Distrito de São José dos Campos, a 170 km da capital, São Francisco Xavier está entre o verde da Serra da Mantiqueira, oferecendo assim uma porção de paisagens entre grutas, cachoeiras, picos e trilhas. O turismo rural também se faz presente, seja em ranchos que oferecem passeios a cavalo ou na gastronomia típica de roça.

A cidade em si é bem moderna e conhecida por ser um polo científico e tecnológico no estado. Por outro lado, a zona rural ainda domina 70% do município, e boa parte da renda oriunda da agropecuária. É exatamente nesse trecho, onde passavam tropeiros de Minas Gerais, que São Francisco Xavier, chamada carinhosamente de São Xico, se localiza.

Entre as curvas de suas serras e numa altitude de pelo menos 720 metros estão pousadas aconchegantes, chalés rústicos e casas de campo para locação. No centrinho e seus arredores se encontram ateliês, cafeterias e restaurantes charmosos. 

Descubra mais um pouco do distrito no nosso Guia de São Francisco Xavier!

Foto: Flávio Pereira/CMSJC

O Que fazer em São Francisco Xavier

Mirantes e vistas imperdíveis

A cidade é conhecida pelos o que está a muitos metros acima do nível do mar: os morros que formam as paisagens das serras, como a Serra do Queixo D’Anta (1.740 metros) e a Serra de Santa Bárbara (1.578 metros), com corredeiras de água cristalina, ambas na divisa com Sapucaí Mirim. 

Ampliando ainda mais a visão do horizonte está o Pico do Selado, na divisa com Camanducaia (MG) e Joanópolis (SP). Do alto de seus 2.082 metros há vista panorâmica de Monte Verde (MG), São José dos Campos (SP) e outras cidade da região. No inverno, a temperatura cai tanto que pode ter até neve.

Opções com adrenalina

Os maciços e formações rochosas também se tornaram atrativos e um prato cheio para aventureiros. Entre as opções estão a Pedra da Onça, a Pedra Chapéu do Bispo, e a Pedra Redonda, já quase em Minas Gerais, que atrai adeptos do alpinismo em busca de conquistar seus 1.925 metros de altitude.

A mais conhecida de todas, porém, é a Pedra de São Francisco. Fazendo divisa com Monteiro Lobato, a formação natural também conhecida como Pedra do Porquinho ganhou infraestrutura suficiente para se tornar a atração turística mais badalada. 

O mirante 360º, chegando a 1.980 metros de altura, oferece vista das montanhas do Vale do Paraíba. Lá em cima existe o restaurante Polenta na Pedra, que funciona do café da manhã ao jantar. Os arredores contam com trilhas, riachos e cachoeiras.

Foto: divulgação

Cachoeiras

As cachoeiras são outros pontos a serem considerados durante a visita, tendo maior ou nenhuma infraestrutura para receber o público. São mais de 10, mas a principal é a Cachoeira de São Francisco, dentro do Recanto Turístico Pedro David, que é pública. Seus 15 metros de altura proporcionam várias quedas e muita diversão. O espaço conta com vestiários, banheiros, área para alimentação e playground.

Outra opção bem estruturada para ter um dia de lazer é o Pouso do Rochedo, que reúne trilhas, mirantes, piscinas naturais e cachoeiras dentro da propriedade. Funciona como pousada, mas recebe o público para passeios guiados, com custo de R$ 30 por pessoa.

Foto: divulgação/Rodrigo Roveri

Com 25 metros de altura e três quedas, a cachoeira do Sabão integra a Reserva Ecológica Augusto Rusch, que protege recursos hídricos da Mata Atlântica. 

Trilhas

Por fim, faças as trilhas de São Xico, que podem ir até a cidade vizinha. Com guia e autorização necessária, a trilha da Revolução percorre 25 km, passando pela Trincheira da Revolução de 1932, pela cachoeira das Couves, o Vale dos Duendes e o Pico do Olho D’Água até chegar em Monte Verde (MG). 

