As fronteiras entre os países da América do Sul podem ser atravessadas pelos corajosos que encaram longas horas de viagem de ônibus ou por quem prefere mais conforto indo de avião, mesmo que nem todos os caminhos sejam ligados por ele, há chances de reduzir algumas distâncias. Separamos alguns roteiros pela América do Sul para você se inspirar.

Selecionamos 5 roteiros no continente para que você programe a sua aventura. Afinal, acaba valendo a pena cruzar de um país para outro ao invés de investir numa viagem para a Europa ou Estados Unidos. É bastante simples organizar os roteiros entre Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, havendo chances de esticar a rota o quanto quiser.

Para o seu roteiro ficar perfeito, encontre aqui sua hospedagem exclusiva com desconto!

1. Argentina e Uruguai

Apesar de não fazerem fronteira, as vizinhas Argentina e Uruguai tem caminhos bem simples entre eles. Além de chegar a Buenos Aires ou Montevidéu, dependendo da direção inicial, em apenas uma hora de voo, com passagem bem em conta, é possível ainda fazer uma travessia de barco.

Vale a pena tirar um tempo para conhecer a charmosa cidadezinha Colonia do Sacramento, que liga as duas capitais e fica em território uruguaio. O roteiro pode ser feito em 10 dias, mas pode ser ainda mais longo se houver tempo de conhecer o interior destes países, como Punta del Este e Colonia no Uruguai, e Mendoza e Rosario, na Argentina. Para facilitar a viagem, compre a passagem de ida pra um e volta pelo outro.

buenos aires

Montevideo

2. Peru, Bolívia e Chile

Este é um dos roteiros mais famosos, exigindo fôlego para grandes trilhas e entrega a aventura. A viagem deve ter Cuzco ou Lima, no Peru, como ponto de partida, ou Santiago, no Chile. Em Cuzco, conheça o Vale Sagrado, Machu Picchu e arredores, seguindo para Puno numa viagem de oito horas de ônibus, onde fica o Lago Titicaca. Depois de passar uns dias por lá, siga para a Bolívia em mais oito horas de viagem de ônibus até La Paz, passando antes por Copacabana. É comum os viajantes pararem no Mercado das Bruxas, conhecido pelo artesanato andino.

Chegando a hora de partir para o Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo, esteja ciente de optar por ônibus (13h), avião (1h), carro (7h) ou trem (11h).  Depois de conhecer a região, siga para San Pedro do Atacama, no Chile, onde há muitos roteiros a serem feitos. Conheça o Valle de la Luna, as Lagunas Altiplanicas,  Cejar e Tembinguinche, o Salar e o que mais desejar. A volta ao Brasil pode ser feita por Santiago. 

machu picchu

Salar_uyuni_200701

valle-de-la-luna

3. Argentina e Chile

Os países, colados um no outro, dividem a Patagônia juntos, um dos lugares mais bonitos da Terra. Em torno de 15 dias é possível conhecer boa parte de ambos, passando por Buenos Aires, Córdoba -a segunda maior cidade do país-, e Mendoza, onde há boas vinícolas, dentro do território argentino. Os trechos podem ser feitos em viagens de ônibus, avião ou carro. Para ir a Santiago, as opções são as mesmas, sendo que são seis horas de ônibus de Mendoza a capital chilena. Pelos arredores, visite Valparaíso e Viña del Mar, acessadas após aproximadamente duas horas de estrada. Se quiser esticar ainda mais o roteiro, explore as belezas do Chile no Atacama ou na Patagônia.

Mendoza

4. Colômbia e Equador

Escolha um país como ida e outro como volta. Se optar por começar pela Colômbia, visite Bogotá e siga para Medellín, num trajeto que dura 9 horas de ônibus. Esticando para o litoral, são 13 horas até Cartagena das Índias, de onde é possível avistar e curtir o mar caribenho. Pegando um voo para o Equador, um dos países mais baratos da América do Sul, conheça Quito, cercada por belezas naturais como o vulcão Quilotoa e o Parque Nacional Cotopaxi. O roteiro pode incluir ainda Cuenca, Guayaquil, Otavalo e Ilhas Galápagos.

Bogota

Elevated view of Quito, Ecuador

5. Colômbia e Venezuela

Para mochilar entre os dois países é preciso de fôlego para longas viagens. Entre Bogotá, na Colômbia, e Caracas, na Venezuela, são cerca de 12 horas de ônibus ou 2 horas de avião. Dá para fazer ainda o trajeto Cartagena-Caracas de ônibus, com paradas nas cidades de Barranquilla, Santa Marta, Maicao, Maracaibo, Barquisimeto e Valencia. A viagem pode durar cerca de 1 dia.

Caracas

 Fotos: reprodução

9 comentários

  1. muito bom! Minha duvida é em relação aos vôos domésticos e limite de bagagem. Porque minha ideia é voar para LIma e de lá ir para Cusco de avião também.
    Outra questão é que vai sair muito mais caro voar para Lima e voltar por Santiago ao inves de fazer ida e volta por um mesmo trecho né? Fora isso, o roteiro que gostaria de fazer é esse mesmo!

  2. Acesse o blog sobre essa viagem: viagem200.wordpress.com/blog/

    Quando nos preparávamos para a viagem Chile-Bolívia-Peru, percebemos o quanto foi importante as experiencias compartilhadas por outros viajantes. Por isso, Yure e eu decidimos, através do Viagem More 5, contar nossas aventuras, com novas dicas e informações atualizadas, para contribuir com sua viagem. Vamos lá! Verdade, muitas informações pesquisadas por outros viajantes era de 2014, ficamos confusos pois não sabiam se essas informações ainda eram válidas.

    Segue abaixo a experiência vivida no roteiro Chile, Bolívia e Peru. A viagem durou 29 dias, entre 24/09 a 22/10/2016. Saímos de São Paulo/SP para Santiago/Chile. Retornamos de Cusco/Peru, para São Paulo, com escala de 2h em Lima/Peru – faltou tempo para conhecer Lima : ( Sei não viu!

    As cidades visitadas foram:

    Chile – Santiago, Valparaíso, Viña del Mar, Calama (apenas de passagem, mas a cidade é bem pequena), San Pedro do Atacama.

    Bolívia – Uyuni (três dias no meio do deserto de sal, foi fantástico), La Paz, Copacabana e Ilha do Sol;

    Perú – Cusco, Águas Calientes, Machu Picchu e Lima (somente escala aérea)

    Nota: O blog possui várias recomendações de agências, lojas, passeios e hotéis. Nos, os autores, não recebemos nenhuma remuneração ou patrocínio, nem temos qualquer tipo de vínculo com essas empresas. Dessa forma, a indicação, ou crítica, representa nossa sincera opinião, baseada na nossa experiência. Obrigado?

  3. Boa tarde
    Preciso de ajudar, fiquei com a missão de planejar minha viajem de lua de mel, a ideia é fazer um mochilão que comece em Cartagena e termine em Santiago.
    teremos 25 dias, saindo de guarulhos, a previsão é embarcar dia 10 de junho de 2018
    por favor alguém me ajuda

    grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.