O pequeno distrito de São Luiz do Purunã, que faz parte do município de Balsa Nova, no estado do Paraná, é aquele destino imperdível (e quase secreto), muito recomendado para os amantes da natureza, indicado para quem quer dar uma escapada da rotina literalmente no meio do mato.

Localizado a apenas 45 km de Curitiba, o distrito pode enganar pelo seu tamanho e por não ser tão popular como outras grandes e famosas cidades do PR, mas o lugar surpreende pela beleza natural, fauna, flora e atrações, deixando qualquer um boquiaberto.

Com passeios, infraestrutura para hospedagem e alimentação, confira nosso guia para conhecer São Luiz do Purunã e adicionar o destino à sua lista de lugares surpreendentes para conhecer no Brasil, um local pioneiro no turismo rural e adepto também ao ecoturismo.

São Luiz do Purunã

O distrito de São Luiz do Purunã possui uma área de natureza muito conversada, além de arquitetura e cultura preservadas por toda a sua população, que incentiva estes cuidados para a manutenção do ecoturismo e turismo rural na região, assim como a manutenção da história local, que foi palco da passagem dos tropeiros.

Um ambiente aconchegante em meio à natureza aguarda os viajantes que visitarem o local, com acesso fácil e rápido, sem grandes perrengues para quem curte um pouco mais de conforto, sendo inclusive um destino recomendado para ir com os pequenos.

A geografia local é de arrancar suspiros, com cânions, rios, cachoeiras, formações rochosas e florestas nativas.

Entre atividades contemplativas para quem estiver indo para descansar e as muitas opções de atrações mais agitadas, como cavalgadas, rapel, arquerismo e até enoturismo, para os amantes de bons vinhos.

O que fazer em São Luiz do Purunã

Não faltam atrações em São Luiz do Purunã para entreter famílias e viajantes de todas as idades e de todos os gostos. 

As atividades são alinhadas com a proposta geral do local, que é o ecoturismo e o turismo rural, então confira algumas opções nesta pegada:

Cavalgadas: estes passeios costumam acontecer aos finais de semana e feriados, com opções entre 1h e 3h, passando pelas lindas paisagens do local, rios e cânions. Alguns locais oferecem o passeio e o Centro De Treinamento Mauro Leite (CTML) é um deles. 

O local além de cursos, oferece aulas de equitação e mais!

Cicloturismo: a geografia local permite que tanto iniciantes quanto especialistas façam rotas com suas bicicletas, mas vale atenção ao caminho escolhido para não ter surpresas. As bicicletas podem ser alugadas localmente, assim como passeios que levam grupos.

Rapel e escalada: mais uma opção disponível tanto para quem está começando como para aqueles que já tem prática, os paredões de São Luiz do Purunã permitem a atividade e várias agências locais fazem os passeios.

Recanto dos papagaios: este recanto oferece estrutura para diversas atividades, entre elas churrasqueira para serem utilizadas, parquinho para as crianças e piscina natural, com água descendo da cachoeira. O parque fica aberto todos os dias, das 5h às 18h30.

Hospedagens

Pode parecer surpreendente, mas São Luiz do Purunã possui opções de hospedagens mais simples e outras mais luxuosas. Claro que, além do valor das diárias, a localização do estabelecimento pode variar.

Algumas fazendas e ranchos mais completos podem ficar mais afastados do município. Pela proximidade com a cidade de Balsa Nova, a maioria dos hotéis fica ali. Confira uma seleção de hospedagens abaixo e fique por dentro de algumas opções.

Hotel-Fazenda Cainã: este belíssimo hotel fica no meio da natureza, com vários tipos de acomodações luxuosas, algumas feitas com imensas janelas de vidro, que dão vista ao lago que fica na área. É uma opção de tirar o fôlego com diárias super disputadas.

Foto: Facebook

Rancho P&R: com a proposta de luxo do campo, as acomodações são super bem cuidadas e tudo é visivelmente pensado nos mínimos detalhes. Esta opção também fica mais distante do centro e imersa na natureza, com várias atividades no recinto. Esta é uma hospedagem super indicada para casais em finais de semana românticos.

Vale do Purunã: esta opção também fica na zona rural e trabalha com opções de flats completos, chalés e outras opções privativas, quase como um Airbnb, sem outros recursos tradicionais de hotéis.

Pousada Vô Luiz: esta simpática pousada possui acomodações em suítes ou chalés, além de amenidades como piscina, espaço de eventos, restaurante e campo de futebol.

Onde comer

São Luiz do Purunã valoriza a produção de alimentos locais, por isso vários restaurantes trabalham apenas incentivando os pequenos agricultores, o que é muito legal.

Para quem quer aproveitar a comida caseira, não deixe de visitar o Restaurante Hotel-Fazenda Cainã, mesmo hotel de luxo indicado antes, mas pode ser visitado somente com reservas. Se estiver na cidade em um domingo, não deixe de aproveitar a costela de fogo de chão do local.

O Bistrô Sabor e Tradição é uma opção imperdível e super aconchegante para quem quer comer calzones e empadas!

Já para as formiguinhas de plantão, o café colonial do Delícias Da Vó Rozenda também é imperdível, além de vender cestas para piquenique, com vários itens deliciosos.

Como chegar em São Luiz do Purunã

O distrito de São Luiz do Purunã fica no cruzamento da BR-277 com a BR-376, entre Curitiba e Ponta Grossa. De Curitiba, o viajante enfrentará uma curta viagem de apenas 50 minutos. Já de Ponta Grossa, a viagem aumenta 10 minutos, demorando cerca de 1h o trajeto.

Existem viações que fazem o caminho de ônibus, como a Princesa dos Campos, saindo de Curitiba diariamente. Nesta opção, a viagem demora cerca de 1h10, pouca coisa a mais do que de carro e tem valores muito acessíveis a partir de R$20 por pessoa.

Para quem vem de fora do estado, o Aeroporto Afonso Pena fica a aproximadamente 70 km. De lá é possível pegar um carro alugado, ou um ônibus de Curitiba e seguir viagem.

Clicando aqui você confere passagens promocionais até este e outros destinos no Brasil e no mundo.

Quando visitar

Assim como diversos outros destinos no país que apostam no ecoturismo e turismo rural, São Luiz do Purunã não foge à regra quando damos a dica de visitar em temperaturas quentes ou mais amenas, no frio as atividades costumam funcionar, mas pode ser mais difícil ficar a céu aberto com temperaturas baixas. 

A maior dica que prevalece ainda é: evite os períodos de chuva e evite frustrações pelos passeios cancelados.

As melhores épocas para viajar para o distrito são entre fevereiro e maio, depois de agosto a dezembro, evitando o frio e as chuvas.

O local costuma ter temperatura média durante o dia de 26ºC no verão e 18ºC no inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.