Roma foi eleita como o quarto destino mais badalado e popular do mundo em 2023 pelo Traveller’s Choice, a escolha dos viajantes do Tripadvisor. A capital italiana é mesmo um daqueles lugares que encantam diversos tipos de pessoas, sejam elas apaixonados por história, por arte ou pela gastronomia deliciosa do país. Então, que tal aliar a visita com um roteiro pela Itália de norte a sul?

Há tantas coisas para se conhecer na Itália que é difícil selecionar apenas alguns destinos. Entretanto, encaramos essa missão e nos propusemos a montar um roteiro passando pelas principais cidades italianas. A viagem pode ser feita de maneira econômica seguindo o roteiro em ônibus, pode ganhar um toque de charme com os deslocamentos em trem, ou então ser feita de carro, adicionando algumas paradas estratégicas pelo caminho. Também pode ser feita de avião, em alguns trajetos mais longos.

Roteiro pela Itália

Para o roteiro ficar redondinho, a dica é comprar as passagens de ida para Milão e a volta de Roma. As duas cidades contam com voos diretos para o Brasil.

Várias companhias aéreas já fazem os trajetos Brasil – Itália, seja em voos direto, seja com escalas, entre elas a Latam, TAP, ITA Airways, Swiss e outras.

Pesquise aqui as melhores passagens para Itália

O que fazer em 15 dias na Itália?

Milão

O primeiro destino dessa viagem não poderia ser mais maravilhoso. Além do charme das semanas de moda europeias, Milão também é lar de uma das catedrais góticas mais lindas da Itália – e, vai por mim, você merece conhecer o telhado do Duomo.

Roteiro pela Itália: Duomo de Milão
Foto: Mari Dutra

Depois de bater perna na cidade, a dica é se render aos famosos aperitivos italianos, um happy hour com direito a buffet. Dependendo da animação, vale até dar aquela esticadinha para conhecer o Bar Luce, projetado por ninguém menos do que o diretor de cinema Wes Anderson.

A cidade não é um sem-fim de atrações, mas eu sugiro reservar ao menos dois dias para desbravar Milão. Aqui você pode pesquisar as melhores acomodações na cidade. Considerando que você já gastou pelo menos um dia para chegar em Milão, você ficaria até o terceiro dia dos seus 15 dias de viagem aqui.

Veneza

A cidade dos canais não decepciona ninguém. É impossível não ficar babando com cada cantinho desse lugar que pode desaparecer um dia graças à alta das marés.

Sim, o turismo é massivo, mas nem por isso vai tirar o gostinho de tomar um café (caríssimo) na Piazza San Marcos ou de fazer aquele tão sonhado passeio de gôndola. É possível ainda passar horas passeando por suas mais de 400 pontes sem ficar entediado. Quando cansar, pode ter certeza que é a oportunidade perfeita de conhecer a cafeteria mais antiga da Itália.

Para ir de Milão a Veneza, as opções são muitas: 

  • De trem (nossa preferida): a viagem alia economia com rapidez. São apenas 2h30 de percurso.
  • De ônibus (a mais econômica): se o orçamento for de mochileiro, você pode economizar alguns trocados optando pelo ônibus. Por outro lado, a viagem irá demorar quase o dobro do tempo.
  • Aluguel de carro: dirigir na Itália é uma loucura, mas é daquelas loucuras maravilhosas. Alugar um carro é uma boa pedida para fazer esse percurso – e você ainda pode parar para conhecer Verona no caminho!
  • Avião: embora existam voos que ligam as duas cidades, a viagem aérea não vale a pena.

Você pode orçar os valores das passagens de trem no site oficial da Treinitalia, que faz vários trajetos internos e ainda permite a compra online.

Vai de carro? Compare preços de aluguel aqui

Canais de Veneza - Roteiro pela Itália
Foto: Faruk Kaymak

Duas noites são suficientes para conhecer Veneza, mas nunca é tempo demais para curtir essa lindeza de destino. Para procurar as melhores hospedagens por lá, clica aqui.

Florença

A Galeria dos Ofícios, a Dell’Accademia e muitas outras atrações compõem o clima de Florença, uma cidade que respira arte e história na mesma medida. Considerada um dos destinos mais bonitos do mundo, vai ser difícil você não cair de amores durante a estadia – e aqui nós explicamos o porquê. De novo, duas noites são o tempo mínimo recomendado para conhecer a cidade.

De Veneza a Florença, as melhores opções são alugar um carro (são 2h30 de condução) ou viajar em trem (em 2 horas você chega). Se estiver com mais pessoas, o carro pode ser mais econômico, além de permitir paradas estratégicas no caminho – quer uma dica? aproveite para conhecer Bolonha.  De qualquer forma, quem opta pelos trens não perde nada e pode curtir as paisagens mais tranquilas da Itália sem fazer esforço.

