Salto del Laja é um dos pontos turísticos mais bonitos no Chile e encontra-se na região de Bío Bío, pertinho de Los Angeles (a 25 km) e de Chillán, cidade que tem a maior pista de esqui da América do Sul. Para você ter ideia, Salto del Laja está a 480 km de distância da capital Santiago.

O grande atrativo local, conhecido como a “porta de entrada do Sul do Chile”, são as cachoeiras formadas pelo fluxo calmo do Rio Laja, que nasce na cordilheira dos Andes, no Parque Nacional Laguna del Laja.

As quedas d’água formam quatro cachoeiras, sendo que o salto principal tem aproximadamente 50 metros de altura! O mais louco nisso tudo é que muitos brasileiros nem fazem ideia de que este paraíso, tão pertinho de nós, existe! É um verdadeiro espetáculo da natureza que você deve conhecer quando estiver de passagem pelo Chile.

Não existe um período considerado ruim para visitar as cachoeiras de Salto del Laja. Durante o inverno e primavera, as cachoeiras mostram toda a sua força e vazão d’água.

Mas são nos meses de verão que o espetáculo fica completo para os visitantes, que podem aproveitar piscinas naturais na região para tomar um banho delicioso, ainda mais que nesse período é comum a temperatura bater a casa dos 30°C. Fala sério, né: todo mundo adora sol, calor e água fresca!

Veja mais fotos das quedas d’água:

Salto del Laja
Foto: Rodrigo Iturra – YouTube
Salto del Laja
Foto: Rodrigo Iturra – YouTube
Salto del Laja
Foto: Wikimedia Commons
Salto del Laja
Foto: Wikimedia Commons

Descubra quanto custa viajar para as principais cidades do Chile. Clique aqui!

O que fazer em Salto del Laja

Em torno das cachoeiras existe muita diversão para ser aproveitada! Confira as atividades mais interessantes:

Curtir o Centro Recreativo Agua Morena

Foto: Salto del Laja

Quem é fã de ecoturismo vai adorar esse local! O centro recreativo oferece uma série de atividades ao ar livre para você se aventurar durante sua viagem. As atividades incluem:

  • Arborismo: para você andar de árvore em árvore desbravando a altura e a natureza.
  • Trekking: trilhas para fazer caminhadas de aproximadamente 1 hora de duração vendo cachoeiras, lagos e muita beleza natural.
  • Rapel: para você descer amarrado por cordas de um lado para outro.
  • Cavalgada: passeios de cavalo por circuitos diferentes para você ter uma nova visão sobre o local.

As atividades no Centro Recreativo Agua Morena são pagas. Clique aqui e confira os preços vigentes.

Turismo de aventura combina com seguro viagem! Clique aqui e faça sua cotação.

A Rota do Salto del Laja

Foto: Salto del Laja

Este é um convite para você explorar os tesouros escondidos pelas cachoeiras de Salto del Laja! Esta rota nada mais é do que uma caminhada guiada para você ter uma experiência diferente em meio à natureza.

A partir de março, essa rota está disponível somente aos finais de semana. Existem duas modalidades de trekking para esta rota:

  • Com 1 hora de duração, sendo indicada para todas as pessoas. Este tour acontece aos domingos, às 11h com reserva antecipada e para grupos com pelo menos 5 pessoas.
  • Com 3 horas de duração, fazendo o percurso completo. Esta visita acontece aos sábados, às 10h, com grupos de pelo menos 2 pessoas.

O legal desta visita guiada é que você vai ver as cachoeiras e mais uma série de belezas naturais da região. Clique aqui e confira os preços vigentes.

O artesanato também é bem forte na região, sendo um tipo de passeio interessante principalmente para você trazer alguma lembrança de Salto del Laja. Na via principal, bem no centro da cidade, tem uma rua inteira com barraquinhas e lojinhas.

Você também pode fazer um passeio de barco, de aproximadamente 20 minutos, pelo Rio Laja, e até partir para outros locais que ficam bem pertinho das cachoeiras de Salto del Laja, como:

Como chegar

É possível ir de ônibus para a região de Bío Bío onde ficam as cachoeiras de Salto del Laja. Se você estiver em uma das cidades próximas, como Concepción, Chillan, Los Angeles e Cabrero, procure pelas companhias Jota-be e Pullman que levam os passageiros até Salto del Laja. Clique aqui para ver os horários.

Quem está mais distante, como em Santigo, por exemplo, também pode ir de ônibus, apesar da viagem ser mais cansativa. Neste caso, procure passagens nas companhias Eme bus, Turbus, Pullman bus, Linea azul ou Interbus, com destino a Los Angeles. A partir dali, siga as orientações que passamos acima.

Você pode ir com um carro alugado, dependendo da cidade onde estiver hospedado. Basta seguir pela Ruta 5 Sur até o km 480.

Bora alugar um carro? Clique aqui e faça sua cotação.

Informações importantes sobre o local

Salto del Laja
Foto: Alessandro Caproni – Flickr
  • Horário para ver as cachoeiras: todos os dias, das 8h às 20h.
  • Horário para banhos públicos nas piscinas próximas às cachoeiras: todos os dias, das 9h30 às 17h30.
  • Centro de atendimento ao turista: todos os dias, das 10h às 19h.
  • O acesso à cachoeira principal é gratuito.
  • Recolha seu lixo e respeite o meio-ambiente.
  • É perigoso nadar nas cachoeiras, devido à força das águas. Não insista.
  • Existem muitas áreas próximas a Salto del Laja com banho liberado e até espaço para acampar.
  • Leve dinheiro. Não existem caixas eletrônicas em Salto del Laja. Vá até os supermercados locais próximos, como o “El Parroncito” ou o “Las Cuatro Cascadas” caso necessite sacar dinheiro.
  • A partir do km 480 na Ruta 5 Sur, você encontra uma série de restaurantes bons, como: Restaurante San Luis, Restaurante Ruka Malunga, Restaurante Salto del Laja, Restaurante Pan-Americano ou Restaurante Rincón del Salto.

Aproveite para se aventurar por Salto del Laja, especialmente por enquanto que o destino ainda não é tão popular entre turistas de outros países e acaba recebendo mais os moradores locais aos finais de semana e em períodos de muito calor.

Este é uma chance de ter contato com a natureza e renovar suas energias com um belo banho nas piscinas naturais. Ouvir o barulho das cachoeiras também vai ajudar a renovar suas energias, aposte nisso!

Comece desde já a planejar a sua trip para o Chile. Acesse diariamente nosso buscador de passagens aéreas baratas para ficar de olho nas promoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *