A cidade de Santa Cruz Cabrália, no litoral sul baiano, pode até ser pequena – mas tem muita história pra contar. Dizem que nas suas belas praias os colonizadores portugueses atracaram pela primeira vez no continente. E foi lá onde, em 26 de abril de 1500, celebrou-se a primeira missa em terras brasileiras.

Um lugar assim precisava de reconhecimento, não é mesmo? Por isso, Santa Cruz Cabrália foi eleita como Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil. Hoje, o município atrai visitantes tanto pelas belíssimas, quanto pela sua representatividade para a história do país. Vamos juntos descobrir todas as possibilidades desse paraíso?

Como chegar em Santa Cruz Cabrália

Antes de tudo, precisamos chegar lá, certo? Mas isso não é tão difícil. Aqui, separamos 3 percursos que você pode escolher:

De carro:

Saindo de Salvador, siga pela BR-324, BR-101 e BR-367 até Santa Cruz Cabrália, após Porto Seguro. Seja saindo do norte ou do sul, também siga pela BR-101.

Alugue online um carro

De ônibus:

São duas as principais companhias que vão até Santa Cruz Cabrália: São Geraldo, que serve o sudeste, e Águia Branca, que atende outras cidades da Bahia.

De avião:

Se você não estiver em Salvador, pode escolher um voo para Porto Seguro, na Bahia. As companhias fazem esse trajeto diariamente, e não é tão difícil encontrar passagens. De Porto Seguro, você pode alugar um carro ou pegar um transfer para Santa Cruz Cabrália, que fica a apenas 23km de distância.

Encontre a passagem aérea para Porto Seguro

O que fazer em Santa Cruz Cabrália

Ao chegar em Santa Cruz Cabrália, você terá várias opções para se entreter. A maioria delas está ligada à natureza ou às tradições locais. Aqui, vamos mostrar para você desde as praias mais belas até os centrinhos culturais. Vem com a gente!

Praias

Praia de Coroa Vermelha

De longe, a atração mais visitada da cidade. É na Praia de Coroa Vermelha que você vai encontrar águas quentes e cristalinas, além de piscinas naturais quando a maré estiver baixa. Se você estiver com a família, essa é a praia perfeita para passear. Ah! Na orla, você vai encontrar o monumento em homenagem à primeira missa realizada no país.

Praia de Arakakaí

Quem gosta de esportes radicais, como o surf, vai adorar a Praia de Arakakaí. É a preferida dos mais aventureiros, mas também abraça quem gosta da calmaria, pois em alguns trechos conta com recifes de corais e piscinas naturais. E o melhor: tudo com uma boa infraestrutura, com barraquinhas que servem drinks e petiscos.

Praia de Lençóis

Para quem ama uma praia deserta e sossegada, vai amar a Praia de Lençóis. Ela fica a 4km do centro e, por isso, é mais tranquila. Águas belíssimas, quentinhas e convidativas para serem desfrutadas ao lado de quem você mais gosta. É um dos destinos mais românticos da cidade!

Praia de Santo André

Localizada próxima a foz de um rio, a Praia de Santo André tem uma paisagem encantadora. Lá, você vai poder tomar um banho de mar salgado, e também passear de barco nas águas doces do rio. Antes de partir, só um lembrete: para chegar na praia é preciso pegar uma balsa, que fica a 1 hora da cidade.

Outras atrações na cidade

Conhecer o Centro Histórico

Já pensou em fazer uma viagem no tempo? Ao visitar Santa Cruz Cabrália você terá essa sensação. Lá no Centro Histórico, que fica na parte mais alta da cidade, será possível visitar construções históricas, preservadas desde o século XVII. E por ser alto, vai poder desfrutar de uma bela paisagem da costa!

Os destaques da área são a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Casa de Câmara e a Cadeia.

Passear pelo Parque Marinho Coroa Alta

O passeio dura o dia inteiro, das 10h até às 17h, começando no Porto de Santa Cruz Cabrália, às margens do Rio João de Tiba, e vai até o Recife de Coroa Alta, onde os visitantes podem observar corais multicoloridos (mas apenas na maré baixa).

O percurso é agitado, tendo músicas de axé como fundo musical. Na volta, tem uma parada para alimentação no vilarejo de Santo André e outra parada na Ilha do Sol para a compra de doces artesanais.

Visitar a Fazenda Mãe Tereza

A Fazenda Mãe Tereza é um parque ecológico que fica a 2 km do centro. Lá, você encontra inúmeras atividades esportivas para todas as idades. É indicado que você passe um dia inteiro lá, porque atrações não faltam: trilhas e caminhadas pela Mata Atlântica, passeios a cavalo, banhos de rio, pesca artesanal, tirolesa, caiaque… Isso sem falar no ambiente de natureza, cheio de árvores frutíferas para apreciar.

Aldeia Indígena Pataxó

Na Aldeia Pataxó, você vai conhecer mais sobre a cultura indígena, visitar ocas e ter contato com os costumes locais. Reserve esse momento para aprender sobre os primeiros moradores do Brasil.

Onde ficar em Santa Cruz Cabrália

Porto Bali Hotel

Localizado em frente à Praia dos Lençóis, o Porto Bali Hotel oferece piscina com espreguiçadeiras e área de jardim. As diárias custam a partir de R$179 para um casal e é ótimo para quem viaja com crianças.

Pousada Enseada da Sereia

Para quem viaja de casal, a Pousada Enseada da Sereia tem recomendação 9,5 no Booking! Lá, você vai conseguir ficar perto de pontos turísticos como a Praia de Coroa Vermelha, a Praia de Muta e a Praia de Mutari. 

Sued’s Cabralia

Piscina ao ar livre, área de churrasco e restaurante, além de estar a apenas 20 minutos de carro do centro de Porto Seguro. As diárias para o casal custam a partir de R$172.

Onde comer

Point do Beré

Comida simples mas gostosa, cerveja gelada e preço super acessível. Esses são os principais atrativos do Point do Beré: parada obrigatória para quem vai à Santa Cruz Cabrália. 

Paralelo 16

Uma pizzaria super fofa e deliciosa espera por você! Além de pizzas tradicionais, você pode pedir também hambúrgueres artesanais. E o melhor: tem opção vegetariana! 

Luz de Minas Beira Rio

Para quem quer uma bela refeição à beira do rio, esse é o restaurante perfeito. O espaço é cheio de poesia, principalmente pela vista, mas também pelo atendimento excepcional e a culinária deliciosa. Vale a pena a visita!

Restaurante Cabana Do Portuga

Comida brasileira e portuguesa, à beira-mar, pertinho do lugar onde foi celebrada a primeira missa no Brasil. Delicioso e histórico, não é mesmo? 

Quando ir

Você pode aproveitar o sul da Bahia em qualquer época do ano, porque lá não existe uma época específica que chove mais. Entretanto, nossa recomendação é evitar os meses de junho a agosto, no inverno.

Além disso, como qualquer ponto turístico, estará mais cheio nos feriados prolongados e nas férias escolares. Por isso, se você quiser mais tranquilidade ao viajar, evite também esses meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.