Ah, o Nordeste! Eita região linda, acolhedora e apaixonante aqui no Brasil, não é mesmo? Quando falamos em Nordeste, uma das primeiras coisas que surgem na mente são as praias maravilhosas da região. Porém, quem gosta de verde e outras belezas naturais, além das praias, encontra muitos atrativos na região — e São Desidério é um deles!

São Desidério é uma cidadezinha que fica na região oeste da Bahia localizada a 900 km de Salvador e vem ganhando fama entre os turistas que são apaixonados por natureza e esportes radicais. Isso porque a cidade possui mais de 100 grutas perfeitas para quem gosta de escaladas e trilhas.

Foto por William Ricardo de Almeida Oliveira – trilhandomontanhas.com/oficialwilliamricard/

Os atrativos não param por aí, já que o local ainda tem cavernas com inscrições rupestres que datam de antes do descobrimento do Brasil e 7 sítios arqueológicos, sendo 3 deles cemitérios indígenas com artefatos como urnas funerárias e instrumentos de caça e pesca dos índios que viveram ali.

Descubra os atrativos de São Desidério e considere colocar o destino com passeio nas suas férias ou para fazer um bate e volta dependendo da cidade no Nordeste em que você vive 😉

Parque Municipal da Lagoa Azul

Quem gosta de contemplar a natureza vai se apaixonar pelo Parque Municipal da Lagoa Azul, uma área com 19 hectares de vegetação, muitos paredões rochosos e a espetacular Lagoa Azul, com água clarinha, calma e com 40 metros de profundidade. Importante: não é permitida a entrada para banhos na Lagoa Azul.

O parque é repleto de mirantes! Para ver a Lagoa Azul, você tem acesso a 3 mirantes, além de uma vista panorâmica para esse espetáculo da natureza. Logo após o mirante principal da Lagoa, o parque oferece uma novidade para os turistas. Agora, é possível passar por dentro de uma pequena gruta e continuar seu passeio pelas margens da Lagoa.

O percurso tem aproximadamente 2 km e é todo sinalizado com placas que ajudam os turistas a chegarem nos pontos certos, sem sair da trilha. Além dos mirantes, também é possível ver o Aquário Natural, diferentes cânions e a Gruta do Catão, uma paisagem encantadora.

No interior da gruta, com mais de 100 metros de extensão e paredões incríveis, você vai ficar de boca aberta diante da magnitude e perfeição da natureza.

Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes

Esta é a região onde habitaram índios tapuias. O sítio arqueológico possui inscrições rupestres em seus paredões e grutas, com representações da Lua, do Sol, de contagens de Luas e de caçadas feitas pelos índios da região. Essas inscrições são datadas de períodos pré e pós o descobrimento do Brasil.

As grutas realmente têm muita história para contar, inclusive com áreas específicas onde as mulheres davam a luz aos seus filhos e espaços que funcionavam com a casa dos índios. Muitas pedras dentro dessas grutas são brilhantes devido ao fato dos moradores dormirem deitados em cima delas — isso, ao longo das gerações, fez com que as pedras fosse “polidas” e ficassem com esse brilho. Por isso que o nome do sítio arqueológico é “Pedras Brilhantes”.

Infelizmente, por lá existem pichações, geralmente feitas por pessoas que vão desacompanhadas de um guia de turismo. Não seja esse tipo de pessoa e, caso veja algum vandalismo, denuncie!

[+] 10 lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto antes

Ainda dentro do sítio arqueológico, você encontra um dos atrativos mais visitados da região: o Sumidouro de João Baio! Essa atração consiste em uma piscina natural que apresenta um fenômeno um tanto quanto curioso, que é a oscilação do nível da água que varia de acordo com o movimento das águas do Rio João Rodrigues.

As maravilhas não acabam por aqui! Indo ao povoado de Beleza, cercado por paredões com mais de 70 metros de altura, você vai encontrar o Cânion da Beleza e dentro dele a Gruta da Beleza, uma das mais de 100 cavernas conhecidas no município e um ponto turístico extremamente visitado na região.

O acesso à Gruta da Beleza é fácil, sendo uma atividade indicada para quem está acompanhado com crianças. Os guias credenciados da região recomendam o passeio também para portadores de necessidades especiais, justamente pelo fato do trajeto até o interior da gruta ser simples. Mas lembre-se: entre em contato com os guias credenciados da região para isso, ok?

[+] Gruta descoberta no século 17 abriga o Santuário Bom Jesus da Lapa na Bahia

No interior da gruta, você vai observar diversas formações calcárias, estalagtites, estalagmites e colunas. Fazendo o passeio com guias, você recebe capacetes com lanternas para explorar melhor o espaço, vale muito a pena ir acompanhada com um profissional.

Paredão Deus me Livre

O Paredão Deus Me Livre fica no distrito de Sítio Grande, povoado pacato a 17 km do centro de São Desidério e a 40 km da cidade de Barreiras.

O paredão, que é um dos atrativos para quem curte escaladas e rapel, tem aproximadamente 30 metros de altura, apresentando rochas de calcário e arenito de qualidade para escaladas.

Para deixar tudo ainda mais incrível, este cantinho do paraíso é cercado pelas água do Rio Grande. Para ir até o paredão, você vai pegar uma trilha curta, fácil de ser feita e repleta de verde. Chegando lá, você deve atravessar as águas geladas do Rio Grande nadando ou com ajuda de um bote.

O local é lindo, mas também perigoso. Por isso, vá acompanhada de mais pessoas, de preferência já experientes, e com seus equipamentos de segurança.

Buraco do Inferno

Foto: Wikimedia Commons

Não se assuste com o nome da atração, porque ela é maravilhosa! O Buraco do Inferno encontra-se dentro de uma gruta e abriga lá dentro o maior lago subterrâneo do Brasil com mais de 12 mil metros quadrados de água em um só lugar.

Os passeios no Buraco do Inferno são feitos com botes que flutuam pela escuridão no interior da caverna. Conforme ilumina o espaço com sua lanterna, você vai se admirando e se apaixonando com a beleza rara presente neste local.

UAU, hein?!

São Desidério tem todos os atrativos para encantar os visitantes que curtem contato com a natureza. Se você é da região, saiba que vale muito a pena colocar a cidade no seu roteiro de passeios para se desligar do mundo e relaxar em meio a tantas paisagens maravilhosas.

É de outro estado e quer começar a planejar essa viagem dos sonhos? Use o buscador de passagens aéreas baratas da Turismocity para encontrar os bilhetes com os melhores preços!

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.