Quem diria que uma das cidades mais fofas e românticas do mundo estaria na Alemanha? A cidade de Rothenburg ob der Tauber faz parte da Rota Romântica do país e é a cidade mais famosa do percurso.

Com muitas paisagens, atividades, bons restaurantes, hotéis 4 estrelas e ótima infraestrutura, os viajantes vão poder passar um tempo de qualidade na cidade, que é um dos poucos destinos ainda murados na Europa.

Foto: Pixabay

A cidade é tão linda e encantadora que dizem as boas línguas que o Walt Disney baseou a vila em que o Pinocchio vive no filme nesta cidade.

Vamos conhecer então Rothenburg ob der Tauber, uma das cidades mais fofas e românticas do mundo? Continue lendo!

O que fazer em Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber é uma das antigas cidades que faz parte da Rota Romântica da Alemanha, que cobre mais de 400 km de território. Com pouco mais de 12 mil habitantes, a cidade é um daqueles destinos onde o tempo parece que “parou”, mas no bom sentido. Você pode passear calmamente pela linda cidade, vendo as construções históricas, tudo a pé!

Um dos primeiros pontos turísticos é a famosa bifurcação Plönlein, uma rua que é o cartão postal da cidade. Outro ponto super fotografado é a torre do relógio Markusturm e a romântica fonte Röderbrunnen.

Também vale a pena seguir para a praça principal da cidade, a Marktplatz e depois para a enorme fonte Georgsbrunnen e a igreja da cidade, a St. Jakobs Kirche.

O Burggarten é um antigo jardim do castelo da família Hohenstaufen, que vale a pena a visita pela paisagem ao ar livre e por ter apenas o que sobrou da construção após um terremoto que destruiu parte de Rothenburg em 1356.

Para os curiosos, a cidade possui um dos maiores museus legais voltado para crimes medievais, o Mittelalterliches Kriminalmuseum.

Um local que é praticamente parada obrigatória dos viajantes é a maior loja de natal da Europa, a Käthe Wohlfahrt, que funciona o ano todo!

Onde ficar em Rothenburg ob der Tauber

Não tem muito segredo quando o assunto é onde ficar em Rothenburg ob der Tauber. A pequena cidade é toda murada e a dica é ficar dentro dos muros, para vivenciar o clima da cidade e também poder fazer tudo a pé.

Com boas opções de hospedagem, vale o destaque para os hotéis: Hotel Reichs-Küchenmeister, Hotel Altes Brauhaus garni, Hotel Sonne, Burghotel e Hotel BurgGartenpalais, que ficam na região central do destino. 

Se você quiser dar aquela revirada na lista completa de hotéis em Rothenburg ob der Tauber, é só clicar aqui.

Onde comer em Rothenburg ob der Tauber

Uma curiosidade sobre a alimentação em Rothenburg ob der Tauber é que, diferente da maioria das cidades, os principais restaurantes estão dentro dos hotéis e não espalhados pelas ruas. Isso não é motivo para preocupação, já que não é necessário estar hospedado em determinado hotel para consumir por lá.

Para quem busca experimentar comidas típicas alemãs, vale a pena conhecer o restaurante Reichsküchenmeister, que fica no hotel Flairhotel Reichsküchenmeister. Outro restaurante com a mesma proposta é o Sonne, no Hotel Und Gasthof zur Sonne. O local é super bem avaliado e indicado pelos viajantes!

Para os amantes de pasta, o Profumo di Pasta da Giuseppe é o restaurante mais bem avaliado de acordo com o TripAdvisor.

Para fechar o dia com uma boa sobremesa? O viajante pode conhecer o Diller, que faz a sobremesa típica da cidade, o Rothenburger Schneebälle, um bolinho açucarado frito.

Conheça o doce típico da cidade, apelidado de “Snowball”/Foto: Pixabay

Quanto tempo ficar

Para quem estiver com roteiro de viagem um pouco mais corrido, as principais atrações da cidade de Rothenburg ob der Tauber podem ser visitadas em um dia. Mas quem tiver um tempinho sobrando, vale a pena passar pelo menos dois dias no local.

Foto: Pixabay

Quem ainda estiver com pressa, outra possibilidade é passar o dia e dormir em Rothenburg ob der Tauber para ver a cidade mais calma, longe do agito, e aproveitar do romantismo do local e seguir viagem para o próximo destino na manhã seguinte.

Como chegar em Rothenburg ob der Tauber

A cidade de Rothenburg ob der Tauber fica a 110 km de Nuremberga, a 178 km de Frankfurt, a 150 km de Stuttgart e 255 km de Munique. Por isso, para quem estiver visitando as cidades próximas, dá para facilmente chegar ao destino para passar o dia em um “bate e volta”.

Rothenburg ob der Tauber está a 530 km de Berlim, para quem estiver planejando passar pela capital da Alemanha. É possível ir chegando aos poucos até a cidade da Rota Romântica de trem, com a Deutsche Bahn. Não existem trens que levam os viajantes à cidade.

Para quem preferir ir de avião, não existem aeroportos na cidade, mas é possível voar até Frankfurt ou Munique, saindo do Brasil e fazer o restante do caminho de trem. Se você já estiver viajando pela Europa, o aeroporto nacional mais próximo seria o de Nuremberga.

Voos para todos estes trajetos você confere aqui!

Quando ir

Rothenburg ob der Tauber pode e deve ser visitada em qualquer época do ano, pois a Rota Romântica não tem período para acontecer. Para quem gosta de temperaturas mais baixas, durante o inverno (entre dezembro e março) a cidade fica ainda mais charmosa, com neve e opções de aquecer-se com vinho e chocolate quente.

Como o inverno na Europa é no final do ano, a época fria coincide com o Natal, por isso Rothenburg ob der Tauber ganha um charme extra no período. No inverno, a temperatura média é de 4ºC, com temperaturas negativas à noite.

Para aqueles que preferem fugir do frio e querem ver a cidade ensolarada, vale a pena visitar o local durante o verão (temperatura média de 22ºC) ou primavera, aproveitando o fato de que nestes meses a cidade tem mais horas de sol, ou seja, dá para curtir ainda mais.

O que levar na mala

Primeiro o viajante deve definir quando irá conhecer a lindíssima Rothenburg ob der Tauber para evitar fazer uma mala que não irá atender as necessidades de viagem.

Vale levar de qualquer forma, independente da estação do ano, sapatos confortáveis (tênis, botas) para andar bastante a pé pela cidade e também roupas de frio, porque as temperaturas costumam ser mais fresquinhas que no Brasil.

O lugar é muito encantador e totalmente instagramável, por isso vale investir em um lookinho mais arrumado para registrar os momentos por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.