Salto do Itiquira: uma das cachoeiras mais altas da América Latina

Uma queda d’água de 168 metros de altura em meio a um paredão rochoso forma o cenário do Salto do Itiquira, que fica em Formosa, Goiás, município considerado o berço das águas e cavernas do encantador cerrado brasileiro. A maravilha natural é uma das cachoeiras mais altas da América Latina e fica a apenas 115 km de Brasília.

A cachoeira é o principal atrativo do Parque Municipal do Itiquira, que conta com acessibilidade e boa infraestrutura garantidas, para a alegria dos visitantes. O nome, que veio do rio Itiquira, é tupi-guarani e significa “água que cai do alto”.

Itiquira é a 7ª maior queda d’água do Brasil

O parque foi fundado em meados de 1970 por Antônio Carlos Felício Bueno, que desejava abrir um complexo turístico em meio a natureza de Formosa. Os arredores continham muitas fazendas de gado, causando um extenso desmatamento devido à ampliação dos pastos.

Ao se deparar com uma fotografia da Missão Cruls, expedições do século 19 que estudavam o Planalto Central, quis ver toda a magnitude do Salto do Itiquira pessoalmente.

Foto: divulgação/Itiquira Park

Chegando ao local, encontrou uma área descuidada e cheia de lixo. Ao mesmo tempo, sabia que este seria o espaço ideal para erguer seu sonho. Assim, conseguiu em 1982 um contrato de concessão por 30 anos, que permitia o uso de 48 hectares, inteiramente dedicados à preservação ambiental do território.

Mais de 50 grutas e cavernas (sendo 8 abertas a visitação), canyons, sítios arqueológicos, mirantes, corredeiras e mais de 35 nascentes de água pura se alastram na Unidade de Conservação, que desde 2012 voltou para a administração da Prefeitura Municipal.

Foto: divulgação/Itiquira Park

Tome nota: o ideal é visitar o Salto do Itiquira pela manhã, quando as gotículas formam um arco-íris próximo ao poço. A revoada das andorinhas deixam o cenário ainda mais sublime.

Foto: divulgação/Itiquira Park

Funcionando como um clube de lazer, o agora chamado Itiquira Park conta com piscinas, saunas, atividades aquáticas, parque infantil, trilhas, bosques, rios, pontos de alimentação, hospedagem em chalés, área de camping e estacionamento.

A enorme cachoeira é avistada de diversos pontos. O acesso até ela é fácil, por uma via pavimentada. Não é permitido nadar ali, apenas admirar. Há outros cinco poços no parque, que refrescam os banhistas.

Foto: divulgação/Itiquira Park

Para quem tem bastante disposição na bagagem, é interessante conhecer também a parte de cima da cachoeira, acessada apenas até às 13 horas por uma trilha de 1.570 metros em tour guiado de 2h aos finais de semana e feriados. Crianças menores de 12 anos são vetadas nesta atividade.

Um restaurante terceirizado acolhe os visitantes, servindo buffet de almoço e aperitivos, como filé de peixe e batata frita.

Foto: divulgação/restaurante Salto do Itiquira

Outros atrativos da região

Buraco das Andorinhas: formada a aproximadamente 30 milhões de anos, a dolina tem 148 metros de profundidade e um segredo muito bem guardado, uma lagoa subterrânea, azul e cristalina. É considerada a maior do tipo no Brasil e encanta os mergulhadores. O acesso é por trilha de nível de dificuldade alto ou por rapel, de 60 metros de altura. Por ser perigoso, requer acompanhamento de guias especializados e equipamento de segurança.

Foto: Itakamã Turismo

Buraco das Araras [atualmente fechado para o público]: visto de cima, é como uma enorme cratera no meio do cerrado. A dolina com 105 metros de profundidade e uma densa vegetação em seu fundo virou refúgio para maritacas e macacos. De arara, só o nome mesmo. Aventureiros descem até a base de rapel, sob os cuidados de instrutores especializados, para desbravar o rio subterrâneo dentro da caverna e mergulhar em águas cristalinas. Um passeio difícil, mas imperdível.

Cachoeira e Sítio Arqueológico do Bisnau: um enorme lajedo dentro de uma fazenda particular revela inscrições rupestres com cerca de 11 mil anos. Costuma ser visitado por pesquisadores e curiosos. Pela mesma estrada se acessa a cachoeira do Bisnau, uma belíssima queda d’água que flui a partir das bacias dos rios São Francisco e Tocantins-Amazonas. Quem quer um pouquinho mais de adrenalina pode fazer rapel na cachoeira de 100 metros de altura.

Parque Ecológico Indaiá: localizado dentro da fazenda Citates, o parque reúne várias cachoeiras, poços e a nascente do rio Itiquira. São quatro roteiros turísticos na propriedade, com níveis de dificuldade distintos. As quedas d’água deste oásis natural são acessadas por trilha, e boa parte delas formam piscinas e “ofurôs” naturais, onde o banho é permitido, além de rapel e escalada.

Foto: divulgação/Fazenda Citates

Poço verde: ainda pouco conhecido, o poço de águas esverdeadas e cristalinas é rodeado por um paredão rochoso e fica dentro da fazenda Bisnau, no meio da mata densa. Pela segurança e preservação do local, a atração é acessada apenas com guia, fornecido pela própria administração. Na volta, prove a comida caipira da fazenda.

Recanto das Cachoeiras: a reserva particular com acesso para visitas conta com duas quedas d’água para os banhistas se divertirem. Fica a 59 km do centro de Formosa.

Onde ficar

Dentro do Itiquira Park há 26 chalés em estilo suíço equipados com TV, frigobar e ar condicionado. Acomoda até seis pessoas. A diária é de R$ 276,00 para duas pessoas e inclui acesso ao parque aquático, mas não está incluso no valor roupa de cama, toalha e produtos de higiene.

Foto: divulgação/Itiquira Park

Abaixo você confere mais algumas opções de hospedagem em Formosa:

Quanto custa a entrada no Salto do Itiquira

Os ingressos para o Salto do Itiquira custam R$ 15 por pessoa. Crianças de 0 a 5 anos não pagam. Maiores informações: (61) 3503–5008

Foto: Railan

Como chegar no Salto do Itiquira

Para chegar ao Salto do Itiquira, basta pegar a rodovia GO 116 a partir de Goiânia e depois do km 27 seguir pela GO 524 por mais 6 km. Quem vai de Brasília pode pegar a BR-020 e seguir sentido formosa por aproximadamente 91 km.

O Parque abre para visitação todos os dias do ano, das 09h às 17h, com entrada permitida até às 16h.

Brunella Nunes
Brunella Nunes

Quando não está viajando pelo mundo, está viajando nas ideias.

Artigos: 809

3 comentários

  1. Olá!
    O Projeto Cachoeiras Gigantes está medindo e catalogando as mais altas quedas d’água do Brasil.
    Em nossa página no Facebook (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) os dados do ranking são mantidos atualizados.
    O Salto Itiquira está, atualmente, na posição 27 do ranking brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *