Paris foi eleita em 2023 o quinto destino mais badalado e popular do mundo em 2023 pelo Traveller’s Choice (o guia de melhores destinos do mundo segundo os viajantes) e claro que vamos aproveitar o gancho para te contar tudo sobre como montar o seu roteiro na França para você conhecer os encantos da capital mas também de outros lugares que merecem sua visita.

Confira abaixo todas as dicas de como montar seu roteiro, quantos dicas ficar no país, qual a melhor época para viajar e sugestões detalhadas de roteiro na França, incluindo onde ficar e como se deslocar entre os destinos.

Como começar seu roteiro na França 

Antes de mais nada, para começar a rascunhar o seu roteiro na França e então colocá-lo em prática, você viajante precisa definir quantos dias tem disponível para viajar e qual o orçamento que pode ser investido, afinal, isso vai impactar quantos dias ficar, quais passeios fazer, quais hospedagens escolher e por aí vai.

Você precisa definir antes mesmo de comprar suas passagens mais ou menos quais cidades quer incluir no seu roteiro na França para poder escolher qual aeroporto vai buscar passagem. Normalmente, os viajantes incluem Paris no roteiro e de lá vão explorar outros destinos.

roteiro na França
Foto: Pixabay

Então escolhendo seu destino principal, que no caso pode ser Paris, você deve buscar passagens aéreas para lá – existem dois para voos internacionais, o Aeroporto Charles de Gaulle de Paris e o Aeroporto Orly, sendo que o primeiro recebe mais voos do Brasil.

Depois é hora de definir certinho quais cidades quer visitar e quantos dias vai ficar em cada uma para poder então decidir a hospedagem de cada cidade e os passeios a serem feitos em cada lugar.

| Faça o orçamento do seu voo para a França aqui

Quantos dias são necessários para conhecer a França?

Com as considerações acima feitas, uma dica é saber quantos dias são necessários para conhecer e executar o seu roteiro na França. Claro que assim como outros destinos, para conhecer apenas Paris de forma muito detalhada você precisaria de meses e até anos, quem dirá o país todo.

Mas para quem vai a passeio, conhecer os principais pontos turísticos deve ser o foco do seu roteiro na França e não se frustrar por não ser possível conhecer tudo (nem na sua própria cidade você deve conhecer tudo).

Assim, cada cidade francesa requer um tempo mínimo para ver os principais pontos turísticos. Você pode somar o período de cada cidade que tem interesse ou ainda unir o seu roteiro na França com outros países, como a Itália, e fazer uma viagem de 15 ou 20 dias por exemplo.

Falando especificamente do seu roteiro na França, para conhecer as principais atrações de Paris o viajante precisa de pelo menos 4 dias inteiros na cidade, em Mônaco precisará de 3 dias, em Marselha de 2 dias, em Lyon de 3 dias, já em Nice e Cannes será necessário quatro dias inteiros em cada cidade.

roteiro na França
Marselha/Foto: Pixabay

Pronto, agora você já tem algumas dicas de quantos dias são necessários para conhecer a França. De forma resumida, seria possível visitar os principais destinos do país em uma viagem de 20 a 22 dias. Claro que apesar das nossas recomendações, o roteiro na França é seu e pode ser adaptado conforme sua realidade e vontade!

+ Montando uma Eurotrip? Confira dicas de roteiro pela Itália

Roteiro na França 

O que fazer França 10 dias?

Dia 1 a 5 – Paris

Comece sua viagem pela capital do país! No primeiro dia, faça o check in no hotel e aproveite o resto do dia para passear e já visitar a Torre Eiffel, além de andar pelas avenidas e aventure-se em um novo restaurante. Nos dias seguintes, visite o Arco do Triunfo, a Champs-elysées, o palácio de Versalhes e mais. Você vai se apaixonar por lá! No quinto dia, siga para Lyon, é possível fazer a viagem de trem que dura apenas 2 horas nos trens de alta velocidade e as passagens custam a partir de €30.

| Confira dicas de hospedagem econômica em Paris

Dia 5 a 8 – Lyon

Ao chegar em Lyon, faça check in no seu hotel, deixe as malas e não perca tempo! Comece seu passeio visitando a colina de Fourvière, a mais alta e antiga da cidade e a Basílica de Fourvière. Por lá visite também o Théâtre Antique e explore o bairro Croix Rousse. Não deixe de incluir no seu roteiro pela França o Vieux Lyon, o Instituto Lumière e muito mais.

