A Sagrada Família é o monumento mais visitado de Barcelona e considerada a obra mais importante do arquiteto Antonio Gaudí. Quem visita a cidade não pode deixar de jeito nenhum de apreciar essa atração cheia de significados, energia e beleza.
A Sagrada Família em Barcelona começou a ser construída em 1882, mas foi em 1883 que o mestre arquiteto Antonio Gaudí assumiu a obra. Gaudí projetou a Sagrada Família baseado na tradição das catedrais góticas e bizantinas.
A fachada da igreja, que fica em ruas diferentes, retrata a vida e morte de Jesus Cristo, sendo: o Nascimento (na rua Marina), a Paixão, morte e ressurreição (na rua Sardenya) e a Glória, presente e futuro (na rua Carrer Mallorca). A fachada do Nascimento e a Cripta do Templo Expiatório da Sagrada Família são Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 2005.
Das 18 torres que Gaudí projetou para a Sagrada Família, atualmente oito foram construídas: quatro na fachada do Nascimento e quatro na fachada da Paixão. Os visitantes podem adquirir ingressos, além do bilhete de entrada na igreja, para subirem nessas torres e terem uma vista única de Barcelona.
Partiu? Encontre passagens aéreas para Barcelona com os melhores preços

Sagrada Família: cartão-postal de Barcelona

O mestre Gaudí é o artista da Sagrada Família
Nos últimos 15 anos de vida, Gaudí colocou uma cama em seu escritório e passou a morar dentro da Sagrada Família, para estar ainda mais inserido na construção.
Gaudí abdicou de tudo por esse projeto, o qual se dedicou por 43 anos! O arquiteto mais ilustre de Barcelona morreu em 1926 em um trágico acidente. O corpo do mestre está sepultado dentro da igreja, na capela da Virgen del Carmen, na cripta do templo.
Um incêndio em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, destruiu as maquetes e documentos deixados por Gaudí. Os arquitetos que deram continuidade na construção da Sagrada Família se inspiraram na obra original para seguir com os planos originais da igreja, que já passou por cinco gerações.
Por dentro e por fora, a Sagrada Família é simplesmente estonteante

Se por fora toda a estrutura da Sagrada Família já impressiona, dentro dela é que você ficará ainda mais encantada com o esplendor e expressividade da igreja.
Isso porque Gaudí planejou tudo pensando na luz natural do sol, já que os raios solares brilham nos pináculos no topo de todas as torres e janelas.
O nascer do sol ilumina a fachada do Nascimento, enfatizando o momento da chegada de Jesus. Já a fachada da Paixão possui um jogo de luz e sombra produzido pelo reflexo do sol se pondo que aumentam a natureza áspera e dura da morte de Cristo. O sol do meio dia brilha e ilumina a fachada da Glória e o acesso principal à igreja. É simplesmente es-pe-ta-cu-lar!
Estima-se que a igreja fique pronta em 2026. Quando esse momento chegar, a Sagrada Família terá 170 metros de altura e 18 torres.
[+] Veja hospedagens em hotéis e hostels perto do ponto turístico aqui
Quanto custa visitar a Sagrada Família
Os preços dos ingressos para entrar na Sagrada Família são:
- Visita básica: 26 Euros (entrada).
- Visita audioguiada: 30 Euros (entrada + guia de áudio).
- Experiência guiada: 40 Euros (entrada + tour guiado).
Preços consultados em dezembro de 2024 e sujeitos à alteração.
Compre seu ingresso básico aqui e o com subida às torres aqui
Os valores do ingresso e também doações de visitantes é que financiam a construção da construção da igreja.
O horário de funcionamento da igreja varia conforme períodos do ano. Clique aqui e confira os horários. É importante saber que 30 minutos antes do fechamento, os bilhetes deixam de ser vendidos.
Cuidado com o que você veste na Sagrada Família
Por ser uma igreja católica, algumas regras sobre como se vestir no dia da sua visita na Sagrada Família devem ser seguidas, como:
- Por razões de segurança, o uso de bonés e chapéus não é permitido no navio ou museu, exceto por motivos religiosos, de credo ou de saúde.
- Não pode ficar descalço.
- Como igreja católica, roupas decorativas são necessárias e as seguintes limitações são estabelecidas:
- Não é permitido entrar na igreja com roupas transparentes.
- Não use regatas ou blusas que não cubram os ombros.
- Você não deve usar roupas com decotes grandes e nem que deixem suas costas descobertas.
- Não é permitido entrar com shorts e saias que não cubram, pelo menos, metade da coxa.
- Não é permitido entrar com roupas de banho.
- Não é permitida a entrada com vestuário para celebrações de qualquer tipo ou com ornamentos concebidos para distrair ou atrair a atenção para gêneros artísticos, religiosos, promocionais ou quaisquer outros.
- O visitante não pode ficar descalço na igreja.
- Bonés e chapéus não podem ser usados por questões de segurança, exceto por motivos religiosos ou de saúde.
Como chegar a Sagrada Família em Barcelona