Se não há fôlego para tanto, existe outra até o mesmo destino final, com 11 km de trajeto. É a trilha do Jorge, que sai de uma fazenda onde, pelo caminho, abre a oportunidade de encontrar algo bem inusitado: o macaco Muriqui, que é o maior da América Latina e está em fase de extinção. O caminho também é utilizado para a prática de mountain bike e passeio a cavalo.

Na trilha Toca do Muriqui, com acesso mais fácil e cachoeira pelo caminho, também há chances de observar o primata. 

Foto: Mauro Galvão/APA SFX

A maior trilha é a do Rio Manso, que ao longo de 30 km percorre a serra do fluxo das águas, o bairro do Sousas, a Fazenda do Boliviano e, por fim, a cidade de Monteiro Lobato. 

Centrinho

Já na área urbana do distrito, tudo acontece na Praça Cônego Antônio Manzi e seus arredores. O que antes era um terreno baldio, hoje é um coração pulsante, com coreto, jardim, centro cultural e playground. 

Foto: Flávio Pereira/CMSJC

Outras experiências

Spa Bruxinhas do Mato — que tal tirar umas horinhas do dia ou da semana para relaxar? O spa tem como principal atrativo os banhos de ervas, coloridos por flores e plantas oriundas do terreno repleto de canteiros aromáticos. Massagens, duchas e escalda pés também são oferecidos no agradável espaço.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Portal Equilibrium — outra opção para se desligar do mundo, o espaço de bem-estar oferece massagens e banhos relaxantes. Além disso, conta com pousada, restaurante saudável, piscina com vista para as montanhas, trilhas e tirolesa. 

Foto: Divulgação

Néctar da Mantiqueira — a loja se tornou a mais desejada quando o assunto é souvenir. Ali estão produtos artesanais de São Francisco Xavier, incluindo geleias, caponatas, queijos e embutidos. 

Foto: Divulgação

Loja EnCanto—endereço ideal no distrito para encontrar arte, artesanato, decoração, cosméticos naturais, cestaria e outros presentinhos feitos à mão. 

Foto: Divulgação

Gastronauta— o bistrô caseiro abre apenas para jantares gourmet pré-programados, sendo uma experiência diferente no distrito. O menu de três tempos é preparado pelo chef Rodrigo, que viajou o mundo e voltou com muitas receitas na mala. Para participar é preciso ficar de olho nas datas pelo Instagram ou pedir informações pelo Whatsapp

Restaurantes em São Francisco Xavier

A Soberana Cozinha Caipira— um pedacinho de roça em São Francisco Xavier brota nessa cozinha. A comida caipira feita com esmero a base de ingredientes cultivados localmente, é servida direto no fogão à lenha. A linguiça é preparada de maneira artesanal na casa e o cafezinho é coado na hora. Simplicidade que aquece o coração.

Foto: Foto: divulgação/Neto Photoloab
Foto: Foto: divulgação/Neto Photoloab

Casa Leone— a cafeteria com base em comida afetiva se destaca pelos cafés especiais e pelos sabores latino-americanos. Empanadas argentinas, salteñas bolivianas e empadas brasileiras artesanais fazem as honras da casa. Há opções vegetarianas e veganas no menu.

Foto: divulgação
Foto: Divulgação

Joarez Arte e Café —No agradável quintal da galeria do artista plástico Joarez Filho, o espaço se dedica a café bem acompanhado de opções caseiras direto da propriedade e produtores regionais, como o João Deitado, uma broa de fubá enrolada e assada na folha de bananeira. Com reserva para um mínimo de seis pessoas, o espaço também serve um buffet a vontade de café típico caipira, com mais de 10 itens disponíveis. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

50Bier — A cervejaria regional tem uma produção colaborativa e sustentável, utilizando a água da Serra da Mantiqueira e ingredientes locais para a fabricação movida a energia solar. No charmoso bar, o público pode provar a bebida, acompanhada de choripan elaborado com pão de malte, linguiça, chimichurri da casa e queijo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Bruno Pães Artesanais — o padeiro Bruno faz sucesso no distrito com sua pequena porém expressiva produção de pães artesanais. A lojinha tem variedade em pães, além de lanches, pão de queijo, bolos e área para um cafezinho.

