Fazer um safári na África é uma das coisas mais incríveis que todo ser humano deveria ter a oportunidade de realizar pelo menos uma vez na vida. Pense: você ali, no meio da selva, dentro de um carro aberto, olhando de pertinho os animais no habitat natural. É uma emoção e uma experiência sem explicação!
De maneira geral, tente reservar pelo menos três dias para fazer o safári em um parque nacional ou em uma reserva privada, independentemente de onde seja! Os parques são imensos e com certeza você pode ir para um canto diferente em cada dia, fazendo mais de um game drives (que são as saídas para um safári).

Essas saídas para os safáris acontecem duas vezes por dia: uma bem cedinho, entre 5h30 e 7h, já que no período da manhã os animais estão mais ativos; e outra no final da tarde, por volta das 16h, e cada passeio dura de 3 a 4 horas. Cada game driver é diferente e realmente uma caixinha de surpresas porque você não tem garantia que vai conseguir ver um animal ou que vai presenciar uma caçada, por exemplo.
Também existem passeios noturnos guiados que são bem legais e proporcionam essa tensão constante que deixa sua adrenalina a mil!
Os Big Five na África

Quem está planejando fazer o primeiro safári da vida vai encontrar bastante esse termo durante as pesquisas: big five. Esse é o nome dado a um grupo de animais que eram considerados os mais perigosos na África (isso na época em que os ingleses iam nos safáris para matar e não como fazemos agora, por lazer e para registar muitas fotos).
Eles então listaram os “cinco grandes”, formando um grupo composto pelo leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo. E você pode ter a oportunidade de ver todos esses animais durante um safári na África!
É supernatural que pessoas que nunca tenham feito um safári na África fiquem com medo do ataque de algum animal, afinal de contas, é uma experiência totalmente nova e diferente! Mas relaxa: eles não vão te atacar, você não faz parte do cardápio deles!
- Não deixe de garantir uma boa internet nessa viagem! O eSIM da Holafly é uma ótima pedida, ele funciona como um SIM card que irá te dar conexão à Internet sem pagar roaming de dados mas é virtual, ou seja: ele é enviado por e-mail na forma de um código QR, no minuto em que a compra é feita. BEEEEM mais prático 🙂 Compre com 5% com o cupom: QUANTOCUSTAVIAJAR

Os animais ficam mais curiosos com a sua presença do que com vontade de devorá-la! Os bichos que podem fazer alguma peripécia são os elefantes adolescentes, que vão para cima dos carros e tentam empurrá-los. Por isso é importante estar com um guia profissional, ele vai saber exatamente o que fazer para sair dessa situação o mais rápido possível.
O único animal que devemos nos preocupar durante uma viagem dessas é com mosquito que pode transmitir a malária! O bom é que na maior parte do ano o clima é seco e isso afasta esses mosquitos. Apesar de muitos parques estarem em regiões de incidência de malária, os riscos de contrair a doença são baixos, principalmente no inverno e em épocas de seca. Não é motivo para pânico! Não pense que todo pernilongo que chegar perto de você possa ser um transmissor, ok?
É só se prevenir: use muito repelente, o mais potente que encontrar, inclusive por cima da roupa, e ande sempre com calças e camisetas de manga comprida. No final da tarde é que os mosquitos costumam aparecer. Sempre use telas, mosqueteiros e ligue aqueles repelentes de tomada.
Onde fazer Safári na África
Os melhores países na África para fazer um safári são:
África do Sul
A África do Sul talvez seja o primeiro destino que vem em mente quando o assunto é safári. Realmente, existem parques e passeios incríveis por lá, mas, por ser tão popular assim, os preços também são elevados.
Sem dúvidas, o Kruger Park é o destino mais visitado da África do Sul! O parque, criado em 1926, quase faz fronteira com Moçambique e tem aproximadamente 20 mil km². O parque está a 5 horas de distância do aeroporto de Joanesburgo, então, é bem tranquilo pegar um transfer no aeroporto até lá.