Andar de metrô por Barcelona é bem tranquilo, seguro e fácil. Para ir até a igreja, você deve pegar as linhas L2 ou L5 e desembarcar na estação Sagrada Família.
O endereço da Sagrada Família é: Carrer de Mallorca, 401.
A Sagrada Família é um símbolo de Barcelona e todo mundo que visita a cidade deve viver essa experiência fora do sério que é pisar dentro dessa igreja.
Não deixe que as longas filas te assustem. Planeje-se para ficar o tempo necessário e faça seu passeio com bastante calma, observando e analisando cada detalhe estonteante dessa construção: você não vai se arrepender!
Melhor época para visitar
Barcelona é um dos melhores destinos na Europa para visitar em qualquer época do ano! Diferente de alguns locais que no inverno a cidade “congela” e nem dá para sair do hotel, Barcelona é privilegiada com boas temperaturas o ano todo, o que permite que a Sagrada Família e outros pontos turísticos sejam visitados de janeiro a janeiro.
Mas se você quer saber exatamente qual a melhor época para viajar para Barcelona e visitar o cartão-postal da cidade, saiba que o melhor período para visitar a Sagrada Família é durante a primavera (abril a junho) ou o outono (setembro a novembro). Nesse período, o clima está agradável, com temperaturas entre 15°C e 25°C, e a cidade é menos lotada do que no verão, garantindo valores melhores e filas menores.
No verão (julho e agosto), Barcelona é muito quente, com temperaturas acima de 30°C facilmente, além de ser o período mais movimentado, com filas maiores e preços mais altos em hotéis e atrações. Em julho, prepare-se para pegar fila na Sagrada Família em todos os passeios.
Uma opção para quem quer economizar é visitar na baixa temporada, como inverno (dezembro a fevereiro), quando faz frio (mas nem tanto) e a cidade fica bem mais vazia.
Dicas para visitar
- Evite horários de pico;
- Prefira visitar de manhã cedo (logo após abrir, por volta das 9h) ou no fim da tarde, não vá perto do almoço!
- Evite finais de semana e feriados para fugir das multidões;
- Compre ingressos antecipados: a Sagrada Família é uma das atrações mais populares de Barcelona, e os ingressos esgotam rapidamente. Adquira-os online com antecedência para garantir a entrada e evitar filas;
- Escolha o ingresso certo: há várias opções de ingressos, cuidado para não comprar o ingresso errado e não conseguir ver o que gostaria;
- Compre o ingresso com fura fila: existe um ingresso oficial que permite você furar a fila gigantesca da basílica e pode economizar e muito seu tempo, conheça aqui essa opção;
- Não deixe de conhecer as torres! Apesar do ingresso ser salgadinho, é um passeio diferenciado.
- A luz da manhã ou do fim da tarde realça a beleza dos vitrais no interior da basílica, então se seu foco for fotografar, pense nisso;
- Baixe o app audioguia com antecedência: depois de comprar os ingressos online no site oficial da Sagrada Família, você já pode baixar o app oficial do local e incluir o seu voucher no aplicativo, a data da visita e o e-mail, assim será liberado o audioguia;
- Informe-se sobre os dias gratuitos: em alguns poucos dias do ano acontecem os Dias de Portas Abertas, que permite a visita gratuita à basílica! Confira se por acaso esses dias coincidem com o seu dia de viagem;
- Roupas adequadas: como é um espaço religioso, use roupas respeitosas (evite regatas ou shorts muito curtos).
…
Ficou empolgada para visitar Barcelona? O primeiro passo é descobrir todos os custos da viagem, certo? Para isso, use nossa calculadora e conheça quanto custa viajar para Barcelona no período que você estará de férias.
3 comentários