Se você já se sentiu mais latinoamericano do que brasileiro, com certeza vai amar encarar um roteiro pelo México. Em 2015, eu encarei esse projeto de vida durante três meses e até hoje não consigo tirar o país da cabeça. Mas fica tranquilo: ninguém precisa de férias tão grandes para conhecer a terra dos mariachis. O roteiro que preparei aqui para o Quanto Custa Viajar pode ser feito em apenas 15 dias – mas a duração vai depender do seu estilo de viagem.

Nossa primeira parada será na Cidade do México e o destino final é Playa del Carmen, na Riviera Maia. Se quiser, dá para espichar o roteiro e ainda conhecer Chichén Itzá, a pirâmide mais famosa do país.

Vem comigo?

Roteiro pelo México

Antes de começar o planejamento deste roteiro pelo México, tem uma coisa muito importante que precisa ser feita: a reserva das suas passagens aéreas.

Para começar, minha dica é reservar sua ida com destino à Cidade do México. Aeroméxico e Latam operam voos diretos para o destino com saída de São Paulo.

Na hora de voltar ao Brasil, a dica é optar pelo aeroporto de Cancún. De lá, não tem jeito: vai ser necessária uma conexão. A Copa Airlines tem boas rotas e costuma oferecer a possibilidade de stop over na Cidade do Panamá, enquanto a Aeroméxico voa via Cidade do México.

Compradas as passagens (pesquise preços aqui), é hora de começar o roteiro!

1ª parada: Cidade do México

Gigante e cosmopolita, a Cidade do México é um pequeno caos urbano, mas há mais coisas escondidas sob o manto de concreto. Ela é o ponto de partida perfeito para desbravar as Pirâmides de Teotihuacán ou conhecer a famosa Casa Azul da Frida Kahlo, local onde a artista viveu e que hoje foi convertido em um museu.

Teotihuacán. Foto: Mari Dutra

Na hora de se hospedar, prefira os bairros de Condesa, Polanco ou Roma (este último, dá nome à produção da Netflix que levou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar deste ano). São zonas seguras e bem localizadas, que permitem se locomover facilmente a outras partes da cidade. À noite, contam com muitos bares e restaurantes.

Vai por mim: a Cidade do México merece ao menos cinco dias no seu roteiro. Se puder ficar uma semana, melhor ainda.

Palacete do século 17 funciona como hostel acessível na Cidade do México

Puerto Escondido

Para aplacar a loucura da Cidade do México, a melhor pedida é desestressar na praia, claro. E, se você pensou em Acapulco, irá se surpreender ao perceber que o destino não é tão encantador quanto o Chaves nos fez imaginar. Por isso, vamos deixar esse irresistível clichê de lado e rumar para Puerto Escondido, um dos principais destinos de surf do mundo.

Há três maneiras de fazer o trajeto: as mais comuns são um voo de pouco mais de 1 hora com alguma low cost mexicana (Interjet, Viva Aerobus e Aeromar operam a rota em diferentes dias); ou uma viagem de ônibus com duração estimada em 12 horas. Por último, dá para encarar uma roadtrip entre as duas cidades, dirigindo cerca de 9 horas.

Tenha em conta que os preços serão inversamente proporcionais à duração do trajeto escolhido. Para se programar e não ficar exausto, a dica é reservar no mínimo dois dias para conhecer a cidade.

Pesquise hospedagem em Puerto Escondido

Puerto Escondido. Foto: Mari Dutra

Oaxaca

Oaxaca é a tradução daquilo que você espera ver no México. Uma cidade pequena, com casinhas coloridas, muita música, arte e, claro, COMIDA. Praticamente qualquer mexicano a quem você perguntar irá recomendar uma incursão gastronômica a Oaxaca e basta colocar os pés na cidade para entender o porquê.

Na região central, dois mercados disputam a atenção dos visitantes: um deles é dedicado à comida (faça um favor ao seu paladar e prove as tlayudas), enquanto o outro é o paraíso do artesanato. Se pretende comprar alguma coisa durante sua viagem ao México, Oaxaca é a cidade certa e você encontrará desde as típicas caveirinhas até os menos famosos alebrijes, monstrinhos cheios de história que são típicos da região.

Recomendo reservar ao menos dois dias no destino – veja aqui os hotéis disponíveis. Um dos dias pode ser reservado para conhecer a zona arqueológica de Monte Albán ou desbravar as cascatas petrificadas de Hierve el Agua.

Novamente você vai se deparar com o problema do tempo no ônibus, caso opte por esse meio de transporte. São 10 horas sacolejando em uma estrada sinuosa, não recomendada para quem costuma enjoar. Há vans que percorrem o trajeto em cerca de 6 horas, deixando o conforto (ainda mais) esquecido. O transporte pode ser contratado diretamente em algumas agências de turismo de Puerto Escondido – há muitas delas espalhadas pela cidade.

Monte Albán. Foto: Mari Dutra

De avião, a Aerotucán opera o trajeto, mas os preços podem não ser muito animadores. Em compensação, a viagem de carro dura a partir de 4 horas e você ainda pode se programar para parar em diferentes destinos no meio do caminho – pesquise muito antes de definir o roteiro, visto que alguns locais da região podem não ser tão seguros.

10 motivos para visitar o México o quanto antes

San Cristóbal de Las Casas

Se você gosta de história, San Cristóbal de Las Casas vai ganhar seu coração. Gosta de vinho, frio, hipongagem? Então esse também é o lugar certo para conhecer.

Com muitas casinhas coloridas, ruas peatonais e um clima multicultural, “San Cris”, como muitos mexicanos chamam a cidade, esconde uma bela história de resistência. Em 1994, o local foi tomado pelo Movimento Zapatista e a herança desta pequena revolução – que não deu certo – persiste até hoje em suas ruas.

Foto CC BY-SA 3.0 GameOfLight

De avião, a Aerotucán opera a rota de Oaxaca a Tuxtla Gutiérrez em um voo com cerca de 3 horas de duração. Uma vez no aeroporto, será preciso pegar um ônibus que segue diretamente para o centro de San Cristóbal. Também é possível fazer o percurso em ônibus (prepare-se para umas 11h sentado) ou dirigindo (são cerca de 9 horas ao volante).

Confira opções de hospedagem em San Cristóbal de Las Casas

Playa del Carmen

Depois de muita história e cultura, Playa del Carmen é aquele destino para quem realmente não quer pensar em nada. Sol, clubes de praia, música e um ambiente descolado são os destaques por aqui. Não por acaso, a praia foi considerada um dos melhores destinos para conhecer em 2019.

Playa del Carmen. Foto: Francisco Fierro

É possível voar de Tuxtla Gutiérrez com as low costs Viva Aerobus ou Volarís diretamente para Cancún. De lá, basta pegar um ônibus até Playa. Todo o trajeto, incluindo as viagens em ônibus, irá demorar cerca de 5 horas. Se preferir fazer o percurso por terra, são necessárias 16 horas para se locomover entre os destinos de ônibus, enquanto a viagem em carro pode ser feita em cerca de 14h.

Uma vez lá, reserve ao menos três dias para curtir o melhor de Playa. Assim você poderá conhecer Tulum, se perder nos cenotes da Riviera Maia e até visitar Chichén Itzá (é longe, mas diversos tours fazem esse passeio). Tem mais de 2.000 opções de hospedagem na cidade, vem ver!

Curtiu o roteiro? Então não perde nossas dicas para quem vai ao México

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.