Dentro do parque, os turistas encontram uma estrutura para hospedagem completa! São opções de campings e até mesmo os luxuosos lodges. Em Skukuza, você encontra opções de alojamentos bem interessantes 😉 Veja aqui mais opções de hospedagens dentro do Kruger Park.
Todas as regiões do parque são ótimas para passeios, apesar de que os guias comentam que na região sul a incidência de animais é maior (e, por esse motivo, tem mais carros e pessoas).
Excursão guiada de 3 dias pelo Parque Nacional Kruger, com diária inclusa: saiba mais aqui
Se os preços dentro do parque ficam muito salgados para você, procure hospedagens em Phalaborwa. É possível que você encontre preços melhores ficando em um hotel ou guest house, por exemplo. Porém, você vai precisar cumprir os horários de abertura e fechamento do parque.
A 5 horas de distância de Joanesburgo e na fronteira com Botsuana fica o fascinante Madikwe Game Reserve, uma reserva privada com 750 km² sensacional para fazer safári na África do Sul.

Excursão guiada com hospedagem em Madikwe Game Reserve: saiba mais sobre o roteiro aqui
Só participa dos safáris que estiver hospedado dentro do Madikwe, fato que dá uma certa exclusividade para os visitantes. Os preços são mais altos, isso é verdade, mas a experiência será única e as chances de ver os big five também são grandes. Veja as opções de hospedagem no Madikwe Game Reserve aqui.
Bem mais simples e perto de Joanesburgo tem o Pilanesberg, um parque com 550 km² e bastante coisa para você ver durante um safári. As opções de hospedagem estão aqui.
Tanzânia
A Tanzânia talvez seja o melhor destino para fazer um safári na África e ver muitos animais (muitos mesmo), incluindo os big five! As paisagens do país são exuberantes que até parecem que foram pintadas à mão. Os game drives, na grande maioria, partem de Arusha, na região norte do país — é mais fácil ir de avião até Zanzibar e pegar mais um voo para Arusha.
Existem 15 parques espalhados pela Tanzânia, mas é a Reserva do Serengeti, uma área de 14 mil km² que se estende até o Quênia considerada Patrimônio da UNESCO, o lugar ideal para fazer safári na Tanzânia.


Com uma fauna incrível, será possível avistar elefantes, hipopótamos, zebras, hienas, macacos, além de aves de rapina de várias espécies. Não é fácil ver todos em um mesmo lugar, mas com paciência e um bom guia, você consegue aproveitar muito bem esse lugar fantástico.
Você pode facilmente separar três dias inteiros para curtir os safáris nessa região. Veja opções de hospedagem aqui.
Outro lugar fascinante para conhecer é a Cratera de Ngorongoro, praticamente uma Arca de Noé, tamanha a quantidade de animais que ficam nessa região. Essa cratera tem quase 20 km de diâmetro e bem no centro dela fica um lago, onde os animais vão se refrescar. O lugar é tão incrível, mas tão incrível, que se você tiver que escolher apenas um destino para fazer safári na Tanzânia, escolha aqui! Conheça aqui as opções de lodges e hotéis para ficar.

Experiência de Ngorongoro e Serengeti: safári guiado de 5 dias — saiba mais aqui

Quem optar por fazer um safári no Parque Nacional de Amboseli vai encontrar todas as maravilhas da fauna africana, além de fazer o passeio aos pés do Monte Kilimanjaro. Sem dúvidas, uma cena que vai ficar guardada para sempre na sua memória. Também tem opções de hospedagens dentro do parque.
O Parque Tarangire faz com que você se sinta praticamente dentro do filme O Rei Leão! Apesar de ser pequeno em quilometragem, o parque tem muitos animais, especialmente elefantes e girafas. Conheça aqui os lodges e hotéis do parque.
Botsuana
Botsuana tem se tornando uma rota interessante para os turistas brasileiros que visitam o sul da África. O destino principal para fazer safári por lá é no Chobe National Park, uma reserva que é casa de mais de 100 mil elefantes. Definitivamente, é um paraíso para quem sonha em fazer um safári na África! Aqui você tem uma noção do preço das hospedagens.