No oitavo dia de viagem pela manhã, dirija-se à estação de trem e siga para o último destino deste roteiro pela França e vá até Lyon com os trens TGVs em uma viagem que dura 4h20.

| Veja as melhores hospedagens em Lyon

Dia 8 a 10 – Nice

Nos últimos dias da viagem, aproveite para explorar Nice, onde você vai encontrar muitas coisas para fazer e pontos turísticos para explorar, como Promenade des Anglais, as praias, Vieux Nice (Cidade Velha), o mercado de flores na Cours Saleya durante o dia, a Colline du Château e mais.

Para aproveitar o máximo da sua viagem, procure passagens aéreas voltando de Nice para o Brasil (tem escalas) o mais tarde possível para poder aproveitar um pouco mais a cidade no último dia. Caso tenha comprado passagem aérea ida e volta por Paris, vale comprar um voo interno de Nice para Paris para agilizar o percurso.

roteiro na França
Foto: Flickr Idibal

| Nice só tem hospedagens incríveis

O que fazer na França em 7 dias?

Se você quiser ficar apenas em Paris, veja uma sugestão de roteiro dia a dia:

Muitos desses passeios você pode já reservar online

Dia 1:

  • Chegada em Paris, faça o check in no seu hotel;
  • Se estiver animado e for ainda dia, vale a pena já visitar a Torre Eiffel;
  • Ande pelas avenidas e aventure-se em um novo restaurante;

Dia 2:

  • Visite o Museu do Louvre pela manhã;
  • No fim da tarde faça um passeio de barco pelo Rio Sena.
  • Visite o exterior da Catedral de Notre-Dame, que pegou fogo em 2019 e ainda está sendo restaurada;

Dia 3:

  • Visite o Musée d’Orsay, que reúne uma coleção de arte impressionista e pós-impressionista, incluindo obras de Monet, Renoir, Van Gogh e Cézanne.
  • À tarde e à noite visite o Montmartre, bairro boêmio de Paris que abriga a Basílica de Sacré-Coeur e o Moulin Rouge 

Dia 4:

  • Faça o passeio ao Palácio de Versalhes e seus jardins. O passeio dura o dia todo! O Palácio de Versalhes foi a residência oficial dos reis da França e abriga móveis da época, além de obras de arte!

Dia 5:

  • Visite o Arco do Triunfo pela manhã;
  • Passeie pela Champs-Élysées à tarde

Dia 6:

  • Conheça a Disneyland Paris! São dois parques temáticos, que ficam um de frente para o outro, a menos de uma hora de Paris e tem uma linha específica de trem que te leva até a porta dos parques. Esse é um passeio de dia todo e é ideal para famílias e também para quem gosta de parques de diversões. É possível visitar os dois parques no mesmo dia.

Dia 7:

  • Dia de finalizar as malas, fazer o check ou, comprar as últimas lembrancinhas e pegar o voo de volta pra casa!

Outros roteiros de 7 dias:

  • Sul da França: 2 dias em Marselha, 3 em Cannes e 2 em Lyon
  • Paris, Lyon e Cannes: 3 dias em Paris, 3 dias em Cannes e 2 dias em Lyon 

Quando ir para a França

Não tem um período errado ou ruim para fazer seu roteiro na França, já que não existe uma época de furacões ou coisa parecida prevista (como acontece em outros destinos), mas existem meses mais recomendados por uma característica ou outra.

Na prática, o viajante vai encontrar temperaturas mais extremas no verão, de junho a agosto, além de lotações e preços mais altos, isso porque é um período considerável agradável para atividades ao ar livre e também coincide com as férias dos viajantes de vários lugares do mundo.

Já no inverno, entre dezembro e fevereiro, o viajante vai encontrar o país mais vazio mas bastante frio, com neve em vários lugares, o que pode prejudicar um pouco sua experiência nos passeios.

Assim, a melhor época para realizar o seu roteiro na França é na primavera e outono, quanto o país recebe menos viajantes e as temperaturas são mais amenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.