Quer descansar em meio à praias, belas paisagens, sossego e curtindo tudo de melhor que Santa Catarina oferece? Então confira este guia completo para a cidade de São Francisco do Sul!

Se você ainda não conhece este lugar incrível, saiba que durante o verão, a ilha de São Francisco do Sul se torna um dos destinos turísticos mais populares de Santa Catarina, por isso se quer conhecer o local, faça seu roteiro e suas reservas antecipadamente!

São Francisco do Sul é uma cidade portuária no estado de Santa Catarina, no Brasil, com a quinta maior movimentação de contêineres no país e é a terceira cidade mais antiga do país, fundada em 1542! A cidade é conhecida por sua arquitetura colonial, seus fortes e seu porto e praticamente toda a cidade gira em torno das praias, do porto e do centro histórico.

Assim, neste guia, saiba onde comer, onde se hospedar, quando visitar e o que fazer em São Francisco do Sul, com dicas atualizadas de 2023!

O que fazer em São Francisco do Sul

Claro que em São Francisco do Sul a melhor coisa para se fazer é curtir a praia, mas você vai ficar impressionado ao descobrir que existem várias opções de atividades por lá além da areia e do mar!

Entre as praias mais populares estão a Praia do Forte e a Praia da Enseada, imperdíveis durante sua visita. Outras que valem muito a pena conhecer: Praia Ubatuba, Praia da Saudade e a Praia de Itaguaçu.

Também na água, vale fazer um passeio de barco em um “barco pirata” com o Capitão Jack, em um passeio de quatro horas que ainda rende um belo almoço.

O Centro Histórico de São Francisco do Sul também merece sua visita e provavelmente você vai passar por esse ponto algumas vezes durante sua viagem! Situado às margens da Baía de Babitonga, são mais de 100 prédios históricos que compõem a paisagem. Por lá, ainda conheça a Igreja matriz de São Francisco do Sul.

Fora do centro, vale visitar o Parque Ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa, que tem mais de 400 metros em trilhas, mirantes, decks de observação e muitas áreas preservadas.

E para quem gosta de trilhas, vale fazer a trilha do Morro da Cruz, que leva até o ponto mais alto da cidade, com impressionantes 167 m de altura. A trilha leva ao topo do morro onde foi instalada uma cruz em 1947, de onde se tem vista panorâmica incrível da cidade.

Em São Francisco do Sul, aproveite para visitar as fortalezas que datam dos tempos coloniais, como a Fortaleza de São Francisco Xavier da Praia e a Fortaleza Marechal Luz. Elas oferecem vistas panorâmicas e uma viagem no tempo até o período colonial.

Onde ficar em São Francisco do Sul

Para escolher onde ficar em São Francisco do Sul primeiro o visitante precisa definir o que quer conhecer. Para melhor explorar a cidade, vale a pena ficar no centro histórico, com fácil acesso a restaurantes e comércios.

Se quiser curtir mais as praias e ficar próximo à elas, gastando menos tempo com deslocamento, vale a pena buscar uma hospedagem realmente próxima às praias. A praia que tem a melhor infraestrutura e opções de hotéis é a Enseada.

Confira abaixo algumas opções que o Quanto Custa Viajar separou para você conferir:

Hotel Villareal São Francisco do Sul: este hotel fica localizado no centro histórico de São Francisco do Sul e é um dos hotéis mais bem avaliados da região, com nota 8,9/10 entre os viajantes recentes. Esta opção já inclui café da manhã, vista para a Baía da Babitonga, acomodações 4 estrelas com varanda, além de piscinas coberta e ao ar livre.

Foto: Booking

Pousada Mar e Paz: para quem quer uma opção quase beira-mar, conheça a Pousada Mar e Paz, a 1,4 km da Praia da Enseada e com nota média 9,6/10 entre os viajantes. Esta pousada ainda tem área de redário e café da manhã incluído.

Foto: Booking

Pousada Vida Simples: outra opção de pousada perto da praia é a Pousada Vida Simples, localizada a 200 metros da Praia do Calixto. Alguns quartos têm vista para o mar, todos têm banheiro privativo e todas as reservas já incluem café da manhã.

Foto: Booking

Confira aqui a lista completa de hospedagens em São Francisco do Sul!

Onde comer 

Como falamos, São Francisco do Sul tem uma ótima infraestrutura para receber os viajantes e ninguém vai passar fome, com várias opções de restaurantes para os visitantes escolherem!

A primeira indicação do Tripadvisor, com o lugar mais bem recomendado da cidade, é o Restaurante Recanto do Farol, especialista em peixes e comida mediterrânea! As avaliações são ótimas e podem ser conferidas aqui.

Também vale a pena conhecer o Restaurante Casa Portuguesa, que como o nome sugere, serve pratos portugueses!

Para quem quer algo mais descontraído e rápido, conheça o Restaurante Container para lanches, o Deck 66 para comidas de buteco e pratos feitos e o Deck 20 Chopp & Cozinha para aquele chopp gelado.

Como chegar em São Francisco do Sul 

São Francisco do Sul está localizada a cerca de 1 hora de carro de Joinville (54 km de distância) e a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis pela BR-101 (190 km separam as cidades), assim, quem vier de fora do estado, pode buscar passagens aéreas até Floripa e seguir o caminho de carro alugado.

Não existem linhas de ônibus que fazem o trecho Floripa até São Francisco do Sul. A melhor opção para quem depender do transporte seria ir de Floripa até Joinville e de lá pegar a viação Verdes Mares e aí sim seguir para o seu destino final!

Quem sair de Curitiba, pode encontrar passagens de ônibus direto com a viação Catarinense! 

Quando ir 

O melhor momento para visitar São Francisco do Sul é durante a primavera (setembro a novembro) ou o outono (março a maio), já que o clima durante essas estações é ameno e agradável, com temperaturas entre 20ºC e 30ºC, além de fugir da alta temporada.

A alta temporada, como outros destinos de praia, acontece no verão, entre dezembro e fevereiro e a região fica bem movimentada, com preços elevados, mas para quem gosta de agito, é uma ótima pedida!

Vale apenas evitar São Francisco do Sul durante o inverno, entre junho e agosto, porque as temperaturas caem bastante e a água fica bem gelada, atrapalhando um pouco os planos. Se você prefere o frio e quer curtir o destino dentro de uma boa acomodação, aí sim vale a pena considerar o local!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.