Mesmo para quem é chegado no agito da cidade grande, como da capital paulista, sempre vale conhecer dicas de lugares próximos para dar aquela escapada no final de semana, e esse é o caso de São Lourenço da Serra, cidade pertinho de São Paulo.

O município fica a apenas 55 km de SP e pode ser uma boa pedida para quem quer descansar, relaxar, curtir um final de semana em família e também a dois, curtindo a natureza e suas atrações naturais.

Aproveite a natureza de São Lourenço da Serra/Foto: Tripadvisor

Conheça São Lourenço da Serra

Para quem curte cachoeiras, lagos e um contato maior com a natureza nativa, São Lourenço da Serra é uma ótima opção fora da rota turística tradicional para acrescentar no seu checklist de viagem.

Pela proximidade da capital, que de carro a viagem dura em torno de 1 hora, a cidade pode ser visitada até em um “bate-volta”, mas tendo infraestrutura suficiente para acomodar o viajante por alguns dias se quiser dar aquela descansada.

Com apenas 15 mil habitantes, a cidade ainda é bem “recente”, pois foi emancipada de SP há 20 anos apenas e agrada aqueles que gostam desse clima mais interiorano. 

O que fazer em São Lourenço da Serra

Com atrações bem direcionadas às belezas naturais que a cidade oferece, o ecoturismo e o turismo de aventura são os principais focos das atividades oferecidas no local.

Os passeios são pensados aproveitando as cachoeiras, a vasta área de Mata Atlântica e belas paisagens de fauna e flora diferenciados.

Por ainda estar explorando todo o potencial turístico da cidade, ainda não existem muitas opções de atrações e os que existem não possuem tanta infraestrutura, podendo causar estranhamento nos viajantes.

Ainda assim, as opções podem ser distribuídas em um final de semana com foco em descanso.

Para quem curte pescaria, conheça a Estância Pesqueira Campos ou o Pesqueiro Triangulo. Uma das principais atividades da cidade, os pesqueiros são lugares muito conservados para pescaria e uma bela paisagem natural.

Ao tratarmos das cachoeiras, não deixe de conhecer a Cachoeira do Paiol, com ótimas piscinas naturais, a Cachoeira do Sítio dos Lavras e a Cachoeira dos Pratas.

O município possui ainda o acampamento de férias Rancho Ranieri, com muitas opções de ecoturismo como tirolesa, canoagem, trilhas e mais.

O Templo Kinkaku-Ji do Brasil também fica pertinho da cidade, sendo uma réplica do templo de mesmo nome japonês, que fica ao redor de um belo lago e jardins muito bem cuidados. Confira outros templos pelo Brasil aqui.

Não deixe de visitar o Templo durante sua estada na cidade/Foto: Tripadvisor

Onde ficar em São Lourenço da Serra

São Lourenço da Serra não possui muitas opções de hotelaria, por isso além do local, vale conferir hospedagem nas cidades próximas, como Juquitiba.

Confira algumas opções que o Quanto Custa Viajar separou para ajudar no seu roteiro de viagem.

Rancho Quatro Rios: considerada uma das melhores opções dentro de São Lourenço da Serra, esse rancho recebe famílias, animais e oferece uma boa infraestrutura para os viajantes, que podem desfrutar da piscina e outras atividades.

O Rancho Quatro Rios oferece hospedagem em meio à natureza/Foto: Divulgação

Sítio Santa Tereza: outra opção para quem quer descansar em um ambiente rústico, este sítio também oferece hospedagem além de passeios para as famílias. As reservas podem ser feitas pelo (11) 98757-9390.

Alimentação

Embora não exista um leque muito grande de variedades na cidade para alimentação, o turista não deve passar aperto lá em nenhuma refeição.

Em sua visita, dê uma passadinha no Maria Café, para bolos, sobremesas e cafés. Para comida caseira, aposte no Restaurante Morro das Águas ou no Brasileiríssimo.

Para quem quer variar e curtir comida japonesa, o local possui o Restaurante Japa Tomotomo.

Como chegar em São Lourenço da Serra

Ao sair de São Paulo, basta acessar a rodovia BR-116 até São Lourenço da Serra em um trajeto que dura apenas 1 hora.

Se você vem de fora do estado, o aeroporto mais próximo é o de Congonhas, então vale descer lá e seguir viagem com algum carro alugado. Aqui você confere algumas opções baratas de passagens aéreas.

Até o momento da consulta não existem linhas de ônibus que façam o percurso da capital direto para o município.

Quando visitar

São Lourenço da Serra. Foto: Prefeitura/Divulgação

Em São Lourenço da Serra as estações são bem definidas, então durante o verão o turista consegue curtir as atrações ao ar livre com um clima melhor e temperaturas mais altas, sendo mais apropriado para quem quer fazer trilhas e curtir as cachoeiras.

No verão, prepare-se para preços um pouco mais altos e um movimento maior, já que a procura pelos viajantes é intensificada nesse período, sendo considerado o mais indicado para as visitas. 

Entre dezembro a março as chuvas costumam acontecer no fim do dia, podendo atrapalhar um pouco os planos, mas tendo essa previsão para o dia da sua visita, é só programar os passeios mais cedo.

Já o inverno faz bastante frio, com temperaturas médias de 14º₢, limitando um pouco as atividades naturais do local, mas mantendo algumas opções de trilhas motorizadas nos veículos 4×4.

Acaba sendo também uma opção para quem gosta das baixas temperaturas e quer escapar dos altos preços de Campos do Jordão, Poços de Calda e outros lugares mais badalados no inverno.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.