O Rio de Janeiro carrega consigo a fama de belas praias e vida boêmia, mas nem só disso vive seu território. Na região serrana está a pequena Santa Maria Madalena, que entre tantos encantos, foi o berço da atriz, comediante e eterna boca-suja Dercy Gonçalves.

Não à toa, a cidade tem um museu dedicado a estrela, sediado em sua própria casa, na Estrada do Bizzo. O acervo conta com objetos, figurinos, fotos, mobiliário e camarim da atriz. O cemitério municipal hoje guarda seu mausoléu em forma de pirâmide, feito com cristal e mármore. Na praça Coronel Braz, há ainda um monumento e um portal dedicados à Dercy.

SantaMariaMadalena9

SantaMariaMadalena10

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Já na praça Frouthé está a Igreja Matriz, simples mas bonita, como há de ser nas cidades interioranas, junto com quiosques de lanches onde as pessoas se reúnem aos fins de semana. O ecoturismo, porém, é o maior chamariz de Santa Maria Madalena, repleta de belezas naturais. Aproveite a estadia para curtir o Cachoeirão, onde há uma corredeira e espaço para acampar.

SantaMariaMadalena

SantaMariaMadalena2

Há ainda o Escorrega, onde há piscinas naturais e vista para a Pedra do Desengano. No Parque Estadual do Desengano, a flora e a fauna se mantêm preservadas, incluindo capivara, cotias e bicho preguiça. Para ter vista privilegiada da cidade, vá até a Pedra Dubois, dentro do centro urbano. Outro ponto alto é o Morro da Torre, que exige 1h30 de trilha, mas a caminhada é leve.

SantaMariaMadalena8

SantaMariaMadalena5

SantaMariaMadalena3

SantaMariaMadalena6

SantaMariaMadalena7

A represa da Tudelândia e a represa do Saudoso são propícias para banho e reúnem famílias. O Horto Florestal, fundado em 1932, tem 15 mil espécies botânicas em seus 12,5 hectares, que dividem espaço com edifícios antigos da época.

SantaMariaMadalena11

Esta é uma opção para quem viaja pelo Estado do Rio de Janeiro. A cidade fica a 262 km da capital carioca ou 6 horas de ônibus; a 478 km de Belo Horizonte (MG); a 366 km de Vitória (ES); e a 597 km de São Paulo (SP).

Fotos: divulgação

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *