Conhecer a capital francesa e uma das cidades mais românticas do mundo é o sonho de muitos viajantes, mas antes de colocar o sonho em prática, vale aprender como montar o seu roteiro Paris para saber exatamente o que você quer fazer por lá, qual o investimento será necessário e mais.

Ter seu roteiro Paris bem definido – isso não quer dizer imutável, ok? – vai te ajudar a ver claramente a sua programação de viagem e conseguir evitar aqueles perrengues nada chiques.

roteiro Paris
Foto: Pixabay

Por isso veja abaixo dicas de como fazer o seu roteiro Paris! Leia até o final para conferir uma sugestão de roteiro de 7 dias na cidade, com dicas do dia a dia.

Pesquise aqui passagem aérea barata para Paris

Como organizar um roteiro Paris?

Para poder organizar o seu roteiro Paris o primeiro passo é definir quantos dias de viagem serão e o orçamento destinado para essa viagem. Com isso definido, o próximo passo é comprar as passagens aéreas e com os dias de chegada e partida definidos, você pode reservar sua hospedagem, contratar o seguro viagem e começar a montar o seu roteiro Paris de fato, organizando o que fazer em cada dia e pensando em quais pontos turísticos e passeios quer fazer enquanto estiver lá!

Apesar de possuir metrô, Paris é uma cidade grande e vale montar a programação de cada dia de acordo com a proximidade dos passeios. Por exemplo, seria difícil encaixar em um mesmo dia a visita à Torre Eiffel e o passeio de Versalhes, já que o Palácio fica longe da Torre. Assim, vale, por exemplo, combinar a visita da Torre Eiffel com o Arco do Triunfo e a Champs-Elysées no mesmo dia.

Outro detalhe é saber o tempo destinado para cada atração. Algumas poucas horas são suficientes para subir na Torre Eiffel, mas o tour em Versalhes já leva o dia todo.

Além da proximidade, é importante calcular uma média do tempo de deslocamento entre sua hospedagem e o ponto turístico, e também definir qual será o meio de transporte.

Uma coisa que os viajantes brasileiros podem estranhar é a divisão da cidade em Arrondissement, que são 20 subdivisões circulares, numeradas de 1 a 20, que começam no centro da cidade. Cada arrondissement tem características próprias e quanto mais longe do 1, mais longe você estará das principais atrações da cidade. Saber qual arrondissement você está buscando hospedagem também vai impactar na distância que você precisará encarar todos os dias, na ida e na volta, dos passeios até seu hotel.

Quantos dias é preciso para conhecer Paris?

Não tem resposta certa para quantos dias é necessário para conhecer a cidade e montar o seu roteiro Paris porque depende muito da realidade e ritmo de cada viajante. É possível incluir Paris dentro de um roteiro de viagem para outros destinos e países e ficar, por exemplo, apenas quatro dias na cidade, como é possível dedicar uma viagem toda apenas para conhecer Paris e ficar 15 dias por lá.

Nosso conselho é o seguinte: pense quantos dias serão necessários para fazer aqueles passeios super especiais para você? Que se for ficar de fora, você ficaria muito chateado e não consideraria sua viagem completa.

Se você tiver 10 dias, com certeza existem passeios para encher 10 dias de viagem. Se você tem só três dias, dá para encaixar os principais passeios.

roteiro Paris
Foto: Pixabay

Considerando os principais pontos turísticos que são os cartões-postais da cidade, o ideal é que seu roteiro Paris tenha pelo menos quatro dias inteiros ou mais. Mas claro que é possível adaptar conforme a sua realidade.

Aqui por exemplo te oferecemos um guia completo sobre quanto custa 3 dias em Paris? Confira os gastos, dicas e economize!

O que fazer em Paris pela primeira vez?

Claro que seu roteiro Paris vai depender da quantidade de dias que pretende passar lá, mas alguns passeios são imperdíveis para quem vai pela primeira vez e devem entrar na sua programação! Afinal, ir para Paris e não fazer alguns destes passeios é igual ir para o Rio de Janeiro e não ir na praia ou ver o Cristo.

Por isso, veja os principais passeios para incluir no seu roteiro Paris se é sua primeira vez na cidade:

  • Torre Eiffel: um dos símbolos mais emblemáticos de Paris, a Torre Eiffel obviamente merece entrar no seu roteiro Paris independente de quantos dias pretende ficar na cidade. Vale a pena comprar o ingresso para ir de elevador até o topo para ter uma vista deslumbrante da cidade!
  • Museu do Louvre: outro lugar que é indispensável na sua primeira viagem à Paris é o Museu do Louvre, um dos museus mais famosos do mundo, abrigando uma coleção de arte inestimável, incluindo a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo.
  • Champs-Élysées e Arco do Triunfo: quem nunca ouviu falar sobre a rua mais cara e famosa de Paris que atire a primeira pedra! Caminhar ao longo da famosa avenida Champs-Élysées e conhecer (pelo menos de fora) as lojas é um passeio indispensável, especialmente porque no fim da rua você encontrará o enorme e lindo Arco do Triunfo, arco triunfal que foi construído para comemorar as vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Nele você pode subir ao topo para mais uma vista panorâmica da cidade.
roteiro Paris
Foto: Pixabay

O que eu não posso deixar de fazer em Paris?

Além dos passeios que indicamos para quem viaja pela primeira vez a Paris – que são uma excelente pedida em qualquer viagem – o viajante ainda não pode deixar de fazer e viver algumas experiências tradicionalmente parisienses.

Por exemplo, o viajante não pode deixar de comer um verdadeiro croissant ou crepe francês enquanto caminha pela cidade e pelo Rio Sena! Se tiver oportunidade, falando em comida, vale a pena comer em um restaurante francês e conhecer as famosas Madeleines, um bolinho que parece um biscoitinho bem docinho, sem coberturas, mas é bem famoso por lá. Também vale comer o verdadeiro Croque Monsieur (o misto quente chique deles), o creme brulée e também os diversos queijos. Para quem gosta de experimentar uma variedade de queijos, vai conseguir provar vários e com preços acessíveis.

roteiro Paris
Foto: Pixabay

Outra experiência que vale a pena é ir nos supermercados como Carrefour ou Monoprix para comprar a famosa baguete e comprar os recheios, você pode comer enquanto faz passeios ou até fazer um piquenique em frente à Torre Eiffel!

Passeios grátis em Paris: economize no que fazer na cidade

Roteiro Paris – o que fazer em Paris em 7 dias?

Agora que você já sabe vários detalhes sobre como fazer seu roteiro Paris, vem ver uma sugestão do que fazer na cidade em 7 dias!

Você pode clicar nos links abaixo para já reservar esses passeios 🙂

Dia 1:

  • Chegada em Paris, faça o check in no seu hotel;
  • Se estiver animado e for ainda dia, vale a pena já visitar a Torre Eiffel;
  • Ande pelas avenidas e aventure-se em um novo restaurante;

Dia 2:

Dia 3:

  • Visite o Musée d’Orsay, que reúne uma coleção de arte impressionista e pós-impressionista, incluindo obras de Monet, Renoir, Van Gogh e Cézanne.
  • À tarde e à noite visite o Montmartre, bairro boêmio de Paris que abriga a Basílica de Sacré-Coeur e o Moulin Rouge

Dia 4:

  • Faça o passeio ao Palácio de Versalhes e seus jardins. O passeio dura o dia todo! O Palácio de Versalhes foi a residência oficial dos reis da França e abriga móveis da época, além de obras de arte!

Dia 5:

Dia 6:

  • Conheça a Disneyland Paris! São dois parques temáticos, que ficam um de frente para o outro, a menos de uma hora de Paris e tem uma linha específica de trem que te leva até a porta dos parques. Esse é um passeio de dia todo e é ideal para famílias e também para quem gosta de parques de diversões. É possível visitar os dois parques no mesmo dia.

Dia 7:

  • Dia de finalizar as malas, fazer o check out, comprar as últimas lembrancinhas e pegar o voo de volta pra casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.