Foto: divulgação

Sorveteria do Vovô— localizada na região central, a sorveteria está desde 1989 proporcionando momentos doces à população. A diferença é que no ano passado começou a servir sorvetes artesanais, elaborados com frutas do sítio, além de doce de leite cremoso preparado no fogão à lenha, água de coco e açaí. 

Casa da Bella— recebendo as pessoas em uma casa de campo, Ligia Montecchio prepara comida artesanal vegetariana, com sotaque italiano. As massas artesanais priorizam ingredientes locais e de toda Serra da Mantiqueira. A experiência inclui, além da culinária afetiva, banho de rio e ótimas conversas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Restaurante João de Barro — o empório e restaurante mudou de endereço, mas ainda mantém seu charme e está prestes a ser reinaugurado. Com pegada mais gourmet, serve massas artesanais, como o fettuccine fresco com ovos caipira e ragu de ossobuco, além de risotos, trutas e carnes vermelhas. 

Onde ficar em São Francisco Xavier

Pousada Serra do Luar: prepare-se para ficar completamente apaixonado por essa primeira opção de hospedagem em São Francisco Xavier, que recebe nota média 8,9/10 e é considerada fabulosa entre os viajantes recentes.

Situada num parque lindo, a Pousada Serra do Luar oferece vistas panorâmicas da montanha, além de uma piscina coberta aquecida com jatos de água, sauna e restaurante. De quebra, a propriedade tem uma cachoeira privativa no local.

Os chalés são super aconchegantes e possuem lareira, área de estar, banheiro moderno, TV a cabo, telefone e frigobar. Algumas unidades também dispõem de uma banheira ofurô! Nessa opção o café da manhã já está incluído!

Foto: Booking

Pousada Vila Santa Bárbara (reserva ambiental): mais uma opção fabulosa com nota média 8,9/10, a Pousada Vila Santa Bárbara fica na reserva natural de mesmo nome e possui vistas deslumbrantes sobre a montanha.

Nos dias quentes, aproveita a piscina natural ao ar livre da pousada e banheira de hidromassagem. O café da manhã está incluído, e é servido diariamente para os hóspedes.

Todos os quartos da pousada possuem varanda com rede, TV e frigobar, além de aquecimento central e lareira. Os quartos maiores possuem banheira de hidromassagem, varanda com rede e TV! Tudo para deixar o ambiente super aconchegante.

Foto: Booking

Pousada Muriqui: para quem busca uma opção de hospedagem mais rústica em meio à natureza, a Pousada Muriqui é uma ótima opção! Com nota 8,5/10, a pousada oferece WiFi gratuito, estacionamento, piscina ao ar livre e sauna para seus hóspedes.

Ainda, os clientes podem aproveitar de uma cozinha de uso comum para preparar suas refeições.

Foto: Booking

Pousada Varandas da Mantiqueira: a opção mais bem avaliada da nossa lista de sugestões, a Pousada Varandas da Mantiqueira recebe nota média 9,2/10 e é bem disputada entre os hóspedes de São Francisco Xavier.

Com uma estrutura nova e quartos amplos e aconchegantes, os viajantes podem optar entre quartos com hidromassagem, vista para as montanhas e outras amenidades de cair o queixo. Aproveite essa opção que já conta com café da manhã incluído no valor da reserva!

Foto: Booking

Chalés de Valfena: mais uma opção incrível para encantar os viajantes, os Chalés de Valfena recebem nota 9/10, oferecem Wi-Fi gratuito, estacionamento privativo gratuito e todas as unidades dispõem de terraço com vista da montanha, cozinha com geladeira e forno e banheiro privativo com chuveiro.

