A 220 km de distância da capital paulista e grudadinha em Paraty, Ubatuba é um dos principais destinos no litoral norte de São Paulo. Cercada pela mata nativa da Serra do Mar, a cidade é perfeita para o viajante se conectar com a natureza em sua forma mais pura. Muitas trilhas com níveis de dificuldade para todas as tribos podem ser feitas em meio à Mata Atlântica, um prato cheio para quem ama verde. Apesar de ser uma delícia caminhar no meio da mata, leve bastante repelente em sua viagem a Ubatuba, isso porque a cidade é conhecida, também, pela fama de seus borrachudos! Bora para um roteiro em Ubatuba?!

O fato é que Ubatuba é indicada para todo tipo de viajante que deseja curtir alguns dias em praias lindas (são mais de 100 opções!), com areia clarinha e mar com coloração esmeralda de encher os olhos. Conhecida como a capital do surfe em São Paulo, praias com boas ondas são facilmente encontradas em Ubatuba. Mas, quem viaja com crianças ou que simplesmente gosta de ficar relaxando na água também encontra bastante praia gostosa para passar o dia.

A maioria das praias em Ubatuba tem boa infraestrutura para receber turistas, com comércio, quiosques, barracas, banheiros e restaurantes para o visitante ficar o dia inteirinho na areia. Por ser um destino bastante movimentado especialmente na alta temporada do verão, se possível, tente viajar em períodos fora do Carnaval ou de emendas de feriados. Isso com certeza vai facilitar o deslocamento pela Rio-Santos para ir pulando de uma praia na outra!

Roteiro em Ubatuba

Trilha das 7 praias em Ubatuba

Foto: Wikipedia

A Trilha das 7 praias em Ubatuba é um dos passeios mais legais para fazer no roteiro em Ubatuba. O percurso tem aproximadamente 10 km e liga a Praia da Lagoinha até a Praia da Fortaleza, passando pela Praia do Oeste, Peres, Bonete, Grande Bonete, Praia do Deserto, Prainha e Praia do Cedro. Quem ama a natureza vai simplesmente ficar encantando com as paisagens lindas pelo caminho.

A trilha, bem sinalizada e organizada, tem nível de dificuldade moderada com alguns trechos de subida. Fazendo pausas estratégicas para apreciar o visual, a caminhada levará em torno de 6 horas. A alta temporada das trilhas em Ubatuba acontece entre os meses de maio e agosto. Nesses períodos, as chances de encontrar companhia para caminhar serão grandes.

Ilha das Couves

A Ilha das Couves é um dos cartões-postais de Ubatuba. Com clima paradisíaco, a ilha é cercada por águas cristalinas com coloração azul-esverdeado que são perfeitas para a prática de mergulho e flutuação.

Na Ilha das Couves, os visitantes aproveitam duas praias: a Praia Menor ou Praia das Couves ou Praia da Terra é o ponto de chegada de barcos e lanchas. Por esse motivo, é bom aproveitá-la bem cedinho, quando o movimento das embarcações ainda é pequeno.

Saindo da Praia Menor, siga por uma trilha de cinco minutinhos que desemboca na Praia Maior. A Praia de Fora, como também é conhecida, tem 250 metros e grande faixa de areia, sendo o ponto mais procurado para banho.

Para ter ainda mais contato com a natureza, agende com um guia credenciado de Ubatuba o passeio pela Trilha do Topo. A caminhada tem dificuldade média, mas a vista que se tem da região compensa o trajeto.

Ilha Anchieta

Que tal um lindo pedaço de terra cercado pelo mar calmo com coloração surreal, praias incríveis, passeio cultural e dezenas de trilhas no seu roteiro em Ubatuba? Assim é a Ilha Anchieta, mais um destino imperdível em Ubatuba!

Por lá, os visitantes podem conhecer mais a história das Ruínas do Presídio, uma antiga colônia penal desativada em 1955; tomar banho na Praia do Sapateiro; caminhar poucos metros até a incrível Praia do Engenho e aproveitar as piscinas naturais que se formam no local; fazer trilhas subaquáticas perfeitas para mergulhadores; apaixonar-se pelo visual da Praia das Palmas e até mesmo encarar uma trilha de 1 km até a Praia do Sul — ponto ideal para mergulho e flutuação.

Praia de Maranduba

Foto: Fernando Stankuns

Distante 25 km do centro de Ubatuba, a Praia de Maranduba é uma região bem desenvolvida na cidade e tem de tudo: supermercados, farmácias, postos de gasolina, restaurantes mercearias e muita comodidade para os visitantes que desejam se hospedar por lá.

A praia em si é bem gostosa para banho e possui longa faixa de areia. O bom da região é que a partir da Praia de Maranduba é possível fazer muitas trilhas e passeios, como a ida à Praia do Pulso e da Caçandoca, um reduto quilombola que possui uma das trilhas mais legais de Ubatuba: a do Saco das Bananas.

Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha divide a mesma faixa de areia que a Praia de Maranduba e a Praia do Sapé. A partir dela, é possível fazer diversas trilhas que desembocam em praias iradas como a do Deserto e do Bonete.

Quem viaja com crianças ou que prefere praias sem ondas e tranquilas vai curtir a Lagoinha. O comércio ao redor é bem completo e você encontrará quiosques e restaurantes para fazer sua refeição.

Cachoeira da Renata

Ainda na região perto da Praia de Maranduba e Lagoinha, os visitantes podem aproveitar a Cachoeira da Renata, um lugar com clima bem familiar e bacana para nadar e se refrescar nos dias quentes de Ubatuba. As águas são bem limpinhas e a natureza ao redor um verdadeiro esplendor.

A cachu fica dentro do Sítio Santa Cruz. O poço formado pelas águas da Cachoeira da Renata é fundo, por isso o passeio é recomendado para quem sabe nadar. Ao redor das quedas água existem algumas pedras que os visitantes mais radicais usam para saltar. Por favor: só faça isso se você tiver experiência.

Praia Grande

Foto: Wikipedia

Mais um destino no roteiro em Ubatuba, a Praia Grande em Ubatuba é o destino que todo turista gosta: localizada na região central, com boa infraestrutura, água azulzinha e mar bom para banho. Por esses motivos, o local tem bastante movimento, principalmente no verão. Fora da alta temporada, o destino é bastante frequentado por surfistas que não querem perder uma boa onda.

Praia das Toninhas

Pertinho da Praia Grande, separadas apenas por um mirante, a Praia das Toninhas é mais tranquila, mas igualmente linda e agradável. A longa faixa de areia tem, em sua volta, muitas comodidades e infraestrutura para receber turistas. Você poderá passar o dia todo na região sem se preocupar!

A maioria dos quiosques aluga cadeiras, mesas e guarda-sóis. Mas, se quiser economizar, você pode levar no carro esses acessórios para curtir o dia inteiro na praia.

Praia do Lázaro

A Praia do Lázaro tem 1,5 km de extensão e agrada a todas as tribos! De um lado, uma parte mais agitada, sempre com música ao vivo, barracas e bastante animação. Do outro, um trecho mais deserto, sem comércio ao redor e gostoso para relaxar e se perder nas horas do dia!

Esta é mais uma praia gostosa para quem viaja com crianças, já que as águas são rasas e bem calminhas. Quem gosta de trilhas também pode aproveitar as saídas na Praia do Lázaro para conhecer a Praia da Sununga e também a Praia Domingas. Por estar localizada na região central de Ubatuba, o acesso à Praia do Lázaro é bem tranquilo!

Praia do Cedro

A Praia do Cedro é um cartão-postal de Ubatuba e, com certeza, vale a pena conhecer esse pedaço do paraíso. Cercada pela mata verde e revigorante, o mar com coloração esmeralda da praia mais parece uma joia diante dos seus olhos. Este é o destino ideal para quem ama mergulho e flutuar, já que a vida marinha pode facilmente ser vista através das águas transparentes do Cedrinho.

Chegar até a praia não é tarefa das mais fáceis, e justamente por isso ela fica tranquila e mais vazia se comparada às outras praias de Ubatuba. Para conhece-la, vá até a Praia Vermelha, percorrendo de carro um trecho de má qualidade todo em estrada de terra. Você verá um estacionamento, sinalizando que ali é o ponto para começar a trilha até a Praia do Cedro. De lá, você vai partir em uma caminha de 10 a 15 minutos em trilha com dificuldade leve.

Trilha Pico do Corcovado

Foto: Wikipedia

Não abre mão de uma boa trilha? Então, você vai adorar conhecer a Trilha Pico do Corcovado em Ubatuba. O passeio é indicado só para quem já tem experiência no universo do trekking, isso porque a trilha tem 17 km (ida e volta) e o nível de dificuldade é considerado alto.

Caminhando por dentro da mata, o passeio só pode ser feito com acompanhamento de monitores. O final da trilha leva o visitante até o cume da montanha, a 1.181 metros de altitude, de onde é possível ter uma vista privilegiada de Ubatuba e de demais cidades do Vale do Paraíba. Ao agendar o tour, leve uma mochila com lanches, repelente, protetor solar e bastante água, já que a caminhada será de pelo menos 9 horas.

Cachoeira Ipiranguinha

Que tal um banho de cachu delicioso em Ubatuba? A Cachoeira Ipiranguinha, conhecida também como Cascata dos Desejos, fica pertinho do centro da cidade e possui quedas d’água de aproximadamente 7 metros de altura.

A área do poço tem bastante pedra, algumas escorregadias (por isso é importante caminhar com cuidado). Apesar dessa característica, muitas famílias visitam a Cachoeira Ipiranguinha com crianças — só não tire os olhos dos pequenos, ok? Localizada em uma propriedade particular, o gasto que você vai ter para conhecer essa beleza natural é o de R$ 10 por veículo estacionado.

Encontre aqui sua hospedagem em Ubatuba
Alugue um carro online para fazer esse roteiro em Ubatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.