Vai pra Florença? Espia aqui onde se hospedar por lá

Roteiro pela Itália
Foto: Jeff Ackley

Roma

Ah, a capital italiana é uma profusão de coisas a fazer. Conhecer o Coliseu, o Fórum Romano, o Palatino e a Villa Borghese é o ponto de partida para desbravar os mistérios da cidade, mas há muito mais o que descobrir por lá.

Os detalhes fazem desta uma verdadeira joia e até mesmo uma incursão às melhores sorveterias de Roma promete se tornar uma memória de viagem incrível. Se estiver precisando de carinho, a dica é dar um pulo no maravilhoso Romeow Cat Bistrot, onde é possível desfrutar de uma refeição em meio a gatinhos.

De Florença a Roma, você pode ir de: 

  • Trem: as passagens custam pouco e o trajeto dura apenas 1h30
  • Carro alugado: são pouco mais de 2h30 de estrada e você ainda pode esticar o passeio para conhecer a cidade de Siena. Em compensação, tenha em mente que o trânsito na chegada à Roma é caótico.
  • Ônibus: pagando bem pouco, você encara quatro horas de estrada.
Castel Sant'Angelo, em Roma - Roteiro pela Itália
Foto: Mari Dutra

Ainda não sabe onde ficar no destino? Aqui no Quanto Custa Viajar, nós já listamos sugestões de hostels em Roma, demos uma dica de um apartamento escondidinho (e lindo!) para alugar na cidade e nos apaixonamos pelo maravilhoso hotel que tem uma adega no quarto com vinhos selecionados especialmente para cada hóspede. Permita-se pelo menos 4 dias para explorar a cidade – se puder ficar uma semana, melhor ainda!

Nápoles

Já pensou em um lugar que é tão legal, mas tão legal, que até o metrô é uma obra de arte? Então eu preciso te contar que você pensou em Nápoles! Exalando italianidade, essa cidade ao sul da bota é um verdadeiro estereótipo em forma de destino: come-se deliciosamente bem, as pizzas são uma verdadeira entidade turística, o barulho é onipresente e o caos reina. Mesmo assim, é difícil não se encantar com seus castelos ou suas praças sempre cheias de vida.

Nápoles é também o ponto de partida perfeito para conhecer Pompeia, e eu recomendo muito que você tire um dia para fazer esse passeio. Ou, quem sabe, aproveite para conhecer o Vesúvio, o vulcão que arrasou a cidade. Para aproveitar os passeios, eu recomendo reservar no mínimo três dias no destino e aí chegaríamos então ao 14º dia deste roteiro pela Itália. No 15º e último dia, prepare-se para voltar para casa cheio de lembranças boas.

Roteiro pela Itália
Foto: Mari Dutra

Pesquise aqui as melhores acomodações em Nápoles

De Roma a Nápoles são apenas 1h15 de trem, 2h40 de ônibus ou pouco mais de duas horas dirigindo. Ao final da viagem, a dica é voltar até a capital italiana para pegar seu voo com destino ao Brasil.

Quantos dias fazer seu roteiro pela Itália?

Com o tanto de cidades e pontos turísticos que o país tem, dá para fazer um roteiro pela Itália com meses se você quiser! Mas pensando em uma viagem de férias – que geralmente dura até quinze dias – o principal é o viajante definir seu orçamento e quantos dias livres tem e quantos dias quer ter no país – considerando que precisará de um para ir e um para voltar, no mínimo. Assim, você já considera 2 dias só de deslocamento.

A indicação mínima considerando tudo isso é um roteiro pela Itália de 10 dias, assim você pode visitar em média três cidades e conhecer os principais pontos turísticos de cada uma.

Se você quiser conhecer mais cidades ou passar mais tempo em cada destino, o ideal seria um roteiro pela Itália de 15 dias, assim dá pra explorar ainda mais o país, como sugerimos no roteiro acima, que passa por cinco cidades incríveis.

Se você for combinar a Itália com outros países, como França, vale saber quantos dias no mínimo reservar para cada cidade, conforme decidir incluí-las em seu roteiro pela Itália. Consideramos que para Roma, você precisa de no mínimo três a quatro dias inteiros, Florença dois dias e Veneza dois dias.

Roteiro pela Itália – o que fazer na Itália em 10 dias?