Os chalés são todos bem equipados e contam com área de estar e para refeições. É possível ainda escolher entre chalés com um ou dois quartos.

Foto: Booking

Encontre aqui uma matéria especial com dicas de hospedagem em São Francisco Xavier

Vista na Reserva Santa Bárbara – Foto: divulgação

Quando ir

São Francisco Xavier é conhecida por seu clima ameno e paisagens naturais deslumbrantes, o que a torna atraente e uma boa opção de viagem durante o ano todo e a melhor época para viajar acaba dependendo se você quer curtir a vantagem das baixas temperaturas ou se quer curtir as cachoeiras e atividades ao ar livre, que combinam mais com o calor.

Durante o verão, você pode desfrutar de temperaturas mais quentes e dias ensolarados, ideais para fazer as diversas trilhas e tomar banho de cachoeira, mas saiba que a chance de se deparar com chuva neste período é maior.

Se você prefere temperaturas mais amenas e menor fluxo de turistas, pode considerar visitar São Francisco Xavier durante a primavera (de setembro a novembro) ou outono (de março a maio). Essas estações costumam ser mais tranquilas e oferecem belas paisagens com o colorido das flores ou o tom das folhas mudando e sem frios extremos ou calor e chuvas.

Se o seu tipo de viagem é escolher um bom quarto de hotel ou chalé para ficar empacotado embaixo das cobertas curtindo o frio, então já faça sua reserva e viaje agora em julho!

Como chegar na cidade

Uma das opções mais práticas e utilizadas para conhecer São Francisco Xavier é de carro, já que a cidade fica a apenas 150 km de distância da cidade de São Paulo.

Saindo da capital paulista de carro, o viajante pode pegar a Rodovia Ayrton Senna (SP-070) ou a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em direção a São José dos Campos. Em seguida, siga pela Rodovia Monteiro Lobato (SP-050) até chegar a São Francisco Xavier. A estrada é bem sinalizada.

Também é possível fazer o trajeto de ônibus, saindo de SP até São José dos Campos, com a viação Pássaro Marrom . Infelizmente não existem companhias que fazem o trecho direto e a opção mais próxima é essa, a 60 km de São Francisco Xavier. Depois é possível pegar um ônibus urbano que leva até a cidade.

Dicas para sua viagem

Antes de colocar o pé na estrada e conhecer São Francisco Xavier, é bom anotar algumas dicas importantes para sua viagem!

  • Quando for realizar uma trilha, atente-se ao tempo: em caso de chuva ou neblina, remarque seu passeio. Isso vale também para quando acabou de chover, já que ninguém quer se arriscar em um caminho molhado e escorregadio;
  • Se seu foco forem as trilhas, leve roupas e alimentos adequados para sua execução, saco vazio não para em pé e algumas das trilhas são muito extensas;
  • O kit de primeiro socorros, lanterna e saco de lixo devem ir em sua mochila na hora da trilha;
  • Na hora de preparar a mala, além das roupas adequadas para trekking, leve óculos de sol, boné, protetor solar facial e corporal, repelente e outros itens que podem facilitar a execução da viagem;
  • Em caso de decidir fazer trilhas desacompanhado, deixe o hotel avisado e algum contato de emergência;
  • A cidade chega em temperaturas negativas no inverno, então confira a previsão do tempo antes de viajar e leve roupas adequadas e impermeáveis!
  • Leve espaço extra na mala: com muitas gostosuras para comprar por lá, como geleias, queijos e mais, não leve sua mala super cheia para poder levar de volta algumas das lembranças da cidade. Inclusive, quem não tiver se preparado para as comidinhas na trilha, passe nas lojas típicas e leve algo para comer durante o percurso.

Conteúdo atualizado em julho de 2023 em colaboração com Izabella Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.