Sacramento reúne cachoeiras e a maior gruta de arenito da América Latina em plena Serra da Canastra

Categorias Ao Ar Livre, Descubra o BrasilPostado em

Ah, Minas Gerais…como não se apaixonar por esse pedacinho tão acolhedor do Brasil? São muitas as cidades para conhecer, cada qual com seus encantos. Em Sacramento, que é porta de entrada para a Serra da Canastra, está nada mais nada menos do que a maior gruta de arenito da América Latina e mais de 200 cachoeiras.

O município a 455 km de Belo Horizonte também é parte do Triângulo Mineiro, na microrregião de Araxá, que é conhecida pela estância hidrotermal de propriedades medicinais. Com 23 mil habitantes, a pequena cidade é frequentada por turistas em busca de boas doses de aventura na natureza, dentro e fora do Parque Nacional Serra da Canastra, onde nasce o rio São Francisco.

São 200 mil hectares de vegetação, entre a Mata Atlântica e o Cerrado, incluindo muitas opções de cachoeiras.  A maior e principal delas é a Cachoeira Casca D’anta, com 186 metros. Trilhas e passeios para observação de aves em seu habitat natural são outras atividades a serem oferecidas aos visitantes. Outras cachoeiras conhecidas são a São João Inácia, a Parida e a Azulim, que tem 10 metros de queda, além de se destacar também pelo canionismo, ou seja, a exploração de cânions. A prática consiste em percorrer cursos d’água, na vertical ou na horizontal, passando por diferentes obstáculos.

Um dos principais trechos fora do parque é a Gruta dos Palhares, que consegue acomodar até 5 mil pessoas em seu primeiro vão. Com incontáveis galerias formadas de arenito botucatu, ainda não foi totalmente explorada, mas já se conhece aproximadamente 450 metros de sua profundidade. Ninhos de maritacas, andorinhas, papagaios e outras aves são frequentemente avistados em seu interior, que é praticamente um berçário.

Em Sacramento também se encontram as represas de Rifaina, Igarapava, Jaguara e Peixotos. No centro urbano, não deixe de visitar os edifícios de arquitetura colonial, como o Museu Histórico Coralia Venites Maluf, e os religiosos, sejam as igrejas dos séculos XVIII e XIX, ou o Colégio Allan Kardec, tido como o primeiro Centro Espírita do Brasil, inaugurado em 1902.

Confira as opções de hospedagem em Sacramento e região para conhecer essa maravilhas! A melhor maneira de aproveitar essa viagem é de carro, se você não tem, alugue online seu carro.

Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, reúne paisagens de tirar o fôlego e cafés especiais

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.