O Rio de Janeiro carrega consigo a fama de belas praias e vida boêmia, mas nem só disso vive seu território. Na região serrana está a pequena Santa Maria Madalena, que entre tantos encantos, foi o berço da atriz, comediante e eterna boca-suja Dercy Gonçalves.
Santa Maria Madalena é um destino ideal no Rio de Janeiro para quem deseja descansar em meio à natureza, explorar a cultura do interior fluminense e se desconectar da agitação urbana. Já visitou ou planeja conhecer? Então vem saber mais e faça seu roteiro para conhecer mais um destino carioca!
O que fazer em Santa Maria Madalena
Não à toa, a cidade tem um museu dedicado a estrela, sediado em sua própria casa, na Estrada do Bizzo. O acervo conta com objetos, figurinos, fotos, mobiliário e camarim da atriz. O cemitério municipal hoje guarda seu mausoléu em forma de pirâmide, feito com cristal e mármore. Na praça Coronel Braz, há ainda um monumento e um portal dedicados à Dercy.

Já na praça Frouthé está a Igreja Matriz, simples mas bonita, como há de ser nas cidades interioranas, junto com quiosques de lanches onde as pessoas se reúnem aos fins de semana. O ecoturismo, porém, é o maior chamariz de Santa Maria Madalena, repleta de belezas naturais. Aproveite a estadia para curtir o Cachoeirão, onde há uma corredeira e espaço para acampar.
Há ainda o Escorrega, onde há piscinas naturais e vista para a Pedra do Desengano. No Parque Estadual do Desengano, a flora e a fauna se mantêm preservadas, incluindo capivara, cotias e bicho preguiça. Para ter vista privilegiada da cidade, vá até a Pedra Dubois, dentro do centro urbano. Outro ponto alto é o Morro da Torre, que exige 1h30 de trilha, mas a caminhada é leve.
As principais cachoeiras da cidade são: a cachoeira do Escorrega, a Cachoeira da Represa (boa para relaxar e tirar fotos) e a Cachoeira do Roncador (um pouco mais afastada, mas vale a pena pelo cenário exuberante).

A represa da Tudelândia e a represa do Saudoso são propícias para banho e reúnem famílias. O Horto Florestal, fundado em 1932, tem 15 mil espécies botânicas em seus 12,5 hectares, que dividem espaço com edifícios antigos da época.
Foto: Wikipedia
Outro local que garante uma vista lindíssima da cidade é o Mirante Cruzeiro, que tem uma vista panorâmica incrível da cidade e das montanhas ao redor.
A cidade ainda faz parte do Circuito das Fazendas e Roteiros Rurais, então você poderá explorar propriedades rurais históricas e áreas agrícolas. Algumas oferecem produtos locais, como queijos e cachaças artesanais.
Onde ficar em Santa Maria Madalena
Como é de se esperar pelo tamanho de Santa Maria Madalena, não existem muitas opções de hospedagem na cidade, então quem quiser conhecer o destino precisa se organizar para fazer a reserva antecipadamente. Entre as opções que existem, vale conferir:
Hotel Girassol da Serra: uma das opções mais disputadas e bem avaliadas entre os viajantes, o Hotel Girassol da Serra recebe nota média de 9/10, oferece um farto café da manhã, tem quartos que acomodam até quatro adultos, piscina, sala de jogos e mais.

Pousada Verbicaro: outra opção muito bem avaliada na cidade, com nota média de 9/10, a Pousada Verbicaro possui piscina ao ar livre, clube infantil, café da manhã incluso, sauna, Wifi e outras amenidades. Nessa opção você também pode reservar quartos que comportam até quatro adultos na mesma acomodação!

Quando ir para Santa Maria Madalena
A cidade de Santa Maria Madalena é uma boa pedida o ano todo, com as temperaturas seguindo o clima serrano, mas tem alguns períodos que a visita pode ser melhor ainda. Para quem quer fugir da muvuca do Rio e curtir o frio e charme da Serra, pode viajar em julho, no inverno, quando as temperaturas caem bastante à noite, especialmente por estar situada em uma região de serra. Durante o dia, o clima é mais agradável, permitindo passeios ao ar livre. Mas fique atento que provavelmente não só você teve ideia de viajar para Santa Maria Madalena, alta temporada da cidade, então reserve seu hotel com antecedência.
Em julho ainda rola a celebração da padroeira da cidade, com festas religiosas, procissões e eventos culturais. É uma ótima oportunidade para conhecer a tradição local.
Para quem prefere climas mais amenos (nem o frio do inverno e nem o calor do verão) pode viajar durante o outono e a primavera, época que não costuma chover e nem faze frio, com clima ideal para curtir todas as atividades, cachoeiras e natureza.
O verão é indicado para quem quer conhecer o destino e está focado em nadar nas cachoeiras e fazer atividades aquáticas. As quedas d’água estarão mais cheias por causa das chuvas, e o clima será mais quente.
Onde comer
Não vá para Santa Maria Madalena pensando que vai encontrar muitos restaurantes, mas os que existem são muito bem recomendados pelos viajantes no Tripadvisor. Para quem quer comer massa, confira o Massa Di Casa. Para comer comida brasileira, cerveja e caipirinha, vale uma visita ao Quintal de Casa e ao Silas Bar e Restaurante. Para pizzas e petiscos, temos o Charme Da Serra.
Como chegar lá
Santa Maria Madalena é uma opção para quem viaja pelo Estado do Rio de Janeiro. A cidade fica a 262 km da capital carioca ou 6 horas de ônibus; a 478 km de Belo Horizonte (MG); a 366 km de Vitória (ES); e a 597 km de São Paulo (SP).
Saindo da capital carioca, o caminho mais comum para chegar à Santa Maria Madalena é ir de carro pela BR-101 (Rio-Campos), seguindo depois pela RJ-182, que leva direto ao município. As paisagens pelo percurso incluem áreas serranas e regiões rurais, tornando a viagem bastante rápida e lindíssima!
É possível chegar lá de ônibus, mas não existem viagens diretas. Para isso, comece a viagem saindo da Rodoviária Novo Rio. Procure por ônibus da empresa 1001, que tem rotas para cidades próximas, como Macaé ou Nova Friburgo. Dessas cidades, você pode pegar outro ônibus ou transporte local para Santa Maria Madalena.
Confira aqui preço de aluguel de carro.
Se você gosta de uma viagem mais tranquila e cômoda, a opção de carro é mais confortável, já que os ônibus demandam esse planejamento e você não pode escolher os horários de saída (e nem paradas).
E se você vem de fora do estado de Rio de Janeiro, pode buscar passagens aéreas para a cidade maravilhosa.
Quantos dias reservar para conhecer Santa Maria Madalena?
Para aproveitar bem Santa Maria Madalena e suas atrações, 2 a 3 dias são suficientes, dependendo do ritmo que você prefere para sua viagem. Então bora combinar de conhecer a cidade em um final de semana ou feriado prolongado!
Terra muito bonita….