezembro, quando o vento está mais forte.

Outra dica é que o local é excelente para passar o réveillon e o carnaval, então quem gosta de agito, pode anotar este lugar na listinha de viagens para o período. Com festas, eventos e baladas, o lugar ferve nestas datas. Se você é do time que evita lotações e preços elevados na data, pode programar sua viagem para outros meses.

Quantos dias ficar em São Miguel do Gostoso

Para quem viaja a São Miguel do Gostoso para velejar, vale ficar o maior tempo possível na região, pois, especialmente no fim do ano, é um período muito apropriado para as práticas esportivas na água.

Já quem vai viajar a turismo e quer incluir o município em outro roteiro de viagem, vale a pena destinar pelo menos um dia todo para conhecer os principais pontos turísticos.

Quem tiver mais tempo, vale investir no mínimo três dias inteiros e até uma semana no local, revezando entre passeios e dias relaxantes na praia.

O que levar na mala

São Miguel do Gostoso é um destino praticamente só de praias e atividades relacionadas, ou seja, nada melhor que roupa de banho para essa programação.

Na hora de montar sua mala para conhecer a cidade, não precisa investir em looks super elaborados, salto alto, nada disso. Lá a vibe é menos é mais.

Invista em roupas de banho variadas, saídas de banho, chinelos, cangas, protetor solar facial e corporal, loção hidratante, pós-sol, repelente e acessórios para te proteger do sol, como bonés, chapéus e óculos de sol.

Vale a pena levar roupas leves para utilizar em restaurantes e nos dias fora da praia, pois o calor é frequente durante todo o dia.

Um lugar que já tem gostoso no nome, sem dúvidas não vai decepcionar! Comece desde já a planejar sua viagem. Fique de olho no buscador de passagens aéreas baratas para encontrar passagens com preços que cabem no seu bolso.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.