Acima já te demos um roteiro pela Itália de 15 dias bem completo, agora vamos te dar uma versão diferenciada para quem quer visitar outros destinos:

  • Milão, Verona e Veneza: 3 dias em Milão, 2 dias em Verona e 3 dias em Veneza
  • Roma, Florença e Pisa: 4 dias em Roma, 2 dias em Florença e 2 dias em Pisa
  • Roma, Nápoles, Pompéia: 3 dias em Roma, 3 dias em Nápoles e 2 dias em Pompéia
  • Costa Amalfitana: 2 dias em Nápoles, 2 dias em Ravello, 2 dias em Amalfi e 2 dias Positano
  • Roteiro Sicília: 2 dias em Taormina, 2 dias em Agrigento, 2 dias Siracusa e 2 dias em Ragusa

Todos os roteiros sugeridos são em regiões próximas, ou seja, dá para você alugar um carro ou ir de trem facilmente entre os destinos e sem gastar muito tempo e nem dinheiro!

Roteiro pela Itália – o que não pode deixar de ver na Itália?

Quando você estiver fazendo o seu primeiro roteiro pela Itália provavelmente já terá certeza que não será sua última passagem pelo país, já que tem muita coisa para se ver, fazer e comer por lá.

Vai variar muito o que você não pode deixar de ver no seu roteiro pela Itália porque depende das cidades que vai visitar, mas vamos te dar umas dicas de modo geral que podem até te ajudar a montar seu roteiro.

  1. Coliseu em Roma: enorme e icônico, o anfiteatro romano é uma das maiores obras da arquitetura romana e uma das atrações mais visitadas do mundo, é com certeza seu passeio número 1 do país!
  2. Vaticano em Roma: seja você religioso ou não, o Vaticano é um lugar indispensável para ver pessoalmente, incluindo a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, que abrigam a Capela Sistina e ficam no mesmo local.
  3. Ponte Vecchio em Florença: a ponte mais famosa da cidade e que reúne duas partes de Florença abriga várias lojas que vendem joias e ouro, oferece uma vista linda da cidade e ainda tem restaurantes e docerias nas próximidades.
  4. Canais de Veneza: outra coisa que é caro (varia entre €80 e €120 o tour de meia hora) mas você precisa se programar para fazer é um passeio de gôndola pelos canais venezianos e explorar a Praça São Marcos.
  5. Torre de Pisa: Localizada na cidade de Pisa, é famosa por sua inclinação única, com certeza você já viu as fotos criativas que rolam ali!
  6. Pompeia:  a cidade ficou famosa após a trágica erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C, que destruiu a cidade que guarda até hoje resquícios do acontecimento.
  7. Costa Amalfitana: sabe aquelas paisagens de filme? A Costa Amalfitana fica no sul da Itália, conhecida por suas cidades pitorescas, como Positano e Amalfi, além de ter um mar lindíssimo bem azul para você nadar.
  8. Lojinhas locais: tem muitas lojas que só existem na Itália e vale dedicar um tempinho para apreciá-las, tanto os grandes comércios como Primark (loja enorme de uma rede europeia bem baratinha) como as lojas de bairro e de artesanato. Independente da cidade que for, vai encontrar muitas pessoas vendendo suas artes nas ruas.
  9. Docerias e cafeterias: para quem gosta de um bom café e de um docinho, tá no céu na Itália! Em toda esquina tem um café ou uma doceria ou gelateria para você escolher e se deliciar. E aí não é só pra ver não, bora comer essas delícias!

Confira aqui diversos passeios que você pode fazer na Itália e reserve online!

Quando ir para a Itália

Vale dizer que não tem um período ruim para fazer o seu roteiro pela Itália! O que é ótimo, pois não limita sua viagem, mas também garante lotação nos principais destinos turísticos o ano todo! Mas para te dar orientações mais assertivas, confira no detalhe os meses que marcam as estações e suas características.

Primavera (março a maio):

  • Clima ameno, ideal para passear ao céu livre
  • Menos turistas em comparação com os meses de verão.
  • Boa época para explorar cidades, jardins e áreas rurais.

Verão (junho a agosto):

  • Altas temperaturas, especialmente no sul da Itália.
  • Festivais, eventos ao ar livre e vida noturna animada.
  • Praias e cidades costeiras são populares, mas podem estar lotadas.
  • Época de maior movimento no país devido às férias de vários países

Outono (setembro a novembro):

  • Clima agradável e temperaturas moderadas.
  • Colheita de uvas para vinho, festivais de outono e menos turistas.
  • Boa época para visitar vinícolas e locais históricos.

Inverno (dezembro a fevereiro):

  • Clima mais frio, especialmente no norte, e é possível ver neve!
  • Festivais de Natal e mercados sazonais.
  • Menos turistas, exceto em destinos de esqui nos Alpes (como é o caso da cidade de Turim)

Pronto para fazer as malas? Aproveite e descubra também as melhores comidas e bebidas típicas da Itália.

Roteiro atualizado em dezembro de 2023 por Izabella Miranda

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.