São Francisco de Paula, “São Chico” para os mais íntimos, é um dos destinos gaúchos mais badalados. Isso pra quem gosta de turismo ecológico e curte ficar no meio da natureza, viu?

A cidade é pequena, com cerca de 20 mil habitantes, mas cheia de cultura e tradição. Ah! E se você quer uma recepção calorosa, lá você vai encontrar, sem precisar de muito esforço. Como a cidade é pequena, todo mundo se abraça!

O que fazer em São Francisco de Paula

Como já falei aqui, quem gosta de natureza vai amar. Mas lá tem gosto pra todos, olha só o que separei pra você e sua família curtir quando for lá:

Na cidade

Lago São Bernardo

Esse é o cartão postal de São Francisco de Paula. São cerca de 3 km de perímetro, rodeado por belas árvores. É uma beleza única! O melhor de tudo é que fica pertinho do centro. Dá pra ficar tranquilo sentado num banquinho apreciando a vista ou até mesmo fazer algum esporte, ou caminhada, se tiver disposição.

Livraria Miragem

Já disse que tem espaço pra todo mundo, certo? Pois é! A Livraria Miragem é um dos exemplos pra quem curte um passeio mais tranquilo. 

O prédio tem 3 andares: o térreo conta com um acervo gigante de livros. Já no segundo andar, você vai ver lindos objetos de decoração. O terceiro andar sempre conta com uma exposição de arte e uma sala de leitura, pra você aproveitar os melhores exemplares.

Igreja Matriz de São Francisco de Paula

Para os mais religiosos, ou amantes de vitrais, a Igreja Matriz de São Francisco de Paula vai te surpreender. Inaugurada em 14 de junho de 1964, ela conta com um conjunto de vitrais belíssimos. E sabe outra curiosidade? As portas da igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968.

Cachoeiras e atrações na zona rural

Mátria Parque das Flores

Inaugurado em 2021, o Mátria Parque das Flores tem jardins imensos, com mais de 300 espécies de plantas. Lá, você vai encontrar flores em qualquer época do ano! É beleza e bons perfumes nos 12 meses.

Ah, e além dos jardins, aproveite para visitar as diferentes atrações, como: Túnel de Rosas, Rosa dos Ventos, Balanço, Mirantes…

O parque abre diariamente, das 10h às 18h, e conta com um restaurante para receber a todos. Para chegar lá, é só seguir na RS-235 até o Km 68 – fica nas margens da rodovia, a 10 km da cidade de São Francisco de Paula, no sentido de quem vai pra Canela.

Parque das Oito Cachoeiras

Oito cachoeiras e quatro trilhas bem sinalizadas: tudo o que você precisa para se conectar com a mãe natureza.

O melhor de tudo é que lá você vai encontrar pousada, camping e também um parque de aventura com tirolesa, escalada, rapel e arvorismo. Tudo isso fica a 4 km do centro, pertinho do lago São Bernardo. A entrada custa R$ 25,00 (preço consultado em julho 2022).

Reserva Ecológica Terra do Sempre

Pousada, cachoeira e duas trilhas pra você aproveitar. A Reserva fica pertinho do centro de São Francisco de Paula, e foi feita pra você curtir a tranquilidade. Vale a pena visitar, se quiser sair um pouco da cidadezinha e curtir a natureza.

Como chegar em São Francisco de Paula

Chegar até São Francisco de Paula é fácil: se você sai da capital Porto Alegre são 114 km pela BR-290 e RS-020. Saindo de Gramado ou Canela fica muito mais perto: são 45 km pela RS-235. Encontre passagem aérea barata para Porto Alegre.

Onde se hospedar

Se você quer ter mas liberdade para caminhar pela cidade à noite, por exemplo, procure um hotel na avenida principal, a Avenida Júlio de Castilhos. Fica perto de tudo!

Mas existem outras opções mais temáticas, olha só:

Parador Hampel

Com mais de 120 anos de existência, o Parador Hampel é o lugar perfeito para quem quer unir natureza, hospitalidade e boa gastronomia. É um espaço super gostoso pra quem quer se “esconder”, sem abrir mão de um espaço aconchegante.

La venture 4×4

Pra quem quer um lugar diferentão, o La venture 4X4 não decepciona. Ar puro, pássaros cantando e uma cabana inteira para você desfrutar. Ah, e lá tem um restaurante super especial, pra você não precisar se deslocar até a cidade!

Pousada casa de pedra

Um espaço super fofo pra você descansar e entrar em contato com a natureza. Nessa pousada, além de uma decoração aconchegante, também está à sua disposição banheiras de hidromassagem, jardins e um bar.

Onde comer em São Francisco de Paula

Pizzaria London

Vai uma pizza quentinha pro jantar? Temos o lugar certo. A Pizzaria London é bem conhecida na cidade e você pode ir lá ou pedir pra comer na pousada, você que escolhe.

Taylor’s Pub

Cerveja gelada, bons petiscos e até comida mexicana ao som de uma boa música. Quem vai pra lá, não se arrepende. Confira a programação de bandas e vá direto pra lá!

Confira aqui um roteiro na Serra Gaúcha para fazer uma roadtrip de inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.