Voos internacionais requerem que o viajante se apresente no mínimo com três horas de antecedência de seu voo e muitas pessoas chegam até antes para garantir que não haverá nenhum problema, mas essa espera – apesar de uma boa espera pois você vai viajar – pode ser cansativa e as salas VIP em Aeroportos podem melhorar a sua experiência.
Você já deve ter visto pessoalmente essas salas VIP em Aeroportos que muitas vezes tem um logo de alguma bandeira de cartão de crédito – como Visa, Master – ou mesmo de algum banco ou já viu algum amigo marcar no Instagram a localização “salas VIP em Aeroportos” ou “lounge VIP Mastercard” e outras. Se você já se perguntou como funcionam essas salas VIP em Aeroportos, quais as vantagens e como você pode ter acesso, hoje vamos te contar.
Programando sua próxima viagem? Pesquise aqui sua passagem aérea!
Como funcionam as salas VIP em Aeroportos
O que tem nas salas VIP?
Se você já viajou de avião sabe que pode ser bem cansativo ficar esperando seu voo naquelas poltronas em frente ao embarque e também sabe muito bem que comer e beber no aeroporto é quase “proibido” pelos altos valores dos produtos ofertados. Comer um mero pão de queijo vira um rombo financeiro.
Pensando em tudo isso, as salas VIP em Aeroportos costumam oferecer comida e bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) à vontade para quem tem acesso. Geralmente, na parte de comida, é servido tipo um buffet self-service com lanches, salgados, tortas, quiches, sobremesas variadas e você pode pegar tudo à vontade, sem restrições para comer no local.
Já na parte de bebidas, costumam ser servidas águas engarrafadas, latinhas de refrigerante, de cervejas e normalmente a maioria das salas VIP em Aeroportos ainda conta com um bar para servir bebidas premium, como vinhos (com rótulos variados), whiskys e claro, máquinas de café daquelas enormes.
O espaço das salas VIP em Aeroportos também costuma ser bem mais confortável que a área pública do aeroporto, com poltronas grandes e algumas até reclináveis e cada assento costuma possuir sua tomada para carregar seu eletrônico antes de embarcar.
Ou seja, sabendo que os voos na classe econômica costumam oferecer pouca variedade e quantidade de comida, vale muito a pena comer bem e descansar nas salas VIP em Aeroportos enquanto puder.
Como ter acesso às salas VIP
Provavelmente você já notou que ter acesso às salas VIP em Aeroportos é maravilhoso, então é hora de responder a famosa pergunta: como conseguir acesso a essas salas exclusivas?
A maioria dessas salas podem ser acessadas pelos cartões de crédito nas versões mais premium. Por exemplo, quem tem cartão Mastercard Black, C6 Carbon Black, Visa Infinite e outros conseguem acessar as salas VIP da mastercard espalhadas no mundo todo.
Alguns cartões podem não garantir a entrada nas salas VIP em Aeroportos mas oferecem descontos para quem quiser entrar.
Inclusive uma dúvida muito recorrente sobre o acesso às salas VIP em Aeroportos é como funciona se você viaja com mais de uma pessoa. Se você vai com seu cônjuge ou filhos, pode fazer um adicional do seu cartão premium em nome deles antes da viagem para que acessem sem custos (da sala VIP e não de anuidade e mensalidade estamos falando) junto com você.
Algumas salas permitem que convidados do titular do cartão acessem a sala mediante uma taxa (em outubro de 2023, por exemplo, o custo da sala VIP mastercard em Guarulhos era de R$ 150 por convidado para até 3 horas de permanência).
Muitos cartões de crédito que possuem anuidade costumam oferecer o benefício das salas VIP em Aeroportos, por isso se você possui esse tipo de cartão, vale conferir com seu banco se possui essa vantagem. Outros que não possuem anuidade também podem oferecer o acesso, por isso o ideal é conversar com o gerente da sua conta para se informar.
Caso você não tenha um cartão que permita o acesso, vale conferir quais condições para possuir uma conta/cartão que tenha esse benefício e se faz sentido para você essa mudança.
Além dos cartões de crédito, algumas salas VIP em Aeroportos são voltadas para passageiros frequentes de companhias aéreas e seus parceiros. Por exemplo, existe o Lounge Latam em alguns aeroportos.
Também vale a pena verificar as regras de uso das salas VIP em Aeroportos, afinal, alguns cartões não têm acesso ilimitado, então se você faz 10 viagens por ano (exemplo), pode ser que seu benefício garanta apenas quatro acessos e você deverá escolher quando gastar sua entrada.
Por último, uma das formas de acessar as salas VIP em Aeroportos é sendo membro de programas de fidelidade de viagem, como Priority Pass, LoungeKey e Dragon Pass, que oferecem acesso a uma ampla rede de salas VIP em todo o mundo mediante o pagamento de uma taxa anual ou mensal.
Salas VIP em Viracopos
Lounge Azul: passageiros voando em classe executiva da Azul, membros do programa TudoAzul Diamante, e através de parcerias com alguns cartões de crédito e programas de acesso a lounges podem acessar essa sala VIP.
Ambaar Lounge: membros de programas como Priority Pass, LoungeKey, e através de parcerias com cartões de crédito.
Bradesco Cartões Lounge: clientes do banco Bradesco com Bradesco Visa Aeternum, The Centurion® Card, The Platinum Card®, Bradesco Elo Diners Club, Bradesco Elo Nanquim, American Express® Business Platinum, American Express® Gold Corporate e American Express® Corporate Platinum.
Mastercard Black Airport Lounge: passageiros com cartão mastercard black podem entrar nesta sala.
Salas VIP em Guarulhos
Star Alliance Lounge: passageiros de primeira classe e classe executiva das companhias da Star Alliance, membros Star Alliance Gold.
American Airlines Admirals Club: passageiros de primeira classe e classe executiva da American Airlines, membros Admirals Club.
Lounge GRU Airport: membros Priority Pass, LoungeKey, e através de parcerias com cartões de crédito.
GOL Premium Lounge: passageiros de classe executiva da GOL, membros do programa Smiles Diamante e Ouro, e através de parcerias com cartões de crédito.
Salas em Congonhas
Advantage VIP Lounge: membros Priority Pass, LoungeKey, e através de parcerias com cartões de crédito.
GOL Premium Lounge: passageiros de classe executiva da GOL, membros do programa Smiles Diamante e Ouro, e através de parcerias com cartões de crédito.
+ Descubra aqui quanto custa viajar para mais de 100 destinos no mundo!