O Delta do Okavango, o maior delta interior do mundo, é outro santuário habitado por muitos animais selvagens. Não é à toa que se tornou um dos melhores lugares para fazer safári na África 😉 Veja onde ficar aqui.
Namíbia
As paisagens da Namíbia são absurdamente lindas e tem muito lugar diferente para apreciar. Por lá, o Safári do Parque Etosha, o mais visitado do país, é um passeio fascinante! Dentro do parque existem vários buracos com água, não chegam a ser um lago. É legal ir perto porque a concentração de animais é grande.

3 dias de acampamento no Parque Nacional Etosha: saiba mais aqui

Os hotéis e lodges do parque são ótimos e você vai conseguir descansar com plenitude após um dia inteiro de caminhadas e observação da vida selvagem.
Uganda
Quem procura um safári mais remoto, para sentir aquela sensação de isolamento e total conexão com a natureza pode colocar o Kidepo Valley National Park no roteiro.

O parque não é dos mais conhecidos, mas tem uma fauna vasta, com leões, elefantes, zebras, búfalos-africanos entre outros e também uma grande variedade de aves.
Algo legal e bem diferente é o safári dos gorilas que você pode fazer em Uganda. É um trekking que proporciona a experiência única de ficar perto desses animais.
Ruanda
Já que citamos o trekking dos gorilas acima, saiba que em Ruanda existe o Volcanoes National Park, o destino PERFEITO para quem saber mais sobre esses animais. Durante o passeio, você se aproxima de verdade desses animais em seu habitat.

Sem dúvidas, essa será uma experiência ímpar na sua vida! Só não faça contato visual, quando eles chegarem perto de você, abaixe a cabeça que fica tudo bem 🙂
Quando ir?

Qualquer época do ano é boa para fazer um safári na África! De abril a novembro é um período mais seco e isso faz com que os animais passem mais tempo perambulando pela savana, procurando água.
De dezembro a abril a incidência das chuvas é maior, mas isso não significa que você vai passar o dia inteiro com chuva na sua cabeça. Apenas no final de dezembro e começo de janeiro é que os preços ficam altos, por conta das festas de final de ano.
Dicas gerais para quem quer fazer um Safári na África

- Leve suas coisas em uma mochila pequena, nem pense em uma mala de rodinhas. Isso porque você vai carregar essa bagagem para cima e para baixo, tem que ser algo fácil.
- Não leve muitas roupas. Você consegue lavar no acampamento ou no lodge sem problemas.
- Falando em roupas, escolha vestimentas de manga comprida claras e leves, porque você se mistura na natureza e não chama a atenção dos mosquitos;
- Tem muito mosquito e você precisa se prevenir: leve muito repelente, os mais potentes que encontrar, e passe constantemente;
- Se quiser, você pode levar o seu repelente de tomada de casa, assim não precisa comprar um;
- Coloque na mochila um casaco impermeável (de manhã e à noite geralmente é friozinho);
- Chapéu, boné, óculos de sol, filtro solar, viseira, enfim: tudo o que você usa para se proteger do sol;
- É legal levar luvas (aquelas mais finas) para não se arranhar durante os safáris;
- Opte por usar um calçado impermeável e resistente, assim você não molha o pé em poças pelo caminho;
- Leve binóculos para observar os animais;
- Evite fazer um safári no estilo self-driver, onde você vai dirigindo um carro alugado. Você não vai ter a habilidade que um guia profissional possui para identificar certinho onde os animais estão e nem noções de segurança;
- Tente fazer os game drives mais curtos, fazendo pausas para não se cansar de ficar rodando de carro por muito tempo;
- Tome a vacina contra febre amarela pelo menos 10 dias antes do seu embarque e leve o certificado internacional de vacinação junto.
Durante sua viagem à África, é bem possível que você faça visitas às aldeias Massai. É um tipo de turismo que ajuda as comunidades, por isso é interessante também ser feito. Você vai notar uma curiosidade recíproca, principalmente por parte das crianças. No final, ainda é possível comprar algum souvenir e ajudar ainda mais essas tribos.
2 comentários